WirelessBRASIL

   

BlocoTecnologia

2010 - SMALL CELLS / FEMTOCELLS

 
Small Cells
Página inicial


Portal Teleco
Tutorial:

[12/01/09]   O que é Femtocell?  - por Eduardo Tude


Small Cell Forum


WirelessBrasil

BLOCO Tecnologia

 

 

 


Relação de artigos e notícias
(As transcrições estão mais abaixo)


Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]  Positivo, Gradiente e Semp Toshiba firmam acordo com Qualcomm

Leia na Fonte: Convergência Digital
[22/08/10]  Gradiente, Semp Toshiba e Positivo licenciam tecnologia Qualcomm - por Ana Paula Lobo

Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]  "Antena femtocell custará menos que handset", diz CEO da Qualcomm - por Fernando Paiva

Fonte: e-Thesis
[16/02/10]  Femtocell dá sinais de maturidade - por Informa Telecom & Media

2010
Artigos do Thesis que contêm a palavra "Femtocell" (via campo de busca) - Ler na Fonte!

Mu... Mu... Mudanças
(Tecnologia/Artigos)
...ntre no núcleo do pacote e também concentre o investimento em tecnologias de rádio como femtocell e Wi-Fi". Cuidadosamente redigido, não há dúvida sobr...
14-Mar-2010
...aquisição da Scientific Atlanta, de roteadores Wi-Fi, de gateways residenciais da Linksys e de femtocells, através de sua parceria com a Ip.Access. Muitos estão ansiosos po...
09-Mar-2010
...tarent, no núcleo de pacotes. Assim, suas atividades de acesso à rede passam a se restringir a femtocells e pontos de acesso Wi-Fi. A empresa afirmou que na época da compra d...
08-Mar-2010
...e, Convergys, Telcordia), fornecedores de backhaul móvel (RAD, Cambridge) e, claro, com os vendors de femtocell (Airvana) e especialistas como Allot. Houve, ainda, "o elefante na sala de e...
25-Fev-2010

A voz assume um lugar central
(Global/Mobile World Congress)
...s móveis ocorre sobre Wi-Fi. Não temos ainda como quantificar o impacto dos volumes futuros de femtocell, mas deverá certamente ser de coexistência e descartamos toda discus...
17-Fev-2010
...o de tráfego, incluindo upgrades de backhaul e várias técnicas de descarregamento, como femtocells e Wi-Fi. A pesquisa revelou que 85% das operadoras de WiMAX oferecem uso ilimita...
16-Fev-2010

3GPP Releases 9, 10 e além
(Tecnologia/White-paper)
...issão para a LTE. Outros avanços no Release 9 incluem suporte para Home NodeB/eNodeB (ou seja, femtocells), Self-Organizing/Self-Optimizing Networks (SON) e a evolução da a...
05-Fev-2010
..., é mais do que espectro De acordo com Gurdenli, daT-Mobile, precisa-se de uma nova arquitetura. As femtocells foram muito mencionadas no evento, que, coincidentemente, ocorreu na mesma seman...
31-Jan-2010
 

Transcrições



Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]   Positivo, Gradiente e Semp Toshiba firmam acordo com Qualcomm

Além da CCE, mais três fabricantes de dispositivos móveis brasileiros firmaram com a Qualcomm acordos de licenciamento de uso de patentes de 3G e 4G: Gradiente, Positivo e Semp Toshiba. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 22, durante o IQ 2012, evento organizado pela fabricantes de chips em São Paulo.

A Gradiente pretende produzir smartphones não apenas para o mercado brasileiro, mas para a exportação para o Mercosul. A CCE, por sua vez, mira a América Latina inteira. O diretor de operações da Semp Toshiba, Alcides de Mello Jr, informou que sua linha de produção em Manaus está pronta para começar a fabricar aparelhos Android, aguardando apenas a inclusão oficial dos smartphones na Lei do Bem. Além das licenças, a Semp Toshiba espera contar com apoio da Qualcomm no desenho de futuros terminais, tal como acontecerá com a CCE em tablets.
Da Redação

-----------------------------------

Leia na Fonte: Convergência Digital
[22/08/10]   Gradiente, Semp Toshiba e Positivo licenciam tecnologia Qualcomm - por Ana Paula Lobo

Gradiente, Semp Toshiba e Positivo aproveitaram anunciam o Innovation Qualcomm 2012, que acontece na capital paulista nesta quarta-feira, 22/08, a produção de smartphones e tablets com processadores Snapdragon e tecnologia licenciada pela Qualcomm. A Semp Toshiba vai trazer, num primeiro momento, smartphones importados. Fica à espera da desoneração para iniciar a produção local.

"Vamos trazer um primeiro lote de smartphones importados para começar a vender em setembro. Vamos negociar com as operadoras e com o varejo e, nesse primeiro momento, não vamos ficar com o mercado de entrada", afirmou Alcides de Melo Junior, da Semp Toshiba.

A Gradiente também vai usar a tecnologia Qualcomm para produção de tablets, em especial o processador Snapdragon. A produção será na fábrica de Manaus. "Temos especial atenção a esse mercado e queremos uma fatia nos tablets", disse Fábio Vianna. A Positivo usará o chip da Qualcomm para a fabricação de tablets.

Para Cristiano Amon, vice-presidente sênior da unidade de semicondutores, o momento brasileiro é único porque há uma forte tendência da migração dos terminais 2G para os 3G. E mais: o 4G bate à porta. "Ter terminais com melhor qualidade impulsiona o assinante a consumir dados", destacou.

Para o presidente da Qualcomm Brasil, Rafael Steinhauser, os acordos de licenciamento são uma contribuição da companhia para o Brasil retomar um lugar perdido no cenário da telefonia móvel: o de produtor de celulares para a exportação. "Com os terminais 3G/4G produzidos localmente, o país terá como recuperar os mercados latino-americanos. Passa a ser, de novo, um pólo de exportação", afirmou.

Presente ao evento, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reafirmou que o decreto do Regime Especial de Banda Larga está para ser assinado pela presidenta Dilma Rousseff. Sem querer dar prazos, disse que a desoneração está muito próxima de ser realidade. "A MP 563 foi recém-aprovada, mas houve um erro de digitação nela. A Casa Civil está já trabalhando", disse.

"Temos que aumentar o consumo de smarpthones no país. Hoje eles são apenas 25% da base. E de cinco smarpthones vendidos, um é produzido localmente. A indústria local tem um papel na economia", afirmou. E o decreto de desoneração é fator crucial. Tanto que a Semp Toshiba deixou claro que está à espera dos benefícios fiscais para iniciar a produção local. "Já temos toda a estrutura na fábrica de Manaus, mas queremos esperar o mercado e, claro, os benefícios para a manufatura", declarou Alcides de Melo Junior.

-------------------------------------------

Leia na Fonte: Teletime
[22/08/10]   "Antena femtocell custará menos que handset", diz CEO da Qualcomm - por Fernando Paiva

A Qualcomm aposta que as operadoras móveis no futuro adotarão redes híbridas, que incluam antenas de largo alcance, formando as chamadas macrocélulas, e antenas de pequeno porte, com a tecnologia "femtocell", estas localizadas geralmente em ambientes fechados. A mensagem ficou clara durante a palestra do CEO da Qualcomm, Paul Jacobs, durante o IQ 2012, evento organizado pela empresa nesta quarta-feira, 22, em São Paulo.

Jacobs disse que no futuro as antenas femtocell custarão menos do que um handset. Entre seus slides, apresentou a imagem de um chipset da Qualcomm para femtocell que é do tamanho de uma carta de baralho.

O executivo falou também sobre a diferença entre uma rede femtocell e o uso de Wi-Fi, que, na prática, também cumpre essa função de criar redes menores em ambientes fechados. Jacobs acredita mais no potencial da femtocell porque utiliza espectro licenciado, o que facilita o controle e o gerenciamento da rede pelas operadoras móveis, com garantia de qualidade do serviço.

No entender do presidente da Qualcomm, as antenas de pequeno porte serão essenciais para complementar a cobertura das teles e suportar o forte crescimento do tráfego de dados móveis. No Brasil, isso é particularmente necessário em razão da migração da base de terminais de 2G para 3G. A previsão da Qualcomm é de que a base de celulares 3G aumentará 180% entre 2012 e 2016, passando de 61 milhões para 170 milhões. Jacobs ressaltou que smartphones consomem 35 vezes mais dados que um feature phone comum.

Mundo

A previsão da Strategy Analytics é de que o tráfego mundial de dados em dispositivos móveis aumentará de 10 a 12 vezes entre 2010 e 2015. "Mas a operadora japonesa DoCoMo fala em crescimento de 1 mil vezes. Precisamos nos preparar", comentou Jacobs.

-----------------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[16/02/10]  Femtocell dá sinais de maturidade - por Informa Telecom & Media

A tecnologia de femtocell experimenta os primeiros sinais de maturidade, com várias operadoras em vias de implantar esta tecnologia que utiliza uma variedade de modelos de negócios. De acordo com relatório do Informa Telecoms & Media divulgado durante o MWC2010, em Barcelona, atualmente existem 12 autorizações de serviços em femtocell, incluindo nove lançamentos comerciais e diversos estudos em andamento, enquanto testes completos avançam para planos de implantação junto a várias operadoras móveis. Este cenário contrasta com os oito compromissos de serviços com femtocell e os seis lançamentos comerciais reportados em novembro de 2009.

O Informa T&M estima que o mercado de femtocell experimente crescimento significativo ao longo dos próximos anos, chegando perto de 49 milhões de pontos de acesso (FAP) no mercado global, em 2014, e com 114 milhões de usuários móveis com acesso a redes móveis através femtocells no período. Um crescimento saudável é esperado durante todo o período das previsões, quando as vendas de femtocell devem atingir, sozinhas, 25 milhões de unidades.

"O mercado de femtocell passa por rápido crescimento em todo o mundo, com a Ásia, América do Norte e Europa já com múltiplas implementações. A demanda global das operadoras por femtocells é incontestável. A razão para isso é simples - as femtocells permitem às operadoras oferecer cobertura a nível interno, criando melhor experiência de usuário - o quê não seria economicamente viável com atualizações de rede tradicionais", disse Dimitris Mavrakis, analista sênior do Informa Telecoms & Media.

Como resultado do crescente compromisso das operadoras com a tecnologia, todos os fornecedores de equipamentos classe 1 estão empenhados em apoiar padrões abertos e trabalhando ativamente na integração de gateways femtocell em suas soluções. Esta é uma prova clara do potencial de percepção do mercado. Houve também avanços na área marcos regulatórios no mundo inteiro. Exemplos notáveis incluem a flexibilização das normas para instalações de femtocell no Japão e o suporte para femtocells para apoiar a capacidade de banda larga móvel pelo presidente da FCC, Julius Genachowski, nos EUA.

A expansão da indústria de femtocell se reflete no número crescente de membros do Femto Forum, associação da indústria de femtocell, que agora congrega 82 fornecedores e 55 operadoras de telefonia móvel, que representam 1,4 bilhão de assinantes móveis no mundo inteiro, através de múltiplas tecnologias sem fio (WiMAX, UMTS e CDMA) e 27% do total de assinantes móveis no mundo inteiro.

No quarto trimestre do ano passado, a operadora francesa SFR, a portuguesa Optimus e a chinesa China Unicom lançaram comercialmente serviços com femtocell. A KDDI, que fornece serviços gratuitos no Japão e na França também está comprometida com a tecnologia. Além disso, a Vodafone relançou a sua oferta femtocell sob a "Sure Signal" que tem obtido sucesso considerável no Reino Unido. Para estar à frente nos serviços com femtocell no mercado europeu, a Vodafone rebatizou o serviço para apresentar uma proposta mais clara para os usuários finais, eliminando deadspots da cobertura indoor para ganhar diferencial de qualidade.