WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Telebrás e PNBL
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Computerworld
[07/12/12]  Telebras estende rede do PNBL para 9 estados do Nordeste

*Com informações da Agência MCTI

Trechos vão beneficiar 51 municípios e cerca de 20 milhões de pessoas com o programa de internet popular.

A Telebras ativou 4,6 mil quilômetros da rede de telecomunicações de fibras ópticas interligando mais de nove estados da região Nordeste a Brasília para levar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) aos habitantes dessa área e atender as necessidades de infraestrutura para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Os 4,6 mil quilômetros foram divididos em dois trechos que levarão de imediato internet de alta velocidade a preços baixos a cerca de 20 milhões de moradores de 51 cidades e três regiões metropolitanas, por meio de provedores regionais interessados em participar do PNBL.

O primeiro trecho interligará diretamente Brasília (DF), Palmas (TO), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral e Fortaleza e região metropolitana, no Ceará.

De Fortaleza sai o segundo trecho, passando por todo o litoral nordestino: Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte; João Pessoa e Campina Grande, em Alagoas; Recife e região metropolitana, em Pernambuco; Aracaju, em Sergipe e Salvador e região metropolitana, na Bahia.

Com essa ativação, a rede de banda larga da empresa chega a 21 estados brasileiros, estando apta a atender a mais de 600 municípios por meio dos provedores. A estimativa é chegar a 1,5 mil municípios até o final de 2013.

Para o presidente da empresa, Caio Bonilha, esse é um momento de comemoração, pois muitas dificuldades foram vencidas, como a falta de terrenos adequados à implantação de infraestrutura, licenciamento e disponibilidade de energia elétrica.

“Estamos há um ano trabalhando para viabilizar esse grande trecho, que, como em toda a rede da Telebras, já está preparado para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps ao mesmo valor de hoje para 1 Mbps”, afirmou.

A nova velocidade de 2 Mbps pelo mesmo valor de 35 reais, já considerado o ICMS, foi determinada pela presidente Dilma Rousseff para meados de 2013.

*Com informações da Agência MCTI