WirelessBrasil    -    Bloco TECNOLOGIA
Telebrás e PNBL
Artigos e Notícias

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Computerworld
[03/05/12]  Gecopa destina R$ 371 milhões para redes de telecom

Rercursos serão repassados para a Telebrás e Anatel atenderem exigências da Fifa para modernização da infraestrutura que vai suportar a Copa do Mundo.

O Grupo Executivo da Copa do Mundo de 2014 (Gecopa) publicou resolução, que destina 371 milhões de reais para Telebrás e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) investirem na modernização da infraestrutura e serviços de telecomunicações que serão utilizados para dar suporte ao evento. Os recursos do governo federal buscam o cumprimento da garantia governamental assinada junto à Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

A Telebrás receberá o valor estimado de 200,17 milhões de reais para implantar até o fim de 2013, nas cidades-sede da Copa, redes de fibra óptica que serão ligadas à sua rede nacional, construída para o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A estatal também será responsável pela implantação de links de satélite nas estruturas chave do evento e ligação via rádio nos campos-base das seleções.

O uso das redes de fibra óptica durante o evento, pela Fifa ou por empresa por ela contratada, deverá ser remunerado à Telebrás. Depois da Copa de 2014, essas redes continuarão sendo da estatal, que vai utilizá-las no PNBL e para transportar serviços de outras operadoras.

Já para a Anatel está prevista a destinação de 171,05 milhões de reais para a fiscalização e monitoração de equipamentos e radiofrequência, gestão do uso do espectro e segurança de infraestruturas críticas de telecomunicações.

O planejamento inclui, para cada cidade-sede, estações de radiomonitoragem em estádios e aeroportos, além de equipamentos para testes de qualidade dos serviços móveis. A agência ainda tomará medidas regulatórias, como a emissão de licenças de uso temporário do espectro.
*Com informações da Agência Minicom