WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Coluna Circuito de Cristina de Luca
[01/08/09]  E o Lula ainda não desistiu da Eletronet... - Cristina de Luca

Ontem, durante a entrega de computadores para o programa Educação Digital, em Piraí, o presidente Lula voltou a tocar no assunto Eletronet no contexto de disponibilidade de banda larga para escolas

Nós vamos chegar, até o final do ano que vem, com 55 mil escolas públicas, todas ligadas à internet banda larga. Nós ainda não encontramos um jeito de fazer com que a gente atenda todas as escolas rurais. Nós não conseguimos ainda, porque a tecnologia ainda não chegou no campo. Nós vamos ter que encontrar um jeito de fazer chegar. O pessoal da Telefónica disse que com o celular de quarta geração a gente pode chegar com a internet no campo. Mas nós vamos trabalhar para chegar.

Outra coisa importante é que nós... Eu dizia para o Sérgio: nós estamos brigando há cinco anos para tomar conta da Eletronet, que é uma empresa pública que foi privatizada, que faliu, e que nós estamos querendo pegar de volta. Está na Justiça há mais de cinco anos e a gente não consegue pegar uma coisa que é nossa, para a gente poder levar internet banda larga para onde a gente quiser. Ainda não conseguimos, e eu estou pedindo ajuda para o Sérgio Cabral – vou ver se ele conhece quem é o juiz que está com essa ação – porque não é possível que o governo tenha que pagar por uma coisa que é do governo. Não é possível que eu tenha que comprar aquilo que já é do povo brasileiro.

O curioso é que, também ontem, ao lançar o Fórum de Cultura Digital, o Ministro Juca Ferreira ao se preocupar em dizer que, no âmbito do governo federal, sua pasta não está só no dever de casa de aproximar a Internet do poder público, tocou de forma hermética no assunto banda larga nas escolas.

"O Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação também estão trabalhando duro", disse, lembrando ainda que o próprio governo continua com o firme propósito de levar banda larga à todas as escolas do país. mas precisa antes resolver um problema jurídico que atrapalhou o caminho encontrado para isso. Estaria se referindo à Eletronet ou à liberação de espectro? 9