WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[05/10/09]  Temendo nova punição da CVM, Telebrás pede suspensão de venda de ações na Bovespa - por Ana Paula Lobo

Como já foi advertido formalmente pelo órgão regulador financeiro, o presidente e diretor de Relações com Investidores da Telebras, Jorge Motta e Silva, solicitou formalmente que as ações da companhia deixem de ser vendidas na Bolsa de Valores de São Paulo.

Nesta segunda-feira, 05/10, houve uma movimentação atípica e uma valorização de 7,46%, em função da realização de uma reunião do Comitê do Plano de Banda Larga, em Brasília.

Na semana passada, mais uma vez, a Telebrás voltou a ser alvo de comentários dentro e fora do Poder Executivo. O Secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, confirmou que é, sim, projeto do governo utilizar a companhia como gestora dos ativos de telecomunicações.

Nesta segunda-feira, 05/10, o mercado reagiu e houve movimentação atípica nas ações da empresa - oficialmente em processo de extinção. Como no último dia 15 de setembro, Jorge Motta Silva, recebeu uma advertência do Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários - também em função de movimentação atípica de ações no dia 09 de abril de 2008 - o executivo - que se for penalizado mais uma vez, pode sofrer sanção mais rigorosa, decidiu encaminhar o ofício solicitando a suspensão da negociação das ações.

Rogério Santanna, que participou da reunião do Comitê de Banda Larga, disse acreditar que 'a decisão da Telebrás está ligada ao fato de haver o interesse de evitar ações especulativas do mercado, uma vez que o Plano Nacional ainda está sendo desenhado", declarou.

Leia abaixo, a íntegra do comunicado da Telebrás:

À
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM
Rua Sete de Setembro,111/2º Andar – Centro
CEP: 20050-901 - Rio de Janeiro

ELIZABETH LOPEZ RIOS MACHADO
Superintendente de Relações com Empresas

WALDIR DE JESUS NOBRE
Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários

À BOVESPA
NELSON BARROSO ORTEGA
Gerencia de Acompanhamento de Empresas
Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA
São Paulo - SP

Senhores Dirigentes.

Considerando o aumento atípico na cotação das ações de emissão da TELEBRÁS – TELB 3, TELB 4 e TELB 9 -, respectivamente, 10,44%, 45,00% e 15,51%, às 15h20m51s, solicitamos a suspensão, ainda hoje, do Pregão, tendo em vista a caracterização de forte especulação, sem que a TELEBRÁS, por intermédio de sua Direção, tenha tomado conhecimento de qualquer Fato Relevante que justifique tais oscilações.

Por oportuno, estamos informando, nesta data, ao Senhor Ministro das Comunicações, na qualidade de representante do acionista majoritário (UNIÃO), os termos deste comunicado.

No aguardo das diligências pertinentes, ficamos na expectativa do atendimento.

Atenciosamente,

Jorge da Motta e Silva
Presidente e Diretor de Relações com Investidores.