WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[14/10/09]  Pacto privado pela banda larga passa pelo compartilhamento de rede - por Ana Paula Lobo

Ao participarem do Futurecom 2009, nesta quarta-feira, 14/10, na capital paulista, os presidentes da TIM, Luca Lucciani, e o presidente da Claro, João Cox, enfatizaram que qualquer iniciativa voltada para a massificação da banda larga no Brasil com a participação das teles terá de passar por um acerto na última milha, no que o executivo da TIM classificou como monopólio natural das fixas. Cox, da Claro, propôs uma reflexão sobre o melhor modelo a ser implantado no país - numa referência ao binômio investimento x tempo.

O tom dos executivos foi relevante porque a discussão da banda larga passa pela necessidade de levar a infraestrutura de acesso para localidades do interior, onde a rentabilidade econômica é baixa. Lucciani e Cox deixaram patente que é necessário, sim, que haja o unbundling (compartilhamento da última milha) e também a boa vontade de firmar um consórcio para construir redes em áreas, hoje, não atendidas.

"Se nós, operadoras, fornecedores, consumidores e governo, queremos de fato trabalhar juntos por um projeto nacional de banda larga, temos que pensar, sim, na rentabilidade do capital. Não vejo por que haver duplicação de investimentos", afirmou o presidente da TIM, referindo-se ao acesso de última milha.