WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Tele.Síntese
[12/04/10]  Declaração da Casa Civil provoca nova valorização das ações da Telebrás - por Lúcia Berbert

A confirmação da participação da Telebrás no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), feita hoje por uma alta autoridade da Casa Civil, repercutiu na bolsa. As ações da estatal tiveram alta de mais de 10%. Segundo a fonte, a intenção do governo é que um ente estatal seja responsável pela gestão do backbone, composto pela rede de fibras ópticas das empresas do governo, enquanto o backhaul, como são chamadas as ramificações do sistema, seja dividido entre as empresas privadas.

Na sexta-feira passada, os ministros Erenice Guerra (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento) se reuniram com o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, que apresentou proposta de participação no plano. A operadora, que atua em todas as regiões do país, quer desoneração fiscal e uso do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), mesmas reivindicações apresentadas ao Ministério das Comunicações e que foram desconsideradas pelo Planalto. Agora, o governo mudou de posição e já admite a participação das grandes operadoras, além dos pequenos provedores.

Nova reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros envolvidos na elaboração do PNBL está marcada para acontecer ainda esta semana. Questões de financiamento do plano e a definição sobre a empresa gestora são o principal foco do novo encontro.