WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Teletime
[01/12/10]  Telebrás adia análise de propostas para oferta de rádio enlace digital - por Mariana Mazza

A última tomada de preços realizada pela Telebrás em 2010 atraiu o maior número de competidores e também deverá resultar no maior desembolso da estatal para a compra de equipamentos. O alvo da disputa iniciada nesta quarta-feira, 1º de dezembro, foi a posição de fornecedora dos equipamentos de rádio enlace digital e a infraestrutura de torres para a composição do chamado backhaul do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A intensa disputa fez com que o pregoeiro da estatal decidisse adiar para essa quinta-feira, 2, às 10h a retomada do pregão, quando será feita a análise das propostas.

O leilão atraiu nada menos do que 17 competidores, divididos em dois grupos: fornecedores de rádio e fornecedores de torres. A Telebrás também subdividiu o leilão em quatro regiões. Com isso, os lances foram distribuídos em oito grupos: um de rádio e um de torre para cada uma das quatro regiões. Sete empresas disputaram os grupos de rádio e outras 10, os grupos de torre.

As empresas fizeram lances durante nove horas consecutivas fazendo com que esse pregão também seja o mais longo de todos os realizados pela Telebrás. Muitas empresas que participaram da disputa possuem Processo Produtivo Básico (PPB) ou desenvolvimento tecnológico no Brasil, tornando incerto quem será o vencedor de cada um dos grupos negociados. Mas apenas nesta quinta o pregoeiro deverá confirmar se as empresas, de fato, possuem a documentação que lhes dá o direito de preferência previsto na medida provisória 495/2010.

Mesmo sem conclusão, a Telebrás já pode comemorar ao menos um aspecto positivo da vasta disputa pelo fornecimento do sistema de rádio enlace. No momento, os valores das melhores propostas por cada grupo estão abaixo do estimado pelo mercado para os gastos da estatal com esse pedaço da rede. Enquanto a estimativa das empresas é que o pregão custaria à Telebrás mais de R$ 1 bilhão, as ofertas somadas totalizam um custo final de R$ 663,340 milhões. Ainda assim, este será o leilão mais significativo em termos financeiros realizado pela Telebrás desde sua revitalização. Veja abaixo as empresas que participaram hoje da disputa.

Grupos para fornecimento de rádio:
* Ericsson
* SIAE Microelettronica
* Huawei
* WNI
* ZTE
* Digitel
* BSB Consultoria

Grupos para fornecimento de torres
* Networker
* Flexipar
* C.A.W. Projetos
* Everest
* Clemar
* Esmero
* Bimetal
* Zopone
* Brasilsat
* Mavi