WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Blog de Luís Minoru Shibata
[25/02/10]  PNBL, Telebrás e Eletronet - por Luís Minoru Shibata

Luís Minoru Shibata é diretor de consultoria da PromonLogicalis. Antes, o executivo atuou como diretor executivo e membro do board da Ipsos no Brasil e foi managing director para a América Latina do Yankee Group, onde trabalhou por 7 anos. Este é um blog pessoal e as opiniões aqui descritas não são necessariamente a visão da PromonLogicalis. Se você quiser um contato profissional com a PromonLogicalis, escreva para: luis.minoru@br.promonlogicalis.com.

Antes de mais nada é preciso lembrar que PNBL, Telebrás e Eletronet são coisas totalmente independentes. Uma coisa não precisa necessariamente estar ligada a outra, assim como é atualmente.

Uma coisa é o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Outra coisa é reativar a Telebrás, para ser utilizada como operadora que faz a oferta de banda larga. E a Eletronet é a empresa que detém uma rede de aproximadamente 16.000 km de fibras ópticas.

Criar um PNBL é o que diversos governos ao redor do mundo estão fazendo. Teria certamente grande valor para a sociedade Brasileira, pois atua na inclusão digital e consequente inclusão social da população menos favorecida. Dada a dispersão geográfica, é natural imaginar que nas regiões remotas a tecnologia sem fio sirva como rede de acesso, mas sem dúvida a dificuldade hoje é chegar com rede de longa-distância de alta capacidade (fibras ópticas) até essas localidades.
O maior questionamento e que está causando muita confusão e tanta discussão, é como o PNBL está sendo arquitetado pelo governo.

Algumas das alternativas possíveis do PNBL no Brasil sendo divulgadas na mídia:

• Oferta dos serviços de atacado e varejo pela Telebrás
• Oferta dos serviços utilizando a rede da Eletronet
• Oferta dos serviços em caráter público-privado, com a participação das operadoras atuantes no mercado
• Oferta dos serviços pelas operadoras atuantes no mercado com incentivo do governo

Aparentemente o governo tem mostrado simpatia por utilizar o tema PNBL para ressuscitar a Telebrás, que ofereceria serviços de atacado e varejo, utilizando da rede de fibra óptica da Eletronet para competir com as operadoras já atuantes no mercado.

Considerando que estamos num ano de eleições presidenciais, aumentam as margens para as mais variadas interpretações. Não resta dúvidas que PNBL é importante para o país. E com isso, certamente existe um interesse muito grande da propriedade sobre o tema, já que pode soar simpático na arrecadação de votos. Isso o governo atual já está conseguindo para em alguns anos afirmar “Nunca antes na história desse país... “
A seguir cenas dos próximos capítulos...