WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[30/09/10]  "Telebrás inicia processo de consulta pública de três Termos de Referência e estabelece conceito técnico do backhaul" - por Mariana Mazza

A Telebrás divulgou nesta quinta-feira, 30, três termos de referência que balizarão a compra dos equipamentos para a construção da rede pública de telecomunicações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Uma grande inovação presente nos termos é o estabelecimento de uma definição técnica para o backhaul. Desde que o termo surgiu na regulamentação do setor de telecomunicações brasileiro, com o decreto presidencial de 2008 que incluiu a expansão dessa rede como meta de universalização, as autoridades do setor jamais fixaram um parâmetro mínino sobre quais equipamentos compõem o famoso backhaul.

A Telebrás, então, fez sua interpretação do que pretende comprar para construir essa infraestrutura. Pela definição da estatal, o backhaul "realiza a distribuição da capacidade de trânsito de dados aos municípios vizinhos ao backbone" e "poderá ser de dois tipos: rádio enlace, usando rádios ponto-a-ponto de alta velocidade, ou óptica em anéis metropolitanos para atendimento a grandes cidades e capitais".

O conceito técnico estabelecido pela estatal, como se pode notar, não discrimina claramente qual será o parâmetro para que se considere um link "de alta velocidade". Ainda assim, a descrição é um avanço em comparação com a definição pré-estabelecida no decreto nº 6.424/2008, onde o backhaul é descrito apenas como a "infraestrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora".

-----------------------------------

Fonte: Teletime
[30/09/10]  Telebrás divulga termos de referência para montagem da rede IP

A Telebrás iniciou nesta quinta-feira, 30, processo de consulta pública de três Termos de Referência que servirão como base para o processo de compra dos equipamentos para a montagem da rede IP da estatal. Os documentos dão início oficialmente ao mais aguardado processo de compras desde que o governo federal resolveu revitalizar a estatal e dar início ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Os três processos de compra - que serão realizados pela modalidade "Tomada de Preço" - são essenciais para que a Telebrás possa cumprir sua primeira meta dentro da nova política pública de telecomunicações: conectar 100 cidades com a rede estatal de banda larga.

O processo de compra foi dividido em três partes, com editais separados para a aquisição dos equipamentos para o core da rede; a borda e acesso IP; e soluções auxiliares. No caso do core, o protocolo que deverá ser usado é o IP/MPLS. A pretensão da Telebrás é que, uma vez escolhido o comprador no futuro edital, os equipamentos sejam entregues em, no máximo, 30 dias, tendo a contratada mais um mês para instalação. Caso o cronograma corra sem sustos, a Telebrás poderá iniciar sua oferta de serviços no limite do prazo projetado pelo governo, no último mês deste ano.

O prazo máximo sugerido pela estatal para que toda a rede esteja montada e pronta para uso, incluindo a execução de um roadmap de soluções específicas exigidas pela Telebrás, varia entre junho de 2011 e dezembro de 2011. Nesta segunda fase de implantação da rede são exigidos, por exemplo, a implantação de planos de redundância e robustez da rede. Os três termos ficarão abertos à contribuições dos interessados até 14 de outubro.