WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[02/01/11]  Cezar Alvarez vai para a Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações  - por Luiz Queiroz (mas "Dilma queria André Barbosa")

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou neste domingo (02/01) a nomeação do ex-coordenador de Inclusão Digital do Governo Lula - Cezar Alvarez - para a Secretaria-Executiva do órgão. A informação foi repassada pelo próprio ministro no Twitter ao Blog Capital Digital.

A decisão deverá desagradar as empresas de telefonia, que identificaram Alvarez como o principal adversário político a ser combatido no Governo Dilma Rousseff, na tentativa de esvaziar o ímpeto da implantação do Plano Nacional de Banda Larga. Mas também deixará seqüelas políticas internas no goveerno, uma dor de cabeça a ser administrada pelo ministro Paulo Bernardo. Alvarez colheu dentro e fora do Governo Lula inimigos poderosos, que não vão se acomodar diante do novo quadro político do Ministério das Comunicações.

PNBL e contratos

As teles não perdoam Cezar Alvarez, pelo fato dele ter interferido diretamente na Anatel nos últimos meses e obrigado a agência reguladora a colocar a banda larga como serviço público, sob o regime privado, na revisão dos contratos de concessão. Assunto que travou e ficou para o dia 2 de maio, depois que as empresas partiram para o Judiciário contra o novo marco legal que estava sendo criado pelo Governo Lula.

Nas últimas semanas Alvarez foi duramente combatido dentro do Palácio do Planalto por executivos das empresas de telefonia, na tentativa de evitar a nomeação dele para a Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações. A estratégia quase deu certo, mas não por conta dessas tratativas políticas.

Dilma queria André Barbosa

Na realidade, Alvarez não iria para o cargo porque a presidenta Dilma Rousseff já havia prometido a função para o seu fiel assessor especial André Barbosa. Que sempre manteve um bom relacionamento com Dilma enquanto ela comandou a Casa Civil.Também seria uma recompensa pelo fato de que André Barbosa foi exitoso na tarefa de articular junto aos países vizinhos a adesão deles ao sistema nipo-brasileiro de TV Digital (ISDB-T).

Fator Lula

Porém, um outro fator político de última hora pesou na decisão da presidenta Dilma, que terminou obrigada a engolir aindicação de Alvarez. Isso ocorreu depois que o presidente Lula entrou no circuito para pedir mais uma vaga no governo, desta vez, em favor de seu fiel assessor e até então, Coordenador de Inclusão Digital do Governo sem contar que Cezar era o responsável pela agenda diária do presidente. Enquanto Lula não atuou em seu favor, Alvarez estava sem cargo definido no futuro governo.

O clima político não ficou bom. A presidenta, contrariada, deverá manter o atual quadro até o dia em que fará uma nova reforma ministerial. Quando o governo terá, enfim, o seu perfil. Neste sábado, 01/01, durante a solenidade de transmissão do cargo no Palácio do Planalto ficou evidenciado o distanciamento de Alvarez com a nova "inquilina" do Palácio do Planalto. Enquanto Dilma recebia os cumprimentos, Cesar Alvarez estava no hangar da FAB se despedindo do ex-presidente Lula. Um sinal claro de que ele preferiu não estar diante da presidenta neste momento, enquanto a situação política não lhe é favorável.

A desculpa oficial que se dará ao caso é a de que Cesar Alvarez foi levar Lula até o hangar da FAB como representante de Gilberto Carvalho, novo Secretário-Geral da Presidência, que ficou para acompanhar os cumprimentos à nova presidenta. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, preferiu deixar a briga circunscrita à cúpula do PT e aguardou a conclusão para poder anunciar o nome. Sabe que começou com esta dificuldade a sua gestão. Mas como político habilidoso que é, certamente poderá contribuir mais à frente para desopilar o mau humor da presidenta com um integrante da sua equipe ministerial.