WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Teletime
[02/06/11]  Furnas levará PNBL ao sul, sudeste, nordeste e centro-oeste do País

O sistema Eletrobrás Furnas anunciou nesta quinta-feira, 2, que disponibilizará 3,5 mil km de cabos ópticos para o anel Sudeste do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
O projeto foi dividido em duas etapas:
- na primeira, os cabos OPGW (cabos para-raio com fibras ópticas), atenderão 793 municípios em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
- Em uma segunda fase, está prevista a participação de Furnas nos anéis que atenderão às regiões Sul e Nordeste.

Além disso, serão aproveitados os gasodutos da Petrobras na região para a implantação de mais cabos ópticos.

Três estações de telecomunicações de Furnas, Mimoso (Goiás), Palmeirópolis e Nova Rosalândia (Tocantins), além da subestação Gurupi, no mesmo estado, estão sendo adaptadas para servir de canal de interligação do anel Sudeste-Nordeste.

A participação de Furnas no anel Sul se dará por meio das fibras óticas existentes nas linhas de transmissão de Itaipu, que liga Foz do Iguaçu à região Sudeste.

O gerente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações de Furnas, Paulo Cesar Bernardini, explica que a empresa também disponibilizou torres de seu sistema de telecomunicações para viabilizar a conexão, pela Telebrás, através de enlaces rádios, da rede de transmissão ótica aos municípios que serão atendidos pelo PNBL. “Esse é um projeto que tratamos com prioridade por conta da importância de seus resultados para o País, não só pela área social, de inclusão digital, mas também pela redução de custos que o novo sistema trará, beneficiando órgãos do governo com a nova tecnologia e barateando os gastos com aluguel de serviços das operadoras de telecomunicações”, explica.

PNBL

Até o fim de junho, Furnas concluirá o trabalho de adaptação de suas instalações para o primeiro trecho do PNBL a ser inaugurado, no circuito entre Brasília e Itumbiara, em Goiás. Atualmente, sete subestações da empresa passam por obras para atender ao PNBL. São elas: Brasília Geral e Samambaia, no Distrito Federal; Pirineus, Bandeirantes e Itumbiara, em Goiás, Porto Colômbia e Mascarenhas de Moraes, em Minas Gerais. Outras seis estão em fase final de aprovação do projeto e, em breve, terão as obras iniciadas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou, em 25 de maio, os contratos de cessão firmados entre a Telebrás e as empresas estatais do setor elétrico que participarão do projeto, com validade de 10 anos. Pelo aluguel da rede de fibra ótica instaladas nas linhas de transmissão, Furnas receberá uma remuneração com base na extensão e quantidade de fibras óticas disponibilizadas para a Telebrás. O objetivo não é gerar lucro para a empresa, prevendo apenas os gastos com custos de manutenção da rede do PNBL.
Da Redação