WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Tele.Síntese
[07/06/11]  PTTs locais democratizam troca de tráfego - por Lia Ribeiro

De acordo com o CGI, eles impedem a saída de tráfego local para os EUA, reduzindo custos.
Uma das tarefas importantes do Comitê Gestor da Internet para estimular a competição é o estabelecimentos dos PTTs, os pontos de troca de tráfego entre os diversos players. Já são 13 PTTs no Brasil que, de acordo com Demi Getschko, diretor do NIC.br, o braço executivo do CGI, cumprem o papel de estimular e fortalecer o tráfego local, reduzindo o fluxo de dados locais que vão até Miami, no Estados Unidos – PTT muito usado por grandes prestadores internacionais --, para depois voltar ao Brasil.

Segundo Getschko, a parte que cabe ao NIC.br na montagem e administração de um PTT é receber as fibras apagadas dos operadores participantes (privados e também entes públicos) instalar os equipamentos para ilumina-las. Os PTTs não são interligados entre si, mas nada impede que participantes de Um PTT do Rio de Janeiro, por exemplo, estabeleçam um canal para se comunicar com integrantes do PTT de São Paulo.

Dos 16 PTTs, o maior é o de São Paulo com a participação de 185 entidades autônomas (privadas, a maioria, e públicas), por onde trafegam 46 Gbps no pico. Proximamente vai ser inaugurado um PTT na região Norte, a mais carente, segundo Getschko, que participou dos debates do 26º Encontro Tele.Síntese, que se realiza em Brasília.