WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Insight - Laboratório de Ideias
[21/08/12]  Suspensão das postagens - por Leonardo Araújo ("Editorial do Blog) - ("Congelamento" do Blog Insight)

Prezados leitores,

Um dos mais importantes objetivos deste blog era o de colaborar para a reativação da Telebras e, consequentemente, para que o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL fosse planejado, organizado e executado por uma empresa genuinamente brasileira, de modo que os seus frutos fossem direcionados única e exclusivamente para os brasileiros.

A empresa foi reativada em maio de 2010. Hoje, tanto ela como o PNBL são uma realidade mais do que concreta no País. Em breve, seus cerca de 30 mil quilômetros de rede principal estarão completamente iluminados e em operação, contribuindo para levar banda larga barata para quatro mil municípios brasileiros.

Em breve, também, a Telebrás estará operando o único satélite geoestacionário brasileiro e dois novos cabos submarinos internacionais, gerenciando o core da rede de comunicações da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, fornecendo banda larga para a imensa gama de órgãos públicos, universidade e instituições escolares e de pesquisa, além de se constituir no operador nacional da TV Digital e na empresa-líder do grande Anel Ótico Sul-Americano.

A alta tecnologia de sua rede e equipamentos, que já inclui o IPV6, e o preço acessível que pratica, fará com que provedores e outras empresas privadas de telecomunicações passem a usar seus serviços paulatinamente, na medida em que for sendo conhecida e reconhecida como a mais promissora e confiável empresa brasileira de telecomunicações.

Assim, após dois anos e oito meses de pesquisas, análises e postagens diárias, acreditamos ter cumprido o objetivo a que nos propusemos, já que, a partir de agora, nossa modesta contribuição não parece ser mais necessária.

Resta-nos, pois, agradecer a todos quantos aqui estiveram nos visitando e lendo as postagens, com a esperança que elas tenham sido realmente úteis.

O blog não será terminado, mas apenas suspenso. Se não voltar à ativa novamente, pelo menos permanecerá como uma excepcional fonte de consulta histórica sobre o assunto.

Muito obrigado!