WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: InfoMoney
[23/08/12]  Cruzeiro do Sul "sustenta" alta da Telebras

SÃO PAULO - Desde meados do ano passado, o Banco Cruzeiro do Sul (CZRS4) vinha "sustentando" a cotação da Telebras (TELB3, TELB4) em uma tentativa de melhorar os resultados divulgado pelo banco, conforme matéria publicada no jornal Valor Econômico desta quinta-feira (23). O Cruzeiro do Sul, dono de 6% do total das ações ordinárias da Telebras, teve ganhos contábeis de R$ 105 milhões com investimento em papéis da companhia.

Segundo a notícia, a corretora do banco dominava a ponta de compra dos papéis da estatal nos dias que antecediam o fim dos trimestres - época de fechamento dos balanços. Por conta da baixíssima liquidez de TELB3 e TELB4, o preço das ações facilmente poderia ser jogado para cima com uma forte entrada de compradores. Com isso, o valor da participação acionária detida aumentava e melhorava os balanços trimestrais da instituição.

Nos últimos cinco dias dos meses de setembro e dezembro de 2011 e do mês de março deste ano, a corretora do Cruzeiro do Sul foi responsável por executar, respectivamente, 76%, 94% e 86% das ordens de compras de ações ordinárias da Telebras. Vale mencionar que, perto do fim do 4º trimestre do ano passado e também do 1º trimestre de 2012, os papéis TELB3 deram um salto de valorização sem que houvesse novas notícias relevantes sobre a empresa.

A matéria do Valor chama atenção ainda para a expressiva queda nas ações da Telebras desde que o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) interviu no Cruzeiro do Sul, quando a corretora ligada ao banco e o fundo Tamisa deixaram de atuar na ponta compradora. Do fim de junho até a semana passada, as ações ON da Telebras já haviam recuado 57%.