WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[18/01/12]  Projeto de cabos submarinos da Telebrás prevê parcerias com outras carriers

O posicionamento da Telebras como operadora de cabos submarinos será de parceria e cooperação com todas as empresas que já estão no mercado. "Esse é um setor de grandes investimentos, em que faz todo o sentido a cooperação entre os diferentes players", diz Paulo Kapp, gerente de tecnologia e inovação da estatal. Em reportagem da revista TELETIME número 150, de dezembro de 2011, uma declaração do executivo acabou sendo interpretada como uma denúncia de que haveria um cartel no mercado de cabos submarinos. Kapp diz que foi mal interpretato pela reportagem da revista e que não fez denúncia de cartel. "Ao contrário, nosso esforço é para manter a proximidade com os demais operadores, porque a nossa ideia é atuar como uma carrier-de-carrier", diz ele. Os objetivos da estatal com o projeto de cabo submarino são, primeiro, diminuir seus próprios custos operacionais. Conforme declarações do presidente da Telebras, Caio Bonilha, no final do ano passado, o objetivo da empresa é conseguir o preço do megabit na saída de Fortaleza em algo em torno de US$ 15, contra US$ 35 pagos em média atualmente. "E além de diminuir os nossos custos, queremos ter capacidade para oferecer a nossos parceiros e trocar com outras operadoras".

Ele explica também que o projeto do cabo submarino não se confundo com o esforço de integração das redes de telecomunicações dos países sul-americanos. "Esse esforço que está sendo coordenado pela Unasul é de interlização de redes para diminuição de custos de tráfego, mas a maior parte dessas redes já existem, são redes terrestres", pondera.

Kapp prefere não dar detalhes sobre como está o projeto de cabos submarino, mas informa que uma série de definições devem acontecer