WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Telebrás
[04/07/12]  Telebras e prefeitura de Fortaleza firmam acordo para construção de Centro de Dados internacional

Brasília – A Telebras e a prefeitura de Fortaleza assinaram um acordo hoje (04.07), na presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para iniciar o processo de construção do primeiro Centro de Dados internacional com energia limpa, eólica e solar, do país, em Fortaleza, onde também serão ancorados quatro dos cinco cabos ópticos submarinos, interligando Brasil, Estados Unidos, Europa, Mercosul e África Subsaariana.

Serão investidos aproximadamente R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, oportunizando a geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

O objetivo é baratear os custos de internet para os usuários de todo o país, ao diminuir o tráfego internacional de dados. A capital cearense é considerada um local estratégico devido à sua posição geográfica, distante cerca de 6.500 quilômetros dos principais centros de dados do Atlântico.

“O investimento que a Telebras está fazendo nesse Centro de Dados é fundamental para impulsionar o desenvolvimento do país, ao permitirmos uma conexão mais rápida e barata à população. Estamos nos tornando um dos grandes players na área de telecomunicações”, afirmou o presidente da empresa, Caio Bonilha.

O Centro está sendo projetado para utilizar as energias solar e eólica, de forma a reduzir custos que representam 45%.

Outro item em discussão durante a assinatura foi a doação de um terreno de nove mil metros quadrados pela prefeitura à Telebras para a instalação do Centro de Dados, no que recebeu o apoio da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.