WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[14/09/12]  Dono de 6% de ações da Telebras, Banco Cruzeiro do Sul entra em liquidação extrajudicial - por Lúcia Berbert

As ações foram compradas para melhorar o balanço do banco

Dono de 6% das ações ordinárias da Telebras, o Banco Cruzeiro do Sul teve decretada sua liquidação extrajudicial pelo Banco Central nesta sexta-feira (14), depois de fracassadas todas as tentativas de venda da instituição. As negociações com o Santander, último interessado, se estenderam até a noite de ontem, mas não tiveram um desfecho favorável.

O Banco Cruzeiro do Sul estava em Regime de Administração Especial Temporária (RAET) desde 4 de junho de 2012. A instituição financeira que detém em torno de 0,25% dos ativos do sistema bancário e 0,35% dos depósitos. O ato do BC atinge a controladora do Banco Cruzeiro do Sul, a Cruzeiro do Sul Holding Financeira S.A., e as empresas: Cruzeiro do Sul S.A Corretora de Valores e Mercadorias; Cruzeiro do Sul S.A. DTVM; e Cruzeiro do Sul S.A. Companhia Securitizadora de Créditos Financeiros, que também se encontravam submetidas ao RAET.

O Cruzeiro do Sul vinha "sustentando" as cotações da Telebras desde meados do ano passado, aparentemente numa tentativa de melhorar os resultados divulgados. A instituição teve ganhos contábeis de R$ 105 milhões com seu investimento nos papéis da estatal de telecomunicações entre junho do ano passado e março de 2012.

No período acumulado de julho a março, mesmo com o impacto positivo líquido de impostos de R$ 63 milhões das ações ON da Telebras, o banco ficou no zero a zero em termos de lucro. O ganho que apurou entre junho e dezembro foi consumido pelo prejuízo do primeiro trimestre. Sem o efeito positivo das ações da estatal, portanto, o banco teria acumulado prejuízo.

Desde a intervenção no Cruzeiro do Sul, quando a corretora ligada ao banco e o fundo Tamisa deixaram de atuar na ponta compradora dos papeis da Telebras, do fim de junho até a semana passada, a baixa das ações ON da estatal foi de 57%.(Da redação).