WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: O Globo - Origem: Valor
[18/09/12]  MP investiga formação de quadrilha no caso Cruzeiro do Sul - por Carolina Mandl

SÃO PAULO - O Ministério Público Federal de São Paulo informou que os ex-controladores do Cruzeiro do Sul, Luiz Felippe e Luis Octavio Indio da Costa, além de um ex-conselheiro e uma ex-diretora do banco (cujos nomes não foram revelados), estão sendo investigados por crime de formação de quadrilha.

“As investigações apontam que eles teriam se unido de maneira estável e estruturada para administrar o banco de maneira fraudulenta - o que caracterizaria o crime de formação de quadrilha. O grupo teria sido responsável por idealizar, decidir e coordenar a criação de resultados artificiais nas demonstrações financeiras da instituição”, disse o Ministério Público em nota enviada à imprensa.

Hoje pela manhã, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Luis Octavio, em São Paulo, e em uma empresa, no Rio de Janeiro, que pode ter sido usada para a ocultação de bens adquiridos ilicitamente. O nome da empresa não foi informado.

De acordo com o Ministério Público, as operações de fraude no banco resultaram em um lucro artificial que, por sua vez, gerou o pagamento indevido de R$ 90 milhões aos acionistas. “Desse total, R$ 63 milhões teriam sido destinados aos então controladores do banco”, afirmou o Ministério Público.

Procurado pela reportagem, Roberto Podval, advogados dos ex-controladores do banco, não comentou as afirmações do Ministério Público e da Polícia Federal. “Muito me espanta a divulgação de informações de um caso que corre sob segredo de Justiça”, disse.
(Carolina Mandl | Valor)