WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Info
[11/04/13]  Novo PNBL terá investimentos de R$ 125 bilhões

O governo deve estipular um prazo de dez anos para que as empresas façam os aportes. De acordo com Bernardo, para impulsionar essas aplicações, uma parte da construção das redes de longa distância de fibra óptica deve estar entre as obrigações das empresas que vencerem o leilão da faixa de 700 mega-hertz (MHz).

Ele disse que cerca de 3,2 mil cidades em todo o País possuem rede de longa distância, mas por volta de 2 mil ainda precisam dessa infraestrutura. "Temos conversado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o assunto e eles acham que é perfeitamente viável", disse.

Bernardo admitiu que também será imprescindível buscar alternativas em municípios distantes, como no interior da Amazônia, por exemplo. "Dificilmente, você vai fazer uma rede de fibra óptica até o município", declarou.

"Aí, vamos ter de ter alternativas, como satélite, e, em pequenas comunidades, pode ser mais viável fazer por rádio. Estamos combinando essas coisas para afinar o cálculo, mas a ideia é que tenha backhaul (porção de uma rede hierárquica de telecomunicações responsável por fazer a ligação entre o núcleo da rede, ou backbone, e as sub-redes periféricas) em todos os municípios."

Segundo o ministro das Comunicações, a previsão é que a faixa de 700 MHz seja leiloada no primeiro trimestre de 2014 e que o serviço de tecnologia 4G por esse espectro esteja disponível em 2015.

Até lá, o 4G será oferecido pela faixa de 2,5 giga-hertz (GHz), posta em leilão em 2012. Nas localidades que receberem a Copa das Confederações da Fifa 2013, o trabalho deve começar no dia 30 e, naquelas que sediarão a Copa do Mundo, em 31 de dezembro.