WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Folha do Sertão
[23/08/13]  Secretário Nacional de Telecomunicações (Maximiliano Martinhão) visitará a Paraíba para acompanhar projeto de Fibra Óptica no Estado

O secretário Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, chega nesta segunda-feira, 26, a João Pessoa, a convite da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), para acompanhar o Projeto Nacional de Fibra Óptica em domicílio. Na ocasião, será recebido pelo presidente da Anid, Percival Henriques, e também pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Na programação, Martinhão, que também é presidente do Conselho de Administração da Telebrás, visita a célula do projeto de fibra óptica instalada no bairro de Gramame, em residências do programa Minha Casa, Minha Vida. Em seguida, conhecerá o canteiro de obras da fábrica de fibras ópticas a ser instalada na cidade de Conde, no litoral paraibano. A programação encerra com a apresentação dos projetos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) apoiados pela Anid.

De acordo com o presidente da Anid, Percival Henriques, a implantação destes projetos de fibra óptica representam melhoria na qualidade de vida e ganho econômico ao estado. “A Paraíba não pode mais ficar atrasada. Hoje não se pode pensar em desenvolvimento sem conectividade, sem infraestrutura básica de comunicação. Estudos do Banco Mundial estimam que, quando uma cidade recebe infraestrutura de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), ela tem avanço em 10% de sua economia”, disse.

A interligação dos órgãos públicos, por exemplo, traz benefícios diretos e indiretos à população, é o que defende Percival. “Delegacias vão poder contar com sistemas mais robustos; os pacientes de um hospital do interior vão poder se consultar com um médico de uma grande cidade. São vários os benefícios. Isso não é ficção científica, é uma realidade possível, graças à estrutura básica fundamental para este cenário, que é a fibra óptica”.

A visita do Secretário Nacional de Telecomunicações a capital paraibana, chega num momento oportuno na inclusão digital promovida pela Anid, que recentemente propôs parceria com o governo estadual, através da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap) e da Secretaria de Interiorização do Estado, com vistas a instalação de fibra óptica nas residências disponibilizadas pelos programas habitacionais.“Aqui em João Pessoa, onde tiver ‘Minha Casa, Minha Vida’, eu tenho interesse em colocar internet. Além das casas, locais públicos como praças, por exemplo, pode dispor de internet subsidiada”, completou Percival.

Maximiliano Martinhão é Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí (MG) e foi, recentemente, eleito pela Telebrás como o novo presidente do Conselho de Administração da estatal. Desde 2005, ele é titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Dentre as diversas atribuições da pasta de Martinhão, na Secretaria de Telecomunicações, está as políticas para as telecomunicações que têm como objetivo atender ao cidadão, assegurando o acesso individualizado de todos, a pelo menos um serviço de telecomunicação e a modicidade das tarifas; garantir o acesso a todos à Rede Mundial de Computadores (Internet); o atendimento às necessidades das populações rurais; o estímulo ao desenvolvimento dos serviços de forma a aperfeiçoar e a ampliar o acesso, de toda a população, às telecomunicações, sob condições de tarifas e de preços justos e razoáveis; a garantia do atendimento adequado às necessidades dos cidadãos, relativas aos serviços de telecomunicações com garantia de qualidade e principalmente a organização do serviço de telecomunicações visando a inclusão social.