WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Telebras
[27/08/13]  Telebras e EPL assinam acordo para integrar estruturas de comunicação

A Telebras e a EPL – Empresa de Planejamento e Logística S.A assinaram nesta terça-feira (27/08) acordo de cooperação técnica visando promover o compartilhamento de infraestrutura de comunicação de alta velocidade e a ampliação da rede de fibra ótica brasileira, possibilitando a integração dos modais de transportes por meio de sistemas de conectividade.

O termo de cooperação, assinado pelos presidentes da Telebras, Caio Bonilha, e da EPL, Bernardo José Figueiredo, prevê ainda o apoio conjunto nos processos de planejamento e execução de projetos visando assegurar conexão segura e a disponibilização de acesso a serviços de telecomunicações com altas taxas de transmissão de dados.

A criação de infraestrutura de comunicação de alta velocidade atualmente é prevista nos editais de concessão de rodovias e ferrovias publicados pelo governo brasileiro com o objetivo de estruturar uma rede nacional de fibra ótica, por onde o setor de transportes integrará os modais e possibilitará a disponibilização de informações para nortear as políticas e investimentos no setor.

A ampliação da rede de fibra ótica da Telebras, utilizando a infraestrutura das ferrovias brasileiras sob a coordenação da EPL, servirá para a expansão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) nas regiões mais distantes do País e atualmente sem conectividade.

“O acordo é fundamental para a ampliação da rede da Telebras”, destacou Caio Bonilha. Também assinaram o acordo o diretor Comercial da Telebras, Francisco Ziober Filho, e o diretor da EPL Hederverton Andrade Santos.Bernardo e Caio assinam acordo 3

SOBRE A TELEBRAS
A Telecomunicações Brasileiras S. A. – TELEBRAS é uma sociedade anônima aberta, de economia mista, fornecedora estratégica de soluções de telecomunicações para a Administração Pública e mercado, atuando como agente do desenvolvimento local e fomentando a democratização do acesso à informação. Oferece serviços de acesso dedicado à internet aos prestadores de serviços de telecomunicações, que possuem autorização expedida pela Anatel; além de prover infraestrutura a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos.

SOBRE O PNBL
O Programa Nacional de Banda Larga foi criado pelo Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. O objetivo do Programa é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de no mínimo 1 Mbps.