WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[03/12/13]  Telebras e TIM confirmam swap de 4,4 mil quilômetros de fibra óptica - por Miriam Aquino

Anunciado há um ano, o acordo sacramentado hoje prevê a troca de capacidade entre as duas empresas

Anunciado há um ano, foi finalmente formalizado hoje o acordo de cesão de fibras ópticas entre a Telebras e a TIM. Este compartilhamento prevê a cessão recíproca de 2,208 mil quilômetros de fibra apagada de cada empresa, que usará esta capacidade para a oferta de serviços ao usuário final.

A TIM está trocando o seu backbone de longa distância da região Norte do país, e a Telebras estará oferecendo vários trechos de sua rede nas regiões Nordeste, Sudetes e Norte para a operadora de celular. Segundo o presidente da Telebras, Caio Bonilha, a demora para a assinatura do contrato deveu-se porque precisam ser resolvidas questões legais com as concessionárias de energia elétrica, que são parceiras do projeto na medida em cedem a sua infraestrutura dos postes para a estatal.

"Foi preciso definir as regras de governança, já que a Telebras tem o direito de passagem e vai instalar os cabos OPGW na rede das empresas do Sistema Eletrobras", afirmou Bonilha.

Segundo Rodrigo Abreu, presidente da TIM, o linhão que fica disponível à Telebras - que liga Manaus a Tucuruí, no Pará - faz parte da filosofia da empresa, que é a de fazer com que o setor amplie os investimentos através do compartilhamento de infraestrutura.

Segundo ele, este foi o primeiro acordo, mas outros deverão ser fechados com as operadoras privadas. Abreu ressaltou que a operadora vai construir nos próximos dois anos entre 60 a 65 mil quilômetros de fibra de longa distância, ou o backbone, como parte do pacote de investimentos de R$ 11 bilhões do triênio 2014-2016.

Salientou que o Brasil ainda é muito carente nas redes de fibras regionais, e não há redes para redundância. Essas redes são essenciais, explicou, também para a telefonia celular, pois são elas que carregam a capacidade da transmissão de dados.