WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: PUCRS
[16/12/13]  Universidade assina novo convênio com a Telebras

Parceria prevê instalação da regional sul e contratação de bolsistas e estagiários

A PUCRS assinou novo convênio com a Telebras nesta segunda-feira, 16 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria. Estavam presentes o Reitor, Joaquim Clotet, o presidente da estatal, Caio Bonilha, e demais integrantes da Administração Superior. A parceria - que teve início em março com a implantação do Laboratório Telebras Tecnologia no Tecnopuc - prevê agora a cooperação, intercâmbio tecnológico e científico, desenvolvimento de recursos humanos e a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento, visando a transferência de tecnologia para a indústria nacional.

Segundo Maria Cristina de Castro, coordenadora do convênio e diretora do Instituto de Eletrônica e Telecomunicações da Universidade, também está prevista a instalação da Regional Sul da empresa no Tecnopuc. Bonilha lembra que a ação faz parte da descentralização: “Este processo é fundamental para a melhoria operacional do nosso trabalho”, complementa. O novo convênio prevê duas vagas permanentes para estagiários de Graduação, estudantes da PUCRS, e também a contratação de dois bolsistas de Pós-Graduação vinculados a projetos de pesquisa em desenvolvimento na Telebras Tecnologia. “Já estamos trabalhando em duas propostas de projetos sob demanda da estatal, ambos inéditos do ponto de vista tecnológico e estratégicos para o país”, diz Maria Cristina.

A rede de referência da empresa no Tecnopuc é única no Brasil e está operando plenamente. No local, são testados todos os produtos de software e hardware utilizados na rede do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), incluindo roteadores, switches, interfaces, rádios, equipamentos de entrada e saída de fibras óticas e aparelhos que medem as condições de tráfego digital.