WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Telebrás
[31/10/13]  Telebras e Governo de Goiás integram rede de fibra óptica para avançar PNBL na região Centro-Oeste

Telebras e Governo de Goiás integram rede de fibra óptica para avançar PNBL na região Centro-OesteBrasília, 31/11 – Mais de 2,5 milhões de usuários de internet de 17 municípios goianos serão beneficiados com a interligação da rede de fibra óptica de alta velocidade da Telebras, que possui 25 mil km e está presente em todas as regiões brasileiras, com a rede de transporte e multisserviços de 614 km de extensão da Celg Telecom.

Parceria neste sentido foi assinada na tarde desta quinta-feira (31/10), em Brasília, entre o presidente da Telebras, Caio Bonilha, e o governador de Goiás, Marconi Perillo. Também assinaram o Termo de Cooperação Técnica o diretor Comercial da Telebras, Francisco Ziober Filho, o diretor-presidente da Celg Telecom, Pedro de Moraes Jardim, o diretor Técnico e Comercial da Celg Telecom, Ricardo de Sousa Correia, e o secretário de Infraestrutura de Goiás, Danilo de Freitas.

A parceria envolve intercâmbio de conhecimentos técnicos, troca de informações e apoio nas ações para cessão e compartilhamento de espaços físicos e de infraestrutura, de capacidades e serviços de telecomunicações, visando à ampliação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) no Estado.

A rede da Celg Telecom, que atende principalmente os polos industriais de Anápolis e Aparecida de Goiânia, bem como o Pool Petroleiro de Senador Canedo, será interligada ao backbone da Telebras, com atendimento potencial de mais de 2 mil provedores e 60 milhões de usuários em todo o País.

A parceria entre a Telebras e a Celg Telecom criará condições para melhorar o atendimento ao Governo do Estado de Goiás, suas autarquias e empresas nas necessidades de comunicação de internet, voz e dados, bem como caminhar para a instalação de um Data Center que centralizará os serviços de TI do governo goiano.

Com a integração das redes, a Telebras terá acesso às 17 cidades servidas pela rede da Celg Telecom e esta poderá atender a regiões antes não acessíveis por sua rede de transporte e multisserviços e que já são servidas pela rede da Telebras, principalmente o produtivo sudoeste e sul de Goiás e a região centro-norte do Estado.

Quem ganha com essa parceria será o usuário final de internet, que passa a ter opção de uma rede segura e de alta velocidade a preços mais baixos, dentro da política do PNBL de atender ao maior número de municípios brasileiros com preços acessíveis.

O presidente da Telebras, Caio Bonilha, considerou a parceria como extremamente importante para a expansão do PNBL em um número cada vez maior de municípios e também no oferecimento de uma rede segura de serviços para o Governo de Goiás. “Temos uma rede de alta confiabilidade e com preços extremamente competitivos, o que certamente proporcionará economia de recursos para o Governo de Goiás e suas autarquias, além de oferecer conexão de alta velocidade a preços baixos aos provedores locais”, ressaltou Caio.

Por sua vez, o governador Marconi Perillo disse que a parceria da Celg Telecom com a Telebras é um passo importante para a companhia goiana, podendo compartilhar as redes em busca de negócios comuns. “Agradeço a confiança da Telebras em nosso trabalho e todos têm a ganhar com a parceria, principalmente os usuários de internet, que terão serviços de alta qualidade”, destacou.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, que participou da solenidade de assinatura do acordo, na sede da Telebras, ressaltou a competência da Celg Telecom com sua rede de multisserviços e disse que será muito importante a sua integração com a rede de alta velocidade da Telebras.

Para o diretor Comercial da Telebras, Francisco Ziober Filho, as equipes técnicas e comerciais das duas empresas vão se reunir nos próximos dias para analisar as atuações conjuntas e buscar novos negócios.