WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: G1
[16/01/14]  Empresa deve instalar um novo cabo de fibra ótica entre o Brasil e a Europa

Conselho da Telebrás aprovou a criação de uma empresa de capital misto.
Estatal se uniu a espanhola Islalink para operação de novo cabo submarino

O conselho da Telebrás aprovou a criação de uma empresa de capital misto que deve instalar um novo cabo de fibra ótica entre o Brasil e a Europa.

A estatal se uniu a espanhola Islalink e juntas vão buscar, no Brasil, mais um parceiro para investir 185 milhões de dólares na construção e operação de um novo cabo submarino.

Esses cabos de fibra ótica funcionam como túneis por onde trafegam os dados. Hoje, o Brasil tem cinco cabos submarinos em operação. Quatro ligam o país aos Estados Unidos, começando ou passando por Fortaleza; e um liga a capital cearense à Europa, com ponto final em Lisboa. A nova ligação com o continente europeu terá o mesmo traçado do atual.

A conexão já existente com a Europa está sobrecarregada, quase não é usada para o tráfego de dados via internet. Por isso, a construção de um novo cabo. A previsão é que ele comece a operar a partir de 2016, ampliando a oferta de internet, o que pode baratear o custo para o consumidor e aumentar a velocidade de transmissão.

É o que espera o presidente-interino da Telebrás, Francisco Ziober Filho. “Inicialmente você vai ter uma oferta disponível interessante e, com certeza, o tempo de resposta tende a ser mais baixo”.

O engenheiro e professor da UnB Leonardo Lazart concorda, mas tem dúvidas se o novo serviço vai baratear os custos para o cliente final. “É um bom passo na direção certa. Agora, quais são as consequências a gente tem de esperar para ver”.

Leonardo também destaca a importância geopolítica do projeto. Hoje praticamente toda informação via internet trocada entre o Brasil e o mundo passa pelos Estados Unidos, país acusado de espionagem no ano passado. “O fato de você ter uma alternativa que não depende de um único país, passar todo tráfego do país pelos Estados Unidos, por exemplo, dá uma alternativa quando, inclusive, como surgiu no ano passado, questões que são de índole política”.