WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Portal Brasil
[03/06/14]  Telebrás afirma que infraestrutura para transmissão de jogos está pronta

Infraestruturas será incorporada à rede da empresa e ficará como legado para utilização no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL)

A Telebrás concluiu os testes na rede de fibra óptica, que interliga as 12 arenas que servirão à Copa do Mundo ao Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBC) no Rio de Janeiro. A Telebrás é a empresa responsável pela construção da infraestrutura que será usada na transmissão de imagens de alta definição (HDTV - vídeo e áudio) dos jogos da Copa.

A Telebrás utilizou na construção dessa rede equipamentos de última geração, para garantir uma alta qualidade e confiabilidade na transmissão dos vídeos, como ocorreu na Copa das Confederações, no ano passado. Para garantir a alta qualidade das imagens, serão utilizados links redundantes de 30 Gbps, conectando todos os estádios participantes do torneio ao IBC, no Riocentro.

Esses links garantem uma qualidade acima do praticado hoje no mercado de telecomunicações, que, conforme exigência da Fifa, atingem o patamar mínimo de disponibilidade de 99,99%. A qualidade dos serviços executados pela Telebras, que permitiu transmissões de padrão internacional na Copa das Confederações, foi elogiada pelo próprio comitê organizador da Fifa.

Tecnologia

A tecnologia utilizada pela Telebrás para iluminar as fibras é o DWDM (Dense Wavelengh Division Multiplexing), com equipamentos desenvolvidos no país, e que permite a transmissão simultânea de diversas programações em alta definição (HDTV).

Legado

Essas infraestruturas se incorporam à rede da Telebrás como parte das redes metropolitanas e ficam como legado para utilização no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), oferecendo banda larga de alta velocidade a preços mais baixos, além de servirem de base aos demais objetivos comerciais e sociais da empresa pós-Copa do Mundo, a exemplo do que aconteceu com a Copa das Confederações.