WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Telebras
[12/05/14]  Furnas e Telebras vão levar banda larga popular a dois milhões de pessoas no interior de Minas Gerais e Espírito Santo

Compartilhamento de infraestrutura de transmissão de energia vai permitir o lançamento de cabos de fibra óptica para massificação do acesso à internet em 53 municípios

Furnas e Telebras firmaram, nesta segunda-feira (12/05), acordo para compartilhamento de infraestrutura de transmissão de energia que vai permitir o lançamento de cabos de fibra óptica para massificação do acesso à internet em banda larga popular. A ação vai beneficiar mais de dois milhões de pessoas em 53 municípios do interior de Minas Gerais e Espírito Santo, por meio de 56 provedores locais de internet.

O acordo foi assinado pelos presidentes de Furnas, Flavio Decat, e da Telebras, Francisco Ziober Filho, no Rio de Janeiro: “Furnas se orgulha em contribuir para o acesso de um número maior de brasileiros à banda larga. A internet é hoje ferramenta de educação e cidadania e seu acesso deve ser tratado como instrumento de inserção social”, ressalta Decat.

"A parceria com Furnas vai permitir a ampliação da oferta de serviços da Telebras aos pequenos provedores do interior de Minas Gerais e do Espírito Santo, ajudando a levar banda larga de alta qualidade aos locais mais distantes, por meio do PNBL", destaca o presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho.

A parceria vai viabilizar o lançamento de 418 km de cabos aéreos de fibra óptica imunes a campos eletromagnéticos nas linhas de transmissão Padre Fialho–Vitória e Pimenta–Barreiro, de propriedade de Furnas e localizadas no interior dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

O contrato permite à Telebras cumprir os objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), provendo infraestrutura de rede de telecomunicações para a massificação do acesso à internet em banda larga no País, principalmente nas regiões mais carentes da tecnologia.

Cerca de 4.600 municípios de todas as regiões brasileiras já estão interligados pelo PNBL. Considerando apenas as redes da Telebras, a malha chega a 28,5 mil km de cabos de fibra óptica. A meta do Ministério das Comunicações é chegar a 40 milhões de domicílios conectados à internet no final de 2014.

O lançamento dos cabos de fibra óptica nas linhas de transmissão de Furnas vai reforçar também o sistema de telecomunicações da empresa, para atender às necessidades de operação do seu sistema de transmissão, principalmente na subestação Vitória, de propriedade de Furnas, no Espírito Santo, e na subestação Barreiro, de propriedade da CEMIG, em Minas Gerais.

Sobre Furnas

Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa pelo sistema de Furnas, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia. Presente em 15 estados e no Distrito Federal, Furnas conta com 17 usinas hidrelétricas, três parques eólicos, duas termelétricas, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 65 subestações.

Sobre a TELEBRAS

A Telecomunicações Brasileiras S. A. – TELEBRAS é uma sociedade anônima aberta, de economia mista, fornecedora estratégica de soluções de telecomunicações para a Administração Pública e mercado, atuando como agente do desenvolvimento local e fomentando a democratização do acesso à informação. Oferece serviços de acesso dedicado à internet aos prestadores de serviços de telecomunicações, que possuem autorização expedida pela Anatel; além de prover infraestrutura a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos.

Sobre o PNBL

O Programa Nacional de Banda Larga foi criado pelo Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. O objetivo do Programa é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de no mínimo 1 Mbps.

--------------------------------