WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[19/03/14]  Telebras e Eletrosul se unem por transmissão simultânea de jogos em HD

Fonte: Assessoria da Eletrosul

A estrutura de telecomunicação da Eletrosul será responsável pela transmissão simultânea em alta definição, via TV e internet, de todos os jogos da Copa do Mundo de 2014 disputados nas cidades-sede de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Em parceria com a Telebras, a empresa está concluindo a ampliação de 80 gigabits por segundo (Gbps) para 1.600 Gpbs de seu sistema de comunicação óptica de alta velocidade – chamado DWDM – atendendo aos requisitos de qualidade exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A expansão da infraestrutura da Eletrosul e da Telebras envolve a instalação de equipamentos de última geração, com tecnologia nacional, em mais de 20 subestações da empresa. O sistema DWDM que atenderá ao mundial vai abranger 1,6 mil quilômetros de cabos ópticos que atravessam municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul, Gravataí, São Francisco de Paula e Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul; Florianópolis, Tubarão, Capivari de Baixo, Palhoça, São José, Biguaçu, Itajaí, Blumenau e Joinville, em Santa Catarina; Curitiba, Ivaiporã, São Mateus do Sul, Pinhão, Manoel Ribas e Londrina, no Paraná; e as cidades paulistas de Assis, Bauru e Araraquara.

A parceria entre Eletrosul e Telebras está prevista em contrato técnico-operacional e comercial firmado em agosto de 2013, que contempla, inclusive, ações para implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). “Além de otimizar os recursos para prestação conjunta de serviços e reduzir custos com equipamentos, a parceria com a Telebras e a insfraestrutura para atender a Copa do Mundo deixará um legado positivo para o País, especialmente para o desenvolvimento de ações de inclusão digital”, acredita Marcos Romeu Benedetti, gerente do Departamento de Telemática.

A rede própria e de swap de telecom da Eletrosul – backbone – possui 10,2 mil quilômetros de fibras ópticas em cabos OPGW (para-raios nas linhas de transmissão), ADSS (cabo óptico auto-sustentado) e dielétricos.