WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Blog Capital Digital
[26/11/14]  SAP atrasa balanço da Telebras

Estamos no fim do ano, mas até agora a Telebras não divulgou o balanço financeiro da companhia de 2013 e nem tampouco a Comissão de Valores Mobiliários se pronunciou contra a empresa, que tem ações na Bovespa e precisaria prestar contas dos resultados contábeis aos acionistas.

O problema decorre de uma falha na implantação de um ERP fornecido pela multinacional alemã SAP. Mais um pepino em empresa estatal que optou por esse sistema de gestão administrativa, enquanto dão uma banana para a indústria nacional.

O ERP (Systems, Applications e Products -SAP) foi adquirido, meio que na marra, na gestão do então presidente, Caio Bonilha. Na época quem se esmerou bastante pela aquisição foi a funcionária Marlise Kroth Lippert, Gerente de TI (foto) e que assessorava diretamente o presidente da empresa, na defesa da implantação deste software.

Bonilha já saiu da Telebras, enquanto que Marlise permanece, mas sequer foi responsabilizada na atual direção pelo erro cometido.

O custo dessa brincadeira foi estimado em R$ 20 milhões e já teria sido pago à SAP pela Telebras. Tentei ter acesso a supostos documentos elaborados por técnicos da estatal, que não recomendavam a aquisição do ERP e sua implantação. Mas esses pareceres estão escondidos em alguma gaveta pelos responsáveis na compra.

*As relações deste governo com a SAP já dariam uma CPI no Congresso, uma vez que os organismos de controle fazem vistas grossas para o assunto.