WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[11/09/14]  Agora Dilma quer Telebras induzindo competição na banda larga - por Luiz Queiroz

A candidata-presidente, Dilma Rousseff, disse em debate na terça-feira (09), que deseja usar a Telebras para induzir as empresas de telefonia a investirem em rede para prestação do serviço de banda larga em todo o país. Entretanto, há quatro anos, após ter sido eleita, a presidenta esvaziou o papel da estatal idealizada pelo ex-presidente Lula, que defendia a presença da empresa nos locais que não fossem economicamente interessantes para as teles.

Na época, a decisão de esvaziar o papel da empresa favoreceu a criação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e culminou com a demissão do primeiro presidente da Telebras, Rogério Santanna, que entendia que a estatal teria a função de estimular essa competição através dos pequenos provedores nas áreas remotas do país.

Agora a candidata à reeleição também defende a presença da estatal, se unindo aos pequenos e médios provedores, depois de constatado que o PNBL foi um sucesso apenas nas áreas rentáveis do país.

"A Telebras é uma empresa regulatória, porque tem poder de regular o acesso de pequeno e médio provedor, que é o que nos interessa", disse a candidata-presidenta.

Para cumprir esse velho/novo objetivo, estabelecido inclusive no decreto que recriou a estatal, Dilma acena até com a possibilidade de a Telebras também contrair financiamento de longo prazo no BNDES, para ampliar a capilarização da sua rede, de forma a chegar até a última milha, onde forneceria a infraestrutura de banda larga aos pequenos e médios provedores.