WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: América Economia
[18/11/15]  CPqD e Telebras fecham acordo para avançar em telecomunicações

O CPqD, instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs), acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com a Telebras, que tem como objetivo promover a inovação tecnológica em diversas áreas relacionadas à infraestrutura de telecomunicações – e de banda larga – do país. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (18/11), durante visita do presidente da Telebras, Jorge Bittar, às instalações do CPqD, em Campinas.

O objeto principal do acordo prevê o desenvolvimento conjunto de estudos, projetos, pesquisas, de bens, novas tecnologias, serviços e produtos em áreas de interesse comum – em particular, a pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e suas aplicações avançadas, para a expansão das infraestruturas e capacidades de telecomunicações e ampliação dos respectivos serviços. Isso abrange as seguintes plataformas tecnológicas: segurança da informação e comunicação, computação avançada e cognitiva, suporte a operações e negócios, comunicações ópticas e sem fio, inteligência de localização, sensoriamento, soluções de Internet das Coisas (IoT), redes convergentes, eficiência energética e sistemas de administração pública.

Além do acordo – que também inclui a capacitação e treinamento de recursos humanos e a prestação de serviços científicos e tecnológicos, entre outras atividades -, a visita do presidente da Telebras ao CPqD abriu oportunidades de desenvolvimento conjunto de outras iniciativas. Entre elas, destacam-se uma parceria comercial para a oferta da solução CPqD TEM, voltada para a gestão dos gastos em telecomunicações nas empresas; o apoio e participação no projeto de Cidades Inteligentes (com a plataforma M2M para cidades inteligentes); a realização de trabalhos conjuntos em virtualização de infraestrutura VSAT (comunicação via satélite) e, ainda, um projeto utilizando a tecnologia LTE/4G na faixa de 450 MHz, desenvolvida no CPqD e transferida para a Trópico.