WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[20/10/15]  Telebras lança produto para interligar provedor a PTTs - por Lia Ribeiro Dias

Anunciado este mês, a novidade está movimentando o mercado de provedores que querem chegar aos PTTs para trocar tráfego, sem precisar investir em infraestrutura.

Uma demanda identificada pela Telebras junto ao mercado de provedores regionais de acesso à internet e serviços de telecomunicações acaba de se transformar em um produto, já em comercialização pela empresa. Trata-se da conexão Ponto a Ponto PTT (Ponto de Troca de Tráfego), que permite ao provedor regional se conectar a um PTT sem ter que investir em infraestrutura na localidade do PTT metropolitana de interesse. Com isso, o provedor regional pode ter acesso aos provedores de conteúdo presentes no PTT, uma das maiores necessidades sentidas por essas empresas para agregar valor ao negócio, e fazer troca de tráfego.

Ao anunciar este lançamento e o do IP Parcial, um segundo produto anunciado também este mês, Luisa Tavares de Souza, gerente do Escritório Regional de Brasília da Telebras, esclareceu que, por enquanto, a conexão remota só poderá feita aos PTTs de São Paulo e Brasília, onde a operadora tem equipamento para troca de tráfego. Mas só o PTT de São Paulo concentra 80% do tráfego de PTTs no país. No primeiro trimestre do ano que vem, o produto também vai atender aos PTTs do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

O ponto a ponto PTT não tem uma configuração determinada, e o valor varia segundo distância, volume e outras variáveis. Mas preço de referência é de R$ 36 o Mega. O provedor precisa apenas ter seu seu número IP para se habilitar a troca de tráfego e requerer uma porta de conexão ao PTT da localidade ao NIC.br, o braço executivo do Comitê Gestor da Internet.

IP Parcial

Para os que não querem fazer troca de tráfego mas querem ter acesso ao conteúdo de provedores, a Telebras o IP Parcial. Nesse caso, através de uma conexão IP contratada à Telebras, a operadora leva até o provedor o conteúdo dos provedores que estão nos cinco PTTs onde está presente hoje (São Paulo, Brasília, Belém, Porto Alegre e Goiânia) ou com os quais tem acordo de pernil. O preço de referência do produto é de R$ 44 o mega.

A gerente do Escritório Regional de Brasília da Telebras participou, hoje, do Encontro Provedores Regionais, em Porto Velho Rondônia, que reuniu empresários de todo o estado. O Encontro Provedores Regionais Porto Velho, o 17 da série que vem sendo realizada pela Bit Social, contou com o patrocínio do BNDES, Eletronorte, Sebrae e Telebras, parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP e apoio institucional da Abrint e da Momento Editorial.