WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[26/10/15]  BM&FBovespa manda Telebras manter cotação de ações acima de R$ 1,00 - por Luiz Queiroz

Por ordem da BM&FBovespa, a Telebras comunica hoje (26/10), aos seus acionistas, que recebeu um ofício da entidade financeira, na qual ela cobra que a empresa estatal mantenha no mercado financeiro suas ações num patamar superior a R$ 1,00 (1 real), por unidade, em 30 pregões consecutivos. Entre o período entre 18 de agosto e 29 de setembro, os paéis da estatal permaneceram cotados abaixo desta quantia, descumprindo o "Regulamento para Listagem de Emissores e Admissão à Negociação de Valores Mobiliários".

A empresa está obrigada a divulgar ao mercado, por meio de Fato Relevante fora do horário de pregão, até o próximo dia 6 de novembro, os procedimentos e o cronograma adotado para enquadrar a cotação das ações de sua emissão acima de 1 real. O prazoi para elevar a cotação vai até a data da próxima Assembléia Geral Ordinária que for deliberar sobre as demonstrações financeiras do exercício de 2015.

A BM&FBovespa também recomenda que a Telebras observe o seu manual de "Orientações sobre o grupamento de ações". A empresa estatal chegou a pensar em realizar esse grupamento logo após a sua reativação, na gestão do ex-presidente Rogério Santanna, mas depois abandonou o assunto.

Punição

Se a Telebras não cumprir a determinação no prazo estipulado, ou seja: até a Assembléia Geral Ordinária que vai deliberar sobre o balanço de 2015, a BM&FBovespa irá suspender as negociações com as ações da estatal no mercado financeiro.

Tal ocorrência seria prejudicial para a empresa e até poderia inviabilizar a sua permanência no mercado de Telecomunicações, pois a Telebras, assim como outras empresas estatais que acumulam prejuízos sucessivos, sobrevivem atualmente atráves de aumentos do seu capital social pelo governo. A própria empresa foi obrigada a divulgar nesta segunda-feira, 26/10, no Diário Oficial da União essa imposição feita pela BMFBovespa.