WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[28/10/15]  Telebras fará novo grupamento de ações em 2016 - por Luís Osvaldo Grossmann

Futurecom 2015 - Cobertura Especial - Patrocínio DellEm reunião do Conselho de Administração nesta quarta, 28/10, a Telebras decidiu fazer um novo grupamento de ações negociadas na Bolsa de Valores. A medida será adotada para responder à queda do preço dos papéis, que estão abaixo de R$ 1, o que rendeu uma bronca da BM&F Bovespa por se tratar de patamar inferior ao permitido.

“Ainda vamos decidir o nível do grupamento, se 5 por 1 ou 10 por 1. A medida exige aprovação da Assembleia Geral Ordinária, o que será feito em março do ano que vem”, revelou o presidente da estatal, Jorge Bittar. Segundo o diretor financeiro da empresa, Márcio Rodrigues dos Santos, o enxugamento de papéis pode ser ainda maior, chegando a 15 por 1, por exemplo.

Por conta do preço abaixo do mínimo permitido, a Bovespa exigiu que a Telebras adote medidas para que os papéis se mantenham em patamar superior a R$ 1 ao longo de pelo menos 30 pregões consecutivos, cobrando procedimentos e um cronograma para “enquadrar a cotação das ações”. Do contrário, pode determinar a suspensão das negociações em Bolsa.

O presidente da estatal afirmou, porém, que a desvalorização não se deu apenas com a Telebras. “Não é uma situação isolada. Pelo menos 39 empresas estão na mesma situação, que pode inclusive se normalizar naturalmente”, disse Jorge Bittar.

Vale lembrar que a Telebras, ao ser reestruturada para tocar o Plano Nacional de Banda Larga, em 2010, já fez um primeiro grupamento de ações – medida aprovada em dezembro daquele ano. Na época, no entanto, o grupamento se deu em patamar bem superior: foram agrupadas na razão de 10 mil para um.