WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2018

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[06/02/18]  Telebras vai instalar 200 antenas por dia no programa Internet para Todos

O Programa Internet para Todos poderá instalar até 200 antenas por dia e, com isso, atender ao mesmo número de localidades diariamente no país, revelou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. De acordo com o MCTIC, o País tem mais de 57 milhões de pessoas sem conectividade e o satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e que custou cerca de R$ 3 bilhões ao Governo, está consumindo combustível com grande parte de utilização ociosa.

O Internet para Todos começará a ser implementado ainda neste primeiro trimestre e vai levar conectividade para localidades brasileiras sem acesso à banda larga. Para Kassab é o maior programa de desenvolvimento social do governo Temer e permite a inclusão digital de todos os brasileiros. “Temos possibilidade de um avanço extraordinário em termos de conectividade, em todo o país”, reforçou o ministro.

A partir de convênios com as prefeituras, serão instaladas antenas para conectar localidades sem banda larga. Hospitais e escolas também serão beneficiados por convênios firmados com os ministérios da Saúde e da Educação, respectivamente. Já a população das localidades beneficiadas terão um custo bem menor para se conectar à internet.

Até hoje, o MCTIC já assinou convênios para usar a capacidade do satélite com três ministérios: Defesa, para que 30% da capacidade do satélite sejam usadas pelas Forças Armadas no monitoramento das fronteiras brasileiras, coibindo o tráfico de drogas e o contrabando e para segurança na comunicação governamental; com a Educação para levar banda larga às escolas públicas de todo o país. Este ano, o MEC já contratou e pagou antecipadamente para instalar banda larga em 7 mil estabelecimentos de educação; e a Saúde para levar internet para 15 mil pontos em hospitais e postos de saúde.

*Com informações do MCTIC