WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[01/09/08]  Brasil vai à UIT para validar o Ginga como padrão IPTV - por Cristina de Luca

ATUALIZADA -Os esforços de internacionalização do Ginga, o middleware brasileiro de TV Digital pode escrever um capítulo decisivo mundialmente, e porque não, também para o seu desenvolvimento mais acelerado no próprio Brasil.

Representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) defenderam nesta segunda-feira, 01/09, em reunião da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a validação do GINGA, como um dos middlewares de padrão aberto existente atualmente para sistemas IPTV.

Se passar por esta etapa, o Ginga possui grandes chances de ser recomendado pela UIT. Procurada pelo Convergência Digital, a Anatel, por meio da Assessoria, disse que não falaria sobre o tema. A decisão final deve ser tomada na próxima reunião da UIT, no início de outubro, no Brasil, antes da Assembléia Geral da organização, na África do Sul. O IPTV é um dos mais promissores sistemas de transmissão de TV Digital.A indicação do Brasil foi feita por japoneses e brasileiros, em outubro de 2007, na primeira reunião da UIT-IPTV em Tóquio.

De lá para cá, uma contribuição técnica sobre o GINGA-J e GINGA-NCL foi aprovada dentro do "Focus Group on IPTV" da UIT criando, assim, a base para o início dos trabalhos de recomendação do GINGA como um middleware para sistemas IPTV. Através de reuniões em Genebra, como a desta segunda-feira, 01/09, o GINGA-NCL passou a integrar a documentação do "Question 13/Study Group 16" da UIT, responsável por definir recomendações na área de "Multimedia application platforms and end systems for IPTV".

Recentemente, os japoneses propuseram a recomendação formal à UIT do GINGA-NCL para sistemas IPTV. "Eu diria que o Ginga-NCL é uma das proposições mais fortes para se tornar padrão", afirma o professor Luiz Fernando Soares, da PUC-Rio, coordenador do desenvolvimento do Ginga. E os próprios japoneses reconhecem isso.

Apesar do significado especial que a chancela da UIT pode vir a representar para o Ginga, neste momento em que se discute a criação de um roadmap no Forum SBTVD, capaz de viabilizar o aparecimento das primeiras aplicações interativas comerciais na TV Digital já no primeiro semestre de 2009, esse esforço de internacionalização é histórico. Isso porque é a primeira vez que o Brasil consegue aprovar um tema para apreciação na UIT.

Outros esforços estão em curso

Além da frente aberta na UIT, Luiz Fernando Soares submeteu o Ginga também ao grupo do W3C (SYMM) que trabalha na nova versão do SMIL que deve incluir uma profile da linguagem para TV Digital Interativa.

"O W3C foi muito importante ao atestar a qualidade da linguagem NCL e ao propor uma fusão do NCL com a SMIL para criação de um novo padrão multimídia", explica Luiz Fernando. A apresentação formal do Ginga ao W3C tem como principal objetivo definir uma profile SMIL, cujas aplicações possam vir a ser facilmente convertidas para NCL e vice-versa.

Dessa forma será possível - e é esse o plano dos especialistas brasileiros -desenvolver "players" SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language) e NCL que dêem suporte às duas linguagens. E, no futuro, viabilizar a integração das duas linguagens em um único padrão W3C, ou no mínimo, assegurar que todas as funcionalidades de SMIL estejam presentes na NCL e vice-versa.

O professor Luiz Fernando Soares é Invited Expert do grupo de trabalho de de sincronização de mídia (W3C SYMM Group), e mantém um trabalho em conjunto com o professor Dick Bulterman, presidente deste grupo,há mais de oito anos.