WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[05/09/08]  TV Digital: Nasce uma rede para fomentar aplicações interativas - por Ana Paula Lobo

Com colaboração da jornalista Cristina De Luca

Conforme a coluna Circuito, da jornalista Cristina de Luca, antecipou no dia 11 de agosto, a TQTVD, joint-venture da Totvs e Quality Software, oficializou nesta quinta-feira, 04/09, a liderança de uma rede de alianças, batizada de AstroDevnet. O objetivo da iniciativa é mostrar que já possível criar soluções comerciais com qualidade e capazes de fomentar negócios. Quem se associar à rede - ela é aberta aos desenvolvedores interessados em interatividade na TV Digital - a TQTVD disponibilizará kits integrais de desenvolvimento.

Oficialmente a AstroDevNet é baseada no Astro, middleware com Ginga da TQTVD. A rede de alianças terá a missão de fomentar o desenvolvimento de produtos específicos para TV Digital, tais como: t-commerce, t-banking, aplicativos pessoais, mensagens eletrônicas, jogos e outra diversidade de funções.

Para as empresas que se associarem à rede, a TQTVD fornecerá diferentes opções de kits de desenvolvimento. O kit terá desde o emulador para PC do middleware AstroTV, até conversores digitais para desenvolvimento, testes e prototipagem de aplicativos, além de treinamento durante todo o ciclo de desenvolvimento e testes.

A AstroDevNet ainda disponibilizará para a comunidade de associados, a possibilidade de comercialização dos aplicativos desenvolvidos, criando uma rede virtual de ofertas de aplicações para a TV digital.

Em entrevista à jornalista Cristina de Luca no dia 11 de agosto, David Britto, da TQTVD, sintetizou o momento dos desenvolvedores de aplicações da área. "Chegou a hora de discutirmos o middleware e as especificações mínimas necessárias para ver este mercado florescer", advogou o executivo. "Precisamos definir o que será o Ginga 1.0, sem tirar o Java da norma", completou ele, ao explicar a necessidade de adoção de um roadmap de implantação do Ginga, das implementações como o Astro e das aplicações interativas que rodem neles, já em discussão no SBTVD.

O modelo da AstroDevNet foi apresentado no início de agosto em reunião no Fórum SBTVD, antes mesmo do SET 2008, evento realizado na capital paulista no final de agosto e onde a discussão em torno do Ginga foi intensa. Aos integrantes do Fórum, a TQTVD apresentou aplicações que mesclam código NCL/Lua (o jogo de tetris) com código Java (o guia de programação obtido diretamente das informações envidas pelo ar pela própria emissora).

Mas a TQTVD está ciente que é preciso fazer mais, até porque como ressalta, a jornalista Cristina De Luca, o desenvolvimento de aplicações interativas para TV Digital em NCL/Lua ainda engatinha no país. A AstroDevNet chega com a missão de ampliar o raio de ação e de estimular a troca de experiências.