WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[10/11/09]  TV Digital: Indústria busca consenso para garantir interatividade na Copa de 2010 - Ana Paula Lobo

Aparar as possíveis arestas em prol do desenvolvimento da TV Digital no país. Esse foi o tom que marcou a reunião realizada pelo Forum SBTVD sobre o futuro do Ginga J e, por fim, da própria interatividade, nesta segunda-feira, 09/11. E, aparentemente, o clima de consenso reinou.

Foram Retomadas as discussões sobre Ginga 1.0 e Ginga 2.0 para que a interatividade possa ser real no país até a Copa do Mundo da África do Sul. No dia 07 de dezembro, módulo técnico deverá apresentar um estudo para agilizar a definição dos pontos mais críticos.

A ideia de dividir o Ginga J em perfis - classificados no próprio twitter do Forum do SBTVD como Perfil 1 e Perfil 2 - foi a maneira encontrada para impedir que houvesse uma divisão problemática entre os segmentos de hardware e software. Dessa forma, todos acabam, de certa forma, ganhando e perdendo - sem vencedores ou vencidos.

A indústria de hardware ganha mais tempo para se adequar às regras e às normas do Processo Produtivo Básico, que está sendo desenhado pelo Governo. Já a indústria de software vislumbra a possibilidade de fechar negócios efetivos no primeiro trimestre do ano que vem. E mais do que tudo: De ver, finalmente, o Ginga em conversores avulsos e nas TVs de última geração.

Ao módulo técnico coube a missão de redefinir os chamados Perfil 1 e Perfil 2. Que nada mais são, na verdade, que a volta da discussão para o Ginga 1.0, com recursos considerados mais básicos, e o Ginga 2.0, com funcionalidades sofisticadas. A apresentação desse estudo deverá acontecer na reunião do Forum SBTVD agendada para o dia 07 de dezembro.