WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[28/08/10] Aplicativo para receber informações do INSS pela TV Digital vence concurso da Set - por Cristina de Luca

Pela primeira vez, desde que as transmissão de TV Digital tiveram início no Brasil, em dezembro de 2007, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (Set) decidiu criar um concurso para premiar, durante seu congresso anual, encerrado nessa sexta-feira, 27/8, em São Paulo, três aplicações interativas inovadoras com uso do padrão brasileiro Ginga. No início, algumas pessoas reclamaram um pouco, pelo pouco tempo entre o anúncio do prêmio e a data para apresentação dos projetos (em funcionamento) e a premiação: apenas um mês.

Para surpresa geral, nove projetos foram selecionados, em uma clara sinalização de que há, na academia e na sociedade brasileira, um claro interesse no desenvolvimento de aplicações interativas para a TV. Todos com chance real de chegarem ao mercado e de serem realmente usados pelos radiodifusores. Desses nove, apenas sete chegaram a ser apresentados quinta-feira, 26/8, na SET 2010, em diferentes categorias: três da área acadêmica, dois de empreendedorismo e dois de inovação.

O juri, formado por David Britto, diretor de estratégia de tecnologia da Totvs e diretor de interatividade da Set, também organizador do concurso, Amaury Filho, gestor de projetos e processos do SBT, Fábio Angeli, responsável pelo desenvolvimento da interatividade na Rede Record, Vinicios Oppido, designer da Rede Globo e Raymundo Barros, diretor de engenharia da Globo São Paulo, elegeu a aplicação desenvolvida pela Dataprev do Rio Grande do Sul, com versões full seg e 1-seg, para repasse de informações sobre o INSS, como data de pagamento e horário de atendimento dos serviços nos postos, foi a vencedora na categoria empreendedorismo. A ideia do social junto à interatividade da televisão digital venceu por unanimidade. A intenção, no futuro, é que a aplicação evolua até transformar a TV Digital em um terminal de auto atendimento para aposentados.

Divulgação Dataprev

Na categoria acadêmica, o vencedor foi um trabalho do curso de Comunicação Social da UFMA e do LAWS, na linha de conteúdo não linear, que possibilita a criação de um jornal sob demanda por parte do telespectador, toda em NCL e Lua.

Já na categoria inovação, os jurados consideraram o trabalho de um EPG na forma de caledoscópio, feito pela Faculdade de Natal o projeto vencedor, embora o projeto de educação à distância da Universidade Federal do Ceará tenha se destacado e recebido muito elogios, por não ter apenas se preocupado com a tecnologia, em si, mas com todo o processo de produção. “Na minha opinião, de todos, é o mais aplicável, o que tem mais chances de se transformar em um produto comercial em curto espaço de tempo”, avalia David Britto, que garante a continuidade do concurso em 2011, para estimular a produção de aplicações interativas inovadoras para a TV Digital.

“O prêmio foi uma iniciativa excelente da Set para manter uma conexão permanente com as comunidades acadêmica e de empreendedorismo”, destaca David Britto. “A intenção é aprimorar a dinâmica de premiação nos próximos anos”, diz.