WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[24/07/10]  Interatividade na Globo: sai Copa, entra Tititi - por Cristina de Luca

Hoje, ao tentar demonstrar o recurso de interatividade da TV Digital a um amigo, descobri que acaba de entrar no ar mais um aplicativo interativo transmitido pela TV Globo: o da novela Tititi.

Minha intenção era a de demonstrar a aplicação interativa da Copa do Mundo. Mas, ao acionar a recepção do conteúdo interativo (há, na TV que uso, a possibilidade de configurar o recurso para recepção automática, mas vinha mantendo-o inativo desde o fim da Copa), o que surgiu na tela foi o menu da aplicação da novela Tititi. Que, por acaso, é também a primeira novela das sete a integrar a programação HDTV da emissora.

O curioso é que a TV Globo continua dizendo que sua estratégia é a de ter a interatividade casada com a grade da programação. Há um mês, durante a realização do Painel Globo de Tecnologia 2010, a emissora já havia confirmado a intenção de oferecer, ainda este ano, novos conteúdos interativos. Mas segundo Raymundo Barros, diretor de engenharia da Globo São Paulo, a primeira aplicação a ir para ar logo depois da Copa Mundo deveria ser a da novela Passione, e não a aplicação de Tititi.

Como hoje é sábado, não consegui encontrar na Globo quem pudesse dar mais detalhes sobre a aplicação. Portanto, ainda não sei dizer se era só um teste. Se está sendo transmitida em todas as praças, como a da Copa, ou apenas na cidade de São Paulo. Se também tem uma versão para celular. Se já é faz parte de testes da TV Globo com a transmissão de interatividade casada com a programação, podendo ser substituída pela aplicação de Passione durante o chamado horário nobre, por exemplo. São dúvidas que pretendo tirar com a emissora na segunda-feira. Aguardem.

Por enquanto dá apenas para dizer que aplicação interativa da novela Tititi carrega bem rápido. Mais rápido que a da Copa. Mas essa rapidez pode ser provocada pelo fato de não ter muito conteúdo. Várias opções do menu ainda estão indisponíveis. É o caso da opção “Enquete”, que sugere o uso de um canal de retorno (muito provavelmente internet via cabo, como a da Copa). E também da opção “Capítulos” (foto).

tititi

Ela segue o padrão que vem sendo definido pela emissora para a interatividade: imagens translúcidas, que ocupam apenas os cantos laterais da tela, preservando o formato 4:3, deixando-o livre para a exibição da parte mais relevante do vídeo, com as interferências visuais sobrepostas a partes desprezíveis da imagem na tela.

Confira a aplicação interativa de Tititi, em primeira mão, no vídeo abaixo. Infelizmente, o programa que estava sendo transmitido na hora que fiz as imagens era um filme. Portanto, essa preocupação em não cobrir a área mais relevante do vídeo não se aplica. Fica mais perceptível na transmissão de programas da própria emissora, como novelas, séries e minisséries.

Quem já teve a oportunidade de assistir a uma novela da Globo em HDTV, com a imagem ocupando toda a tela no formato 16:9, percebe claramente que, embora a emissora já se preocupe bastante com o que aparece nas áreas laterais, a captação das imagens mantém toda a ação da cena concentrada na área central do vídeo, observando o formato 4:3 das TVs analógicas, mais quadrado que o 16:9, de modo que não haja distorção da imagem em televisores antigos.

Nos primeiros testes de interatividade feitos pela Globo, em 2006, a mancha interativa ocupava 3/4 da tela do televisor, deixando apelas 1/3 livre para o vídeo. Já nas Olimpíadas, em 2008, a área ocupada era um pouco menor. E o vídeo foi reconquistando espaço. No Brasileirão do mesmo ano a interatividade já interferia pouco no vídeo. A aplicação das Eleições de 2008 foi a primeira a fazer uso das barras pretas que sobram nas laterais da exibição de vídeo em 16:9 para transmitir a aplicação interativa, sem qualquer sobreposição à área nobre do vídeo. No caso, a aplicação trazia apenas a escalada de apurações em todo o país. A aplicação da novela Caminho das Índias também já ocupava apenas os cantos laterais da tela, preservando sempre a imagem no formato 4:3.