WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[30/05/11]  TV Digital: No ar, o programa Ginga Brasil - por Cristina de Luca

Acaba de entrar no ar o site do Programa Ginga Brasil, iniciativa da da PUC-Rio, CGI.br (Comitê Gestor da Internet), RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), Telebrás, ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto) e Proderj para formação de desenvolvedores de aplicações interativas usando o Ginga-NCL e a linguagem Lua. A iniciativa é parte do projeto “IPTV.br: Serviço Multimídia de Banda Larga para Inclusão Social”, do Comitê Gestor da Internet.

Dirigido a alunos do ensino médio de escolas públicas, vindos de TVs comunitárias, pontos de cultura , etc, o programa de formação de recursos humanos é divido em três fases: (1) a realização de 4 cursos de formação de 90 multiplicadores para o ensino sobre o desenvolvimento de aplicações interativas usando as linguagens NCL e Lua; (2) a formação de 500 produtores de conteúdo interativos pelos multiplicadores formados na primeira fase; e (3) o incentivo ao desenvolvimento de aplicações para TV digital (aberta e IPTV), visando a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A primeira fase será patrocinada pela CGI.br, a PUC-Rio, a RNP e a UFMA. Já na segunda fase, cada instituição onde os cursos se realizarão terá o patrocínio que ela conseguir levantar, além do apoio das entidades organizadoras e seus parceiros como a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), o Tangolomango, a UFES, a UFJF, a UFMA, a UFPB, a UFRN e a UFRGS.

A partir do primeiro semestre de 2012, os produtores de conteúdo interativo NCL (Lua) formados serão acompanhados pors seus multiplicadores, que , por sua vez, contarão com o apoio das equipes do Laboratório teleMídia da PUC-Rio e do Laboratório LAWS da Universidade Federal do Maranhão, no desenvolvimento de aplicações NCL, visando a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Como é que eu soube disso tudo? Através de um e-mail do professor Luiz Fernando Soares, da PUC-Rio, que não pôde falar comigo agora, infelizmente. Então… fico devendo detalhes como valores, mecânica, etc. Amanhã tem mais…