WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[08/06/15]  TV digital: Sob protesto dos fabricantes de TVs, Fórum SBTVD aprova Ginga C - por Luís Osvaldo Grossmann

Em que pese a resistência dos fabricantes de televisores – e, potencialmente, de conversores – o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital aprovou nesta segunda-feira, 08/6, as especificações do Ginga C – ou seja, da versão mais robusta do programa que permite os recursos de interatividade no novo padrão tecnológico de televisão.

Essas especificações, agora, seguem para homologação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT) e, embora esse processo possa levar dois meses, há garantias do governo de que não haverá recuo na escolha da versão mais completa do Ginga.

Mas o placar de 7 a 4 no Fórum SBTVD mostra de onde ainda poderá haver resistência. As quatro representantes do setor de recepção presentes – LG, Sony, AOC e Semp Toshiba – votaram em bloco para derrubar a homologação. Mas a maioria acabou aceitando a solução de compromisso – na verdade, a práxis normal do processo – de que haverá testes ao longo da certificação pela ABNT, o que pode levar dois meses.

O clima entre os integrantes do Fórum SBTVD azedou desde a semana passada, quando a especificação foi discutida no módulo técnico, o que se deu em meio a acusações, gritos, palavrões e ameaças. Na reunião desta segunda-feira, o clima voltou a ficar tenso e ao menos parte dos fabricantes ameaçou ir à Justiça contra a decisão.

Além do cheiro de queimado, fica no ar a dúvida do objetivo efetivo de fabricantes que jamais apostaram na fabricação de set top boxes, concentrando esforços em televisores adaptados à recepção dos sinais digitais. A escolha pelo Ginga C é exatamente para conversores, não para televisores. Esses continuarão com a mesma obrigação anterior, de inserir o Ginga A. A não ser que algumas estejam pensando em disputar os cerca de 14 milhões de conversores que serão comprados para distribuição ao Bolsa Família.