WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Unicel: Crônica de um escândalo anunciado  -->  Índice de artigos e notícias --> 2005

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow!
[06/04/05]  O conselheiro Elifas Chaves Gurgel do Amaral oficializa o cargo de presidente da Agência Nacional de Telecomunicações.

O conselheiro Elifas Chaves Gurgel do Amaral oficializa nesta quarta-feira, 06/05, o cargo de presidente da Agência Nacional de Telecomunicações. A nomeação foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O mandato, entretanto, será limitado: até 3 de novembro de 2005. Elifas Gurgel integra o conselho diretor da Anatel desde 5 de novembro do ano passad, quando assumiu interinamente a presidência da agência com a saída de Pedro Jaime Ziller de Araújo.

Antes de ser conselheiro, Gurgel do Amaral ocupava o cargo de secretário de serviços de comunicação eletrônica do Ministério das Comunicações.

Graduado em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro e pós-graduado em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Amaral foi consultor de segurança do Banco Nordeste do Brasil entre 2003 e 2004.

Também atuou como subgerente de projetos especiais do Ministério da Defesa, executando projetos como o sistema de comunicações militares por satélite e o emprego de recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) no âmbito das Forças Armadas.

Ainda no Ministério da Defesa, chefiou o 1º Centro de Telemática de Área, organização militar do Exército responsável pelas telecomunicações e pela informática do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre (RS).

Integrou a Comissão Técnica responsável pelas especificações das urnas eletrônicas utilizadas, desde 1996, nas eleições. Foi, também, representante da Diretoria de Informática na Comissão do Exército Brasileiro responsável pela implantação do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).