WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Unicel: Crônica de um escândalo anunciado  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[16/07/08]  Anatel homologa planos comerciais da Unicel para SP - por Luiz Henrique Ferreira

A concorrência em São Paulo no mercado de telefonia celular vai esquentar ainda mais e até o final deste ano, cinco empresas - Vivo, TIM, Claro, Unicel e Oi - vão disputar a preferência do consumidor.

A quarta tele a entrar no mercado será a Unicel e sua operação deve acontecer logo, uma vez que ainda neste mês de julho vence o prazo de 12 meses concedido pela Anatel para o início das suas atividades comerciais.

Embora ainda não se saiba qual será sua estratégia comercial, a Anatel homologou nesta quarta-feira, 16/07, com publicação no Diário Oficial, dois planos da empresa. Um na modalidade pós-pago e outro no plano pré-pago. Com isso, a Unicel se junta a Vivo, TIM e Claro que já atuam em São Paulo. A quinta empresa será a Oi, que promete chegar a São Paulo no segundo semestre.

Dentro dos trâmites legais para atuar, a Unicel já comunicou a Agência o cumprimento das obrigações de cobertura estabelecidas no termo de autorização.

De acordo com o termo, a operadora era obrigada a comprovar cobertura nas cidades com mais de um milhão de habitantes, o que corresponde às cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco e ABC. Nesta etapa, a operadora não tem compromissos de atendimento, exigidos pela Anatel apenas no segundo ano de operação.

A empresa mantém um site na Internet "em construção". A Unicel surgiu no mercado como única candidata em um leilão realizado em fevereiro do ano passado pela Anatel.

Na época, executivos deram entrevistas afirmando que a empresa seria "a Gol da telefonia celular" - cogitou-se até a entrada da própria Gol no capital acionário da empresa, mas as negociações foram suspensas - com uma estratégia baseada em baixos custos para oferecer tarifas até 40% menores que as da concorrência.

A companhia foi criada pelo executivo americano Edward Jordan, que informou ter obtido os recursos para a operação junto a outros investidores norte-americanos. Para começar sua operação em 63 municípios de São Paulo, a Unicel divulgou que iria aplicar cerca de US$150 milhões apenas no primeiro ano de operação.