WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Unicel: Crônica de um escândalo anunciado  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[04/06/09]  Transit vai à justiça e pede a falência da Unicel (aeiou) - por Ana Paula Lobo

O pedido de falência - corre na Segunda Vara de Falências, em São Paulo - foi divulgado nesta quinta-feira, 04/06.

O Portal Convergência Digital procurou as duas empresas.
A Assessoria de Imprensa da Transit Telecom - nenhum executivo quis falar sobre o problema - revelou apenas que a questão envolve um contrato de empréstimo firmado entre as partes e que não foi pago dentro do prazo. Mas não revelou detalhes desse contrato, tampouco o montante envolvido - e se esse valor já foi pago ou não.

Por sua vez, a Assessoria da Unicel (aeiou) confirmou o litígio, mas preferiu não comentar a porquê da briga judicial, sob a justificativa de que o caso ainda está em andamento e não há um sentença.

Em janeiro deste ano, a Unicel do Brasil Telecomunicação comunicou à Agência Nacional de Telecomunicações que não iria efetivar a transferência parcial de seu controle societário para a Hits do Brasil Empreendimentos e Participações, cuja anuência havia sido dada pela Anatel através do ato 5.414 de 16 de setembro de 2008. Não houve acerto entre as parte. A HITS pagaria US$ 62 milhões para ficar com 49% do controle da operadora celular, que atua na região metropolitana de São Paulo.

A aeiou foi lançada em setembro do ano passado. Os investimentos na iniciativa foram estimados em R$ 250 milhões. No último ranking da Anatel, a Unicel detinha 0,001% de market share. Já a Transit Telecom é especializada em serviço de telefonia. É parceria da Skype no Brasil. Em março, enfrentou problemas com a Claro. O caso chegou a ser julgado no Conselho Diretor da Anatel, mas, oficialmente, não se sabe quais foram as providências tomadas pela Anatel. A Claro queria desconectar os clientes da Transit, por falta de pagamento da tarifa de interconexão.