WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Unicel: Crônica de um escândalo anunciado  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Página especial do Teleco
[08/12/12]  Unicel (aeiou)

Nesta página: Informações sobre a Unicel, operadora de celular na região metropolitana de São Paulo.

A Unicel é a operadora de celular da Banda E na região metropolitana de São Paulo (011). Ela adquiriu esta licença, como única proponente, em licitação da Anatel iniciada em 2005.

Ela foi inicialmente desclassificada por não ter depositado as garantias. Recorreu, no entanto à Justiça e em 12/04/2007 foi homologada vencedora pelo conselho da Anatel. O Ato nº 65.595, de 21 de junho de 2007, que expediu a autorização foi publicado em 25/06/2007, no Diário Oficial da União. O Termo de autorização foi publicado no DOU de 20/07/07.

A Unicel adquiriu também uma faixa de extensão de 2,5 MHz em 900 MHz.

A Unicel é de propriedade da família Melo da Silva e tem José Roberto Melo da Silva como presidente e CEO.

A Unicel passou por dificuldades para atrair investidores, mas em Mai/08 conseguiu fechar um acordo com o grupo árabe Hits que passou a deter 49% das ações da empresa, com opção de compra de 75% em três anos. A operação foi aprovada pela Anatel em Set/08.

O Grupo Hits atua na na Arábia Saudita e na África. Em Mai/08 o Grupo Hits assinou um MOU com a ZTE que passou a ser o parceiro estratégico para desenvolver operações na África e América Latina.

Em Agosto de 2008 a Unicel iniciou um período de teste comercial de sua operação e adotou o nome de "aeiou".

O lançamento comercial ocorreu em 8/09/2008. Na fase de testes a aeiou cadastrou 10.000 chips.

A Unicel chegou a ter 20 mil celulares em 2010, mas só reportou a quantidade de celulares até o 1T11 (16 mil).

Em 2012 a Naextel entrou com um pedido de anuência prévia na Anatel para a aquisição da Unicel.

A Anatel tem dado sinais de que não deve autorizar a venda da Unicel para a Nextel.

A Anatel notificou em 3/12/2012 a Unicel, que se encontra em local incerto e não sabido, sobre Procedimento para Apuração de Descumprimento de Obrigações – PADO nº 3500.010889/2011, dando o prazo de 15 dias para apresentação de sua defesa administrativa.

Diante deste quadro a Unicel conseguiu no dia 5/12/2012 um mandado de segurança da Justiça Federal impedindo o conselho diretor da Anatel de decidir sobre a anuência prévia em torno da venda da Unicel para a Nextel por um prazo de 10 dias.

Municípios de atuação da Unicel
Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi Guaçu, Morungaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista, Várzea Paulista