WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Unicel: Crônica de um escândalo anunciado  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[29/10/12]  Nextel quer comprar a Unicel, do marido de Erenice Guerra, ex- Casa Civil

A Unicel está atolada em dívidas, e não presta o serviço de celular há alguns meses. Nem a Anatel consegue achá-la

A Nextel,da operadora latino- americana NII Holdings Inc., entrou com pedido na Agência Nacional de Telecomunicações de compra da empresa Unicel do Brasil Telecomunicações Ltda para tentar aumentar sua participação no mercado da região metropolitana de São Paulo. O pedido deu entrada hoje, segundo o website da Anatel. O documento não dá mais detalhes da transação.

A Unicel, que operava com o nome fantasia Aeiou, recebeu autorização da Anatel em 25 de junho de 2007 para explorar a telefonia móvel na cidade de São Paulo e outros 63 municípios da região metropolitana, por 15 anos. Na época, a empresa apresentou oferta de R$ 93,8 milhões pela exploração do serviço móvel pessoal, valor mínimo do edital, disse a Anatel.

A Nextel pagou R$ 1,21 bilhão por 11 lotes da terceira geração que incluem coberturas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Com essa frequência, a empresa entra na concorrência com a Telefónica S/A, que controla a Vivo, a America Móvil SAB, dona da Claro, Tim Participações SA e Oi SA por usuários de internet móvel de banda larga.

Atolada em dívidas, a Unicel chegou a ser intimada pela Anatel para que seus procuradores aparecessem. A empresa é de propriedade do marido a ex-ministra Chefa da Casa Civil, Erenice Guerra, que caiu após denúncias de favorecimento. Não conseguiu iniciar as operações em São Paulo, fechou as portas e tem inúmeros processo na justiça por causas trabalhistas, tributárias e previdenciárias.

O mercado acha estranho a Nextel se interessar, agora, por esta empresa, cujas dívidas são muito maiores do que o único bem que a empresa tem, que é a frequência de São Paulo.