FERNANDO VILLELA

FERVIL

Foto da coluna "Sem fio" do WebInsider

Fernando Villela: Formou-se em jornalismo pela PUC do Rio; trabalhou no Cadê onde foi gerente de jornalismo e depois editor da revista online "Aqui"; foi diretor do iG, diretor de conteúdo do SeliG e participou da criação do Super iG; na mídia impressa, foi por dois anos editor da revista Internet BR; foi co-autor de "Deu no Jornal", editado pela PUC carioca; trabalhava atualmente na TIM, no Blah!.
Em 03/Janeiro/2000 criou o Grupo de Discussão e Debates "WirelessBR"; neste fórum foi concebido e organizado, de modo participativo e voluntário, o site do mesmo nome, "WirelessBR" e, posteriormente, a ComUnidade WirelessBRASIL.
 

  Notícia triste

Fernando Villela, o Fervil, aos 30.


Da imprensa
[27/07/2004]  


Morreu esta noite, no Rio, Fernando Villela, o Fervil, nome próximo ao grupo pioneiro da Internet brasileira.
Foi baleado em uma tentativa de assalto. Formado em
jornalismo pela PUC do Rio, trabalhou no "Cadê", onde foi
gerente de jornalismo e depois editor da revista
online "Aqui". 
Foi diretor do "iG", diretor de conteúdo do
SeliG e participou da criação do Super iG. Na mídia
impressa, foi por dois anos editor da revista Internet.BR. 
Foi co-autor de "Deu no Jornal"', editado pela PUC
carioca. Trabalhava atualmente na TIM, no blah!.


 ...Mobilete (Blog do Fervil)
 


 Yamica pelo Mundo


 WebInsider
 


Coleção de Mensagens de saudade veiculadas no Grupo WirelessBR
 


 ARTIGOS DO FERVIL

 [Clique para rolar a página]  

  Pontos de Rede Ambulantes

  Alô, E-mail?

  2000: O Ano da Comunicação Móvel

  O celular turbinado

  O banco do futuro, conectado em você

  Conexão total

  A metamorfose da internet móvel

  Poesia em SMS

  O comunicador pessoal móvel

   Zen e a arte da Internet móvel

   Olhou o longe e não viu o perto 

   A consciência da sua presença

   Os eremitas do laptop

  A Internet e o Cérebro Global 

  Passagem para a Era Digital


Artigo de Bruno Rodrigues, no WebInsider

27/07/2004 11:26
FerVil se foi

Perdemos Fernando Villela, ele que nos deu tanto.

Eu estava com meu filho no colo, fazendo hora em frente a um jornaleiro. Era 1996, e a edição da ‘Revista da internet.br’ olhava para mim, apenas esperando que eu a comprasse. E lá estava o Fernando, posando para a foto do editorial que ele assinava como editor da primeira publicação brasileira sobre internet. 

De lá pra cá, FerVil acompanhou minha vida, e eu a dele, em alguns momentos à distância, em outros bem de perto. Estive com ele há poucos dias, no grupo de estudos de webwriting. Ele havia aceito o convite para participar, e em nossa última troca de e-mails, eu pedia: “não some, cara, eu sinto falta de você, e toda a nossa área carece de sua inteligência”. O Fernando brincou: “Não se preocupe, não, Bruno – ressuscitei de vez”. 

Quando lancei meu livro, pedi que o Fervil escrevesse o prefácio. Só podia ser ele, mais ninguém. Ele era a minha referência. No meu primeiro curso de webwriting, foi FerVil que chamei para ministrar uma palestra. Ele estava de malas prontas para ir trabalhar em São Paulo, no iG, e me perguntou se eu achava que ele devia mesmo ir. “Fernando, sou suspeito”, disse. “Você só tem a acrescentar, em qualquer lugar”. 

Nos reencontramos aqui, na Webinsider, e passamos mais de um ano – eu, ele o Vicente – querendo marcar um almoço que nunca saiu. Há pouco mais de um mês, ele reapareceu no meu curso, como aluno. Quando adentrou a sala, parei tudo, e, num misto de brincadeira e reverência, perguntei: “Você veio me dar aula, não é?”. FerVil ficou vermelho. “Só pode ser brincadeira, Fernando!”. Era - e não era. Ele queria se reaproximar do jornalismo online, do webwriting, do bom e velho mercado, após alguns anos trabalhando com conteúdo para telefonia celular. E queria entrar de cabeça no meio acadêmico. “Você sabe que deixou uma lacuna”, eu disse. “Os estudantes precisam de você”. Ele só sorriu. 

Na noite desta segunda-feira, FerVil foi assassinado em uma tentativa de assalto, dentro do carro, ao sair do trabalho. Assim, de um jeito que não merece mais uma linha de explicação. 

Realmente há algo mais a dizer? [Webinsider


Nota do editor: Fernando era das pessoas mais doces e inteligentes que conheci na vida. Um amigo muito querido e que tantas vezes me incentivou a ajudou a criar e manter o Webinsider e tantas outras coisas impossíveis de serem ditas (Vicente Tardin) 
 


Luto e homenagens na despedida do jornalista Fervil


Último Segundo

17:39 27/07
Redação
RIO - O corpo do jornalista Fernando Villela de Andrade Neto, o Fervil, de 30 anos, foi sepultado na manhã desta terça-feira no São João Batista, no Rio de Janeiro. O diretor-executivo da empresa Blah!, que presta serviços para operadoras de celular, foi assassinado na noite de segunda-feira, no Largo de Santo Cristo, com um tiro no peito.

Fervil foi um dos pioneiros da internet no Brasil e da implementação de tecnologias de conteúdo móvel. Formado em jornalismo pela PUC do Rio, é co-autor do livro 'Deu no Jornal', editado pela PUC carioca, e por dois anos foi editor da revista Internet BR, considerada a primeira publicação sobre internet no Brasil.

Protagonista da primeira geração da internet do Brasil, trabalhou no Cadê, onde foi gerente de jornalismo e depois editor da revista online Aqui. Em 2000, participou do lançamento do portal iG, como diretor de tecnologia, diretor de conteúdo do SeliG, além de participar da criação do Super iG. Atualmente trabalhava no Blah! e no projeto de uma revista sobre produção de conteúdo e novos aplicativos para celular.

A morte de Fervil chocou os amigos, parentes e colegas de trabalho. A Blah! não abriu as portas do escritório no edifício empresarial Number One, na Praça Mauá, em luto pela morte do colega. O Selig colocou uma homenagem na sua página na internet e no portal waap. "Fervil, agradecemos e reverenciamos seu empenho e sua genialidade", diz o texto. "Ele tinha um espírito de visão de futuro, estava sempre olhando muito a frente dos outros ", afirma Fábio Koiti, do Selig. Os colegas o descrevem como "sonhador" e "visionário". "Ele produziu o primeiro portal de internet móvel, que ficou pronto dois meses antes das operadoras colocarem no mercado nacional os aparelhos com essa tecnologia", afirma Koiti.

"O Fervil era um cara visionário, iluminado. Ele tinha uma capacidade absurda; era a pessoa que mais consumia informação que eu já conheci", conta uma grande amiga e idealizadora do projeto da Revista Internet.br, Jaqueline Pedreira. "O mais impressionante é que ele vivia com pressa. Vivia agitado, como se soubesse que sua vida seria curta", conta ela. 

Na sua apresentação no Orkut, Fervil se definia como "A ciborg flaneur, walking around the Earth, swimming in the Noosphere", algo como um ciborg navegante, andando ao redor da Terra e nadando na noosfera". No mesmo Orkut, onde há o registro de 469 amigos, Fervil é descrito como um "campeão de sinapses virtuais" e "sinônimo de internet no Brasil".

No blog da amiga Yami Trequesser, textos de Fervil foram postados junto com mensagens de saudade. "Nos 4 anos que passamos juntos aprendi muito com você e fui muito feliz. Evolui, passei de um mero ser humano normótico para uma célula sináptica pensante e borbulhante no universo de Gaia, como você costumava dizer", diz. "Menino Fervil, aquele que via grande, que tinha capacidade de mudar as pessoas, de trazer luz, alegria, esperança, coração grande, atitude humilde, único, inigualável, virginiano, arrumado, mania de consertar o cabelo no espelho com os olhos semi-fechados".

Num dos seus últimos posts, no seu blog pessoal, Fervil faz uma defesa da procura do desconhecido e da renovação permanente da vida "que não tem limites". 

"Preciso urgente entrar em um curso de mergulho. É fundamental não ter medo de ir mais fundo, conquistar novos territórios e se deslumbrar com as maravilhas da Natureza", dizia. "Sei que não consigo fazer tudo que quero, sei que não dou conta, que não consigo me organizar direito porque é impossível fazer tudo ao mesmo tempo, que é imprescindível escolher prioridades, que eu fico igual um doido porque não dá para gerenciar tantas frentes abertas todos os dias, que ninguém consegue viver em perfeita sanidade mental só procurando expandir os caminhos e possibilidades a cada segundo - mas, na moral, azar. Nada disso importa. O que não dá é pra ficar adiando eternamente nossas vontades, esperando 'um dia' chegar, o vento passar, a poeira baixar. Prioridade é vontade mais coragem, sobre responsabilidade".

O Crime

Fervil morreu quando voltava do trabalho e seguia em direção ao seu apartamento recém-adquirido em Laranjeiras. Ele dirigia seu Peugeot 206, placa LNI-5825, quando foi abordado por um homem armado em frente à praça. O jornalista foi atingido com um tiro no peito e morreu na hora.

O carro, desgovernado, ainda percorreu pelo menos 70 metros, atravessando o canteiro da Rua Waldemar Dutra e atingindo uma árvore do outro lado da pista. A delegada Evanora Moraes, titular da 4ª DP (Central), que vai conduzir as investigações, disse que não vai descartar nenhuma hipótese para o crime. Ela acredita, porém, que Fervil tenha sido vítima de uma tentativa de assalto, já que o vidro estava fechado e, aparentemente, o jornalista tentou arrancar com o carro no momento da abordagem. 

Uma testemunha, que não quis se identificar, disse que viu uma motocicleta caída, na esquina da praça, no momento do disparo, mas não soube dizer se teria sido usada pelo assaltante. Quando a polícia chegou ao local, não encontrou o veículo descrito pela testemunha. 

Confira alguns textos de Fernando Villela

Mobilete! (Blog de Fervil)

A Internet e o Cérebro Global

Passagem para a Era Digital

Os Eremitas do Laptop


Morre Fervil

No mesmo dia em que Folha e O Globo descobriam o Orkut, morria o Fervil, no Rio de Janeiro. Pioneiro do jornalismo virtual no Brasil, Fervil, ou Fernando Vilela, 30 anos, foi um dos fundadores da revista Internet.br, editor do Aqui!, o site de variedades do Cadê, passou pelo iG e até há pouco trabalhava como Diretor de Conteúdo do Blah, portal de telefonia celular da TIM.

A imprensa mostrou que não precisa ser ensinada novamente. Os obituários do Fervil já na terça-feira (27/7), continham diversas referências ao seu perfil no Orkut.

Disse o Último Segundo, do iG, em "Luto e homenagem na despedida do jornalista Fervil"(http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6236465693197532819 ):

"Na sua apresentação no Orkut, Fervil se definia como ‘a ciborg flaneur, walking around the Earth, swimming in the Noosphere’, algo como um ciborg navegante, andando ao redor da Terra e nadando na noosfera. No mesmo Orkut, onde há o registro de 469 amigos, Fervil é descrito como um ‘campeão de sinapses virtuais’ e ‘sinônimo de internet no Brasil’."

Blogs de pessoas mortas

Em outra coluna, escrevi sobre o cada vez mais comum (e mais macabro) fenômeno dos blogs das pessoas mortas [veja remissão abaixo]. Afinal, o que acontece com um blog de uma pessoa que morreu? Simples: ele transforma-se em verdadeira peregrinação virtual, em um mural de recados para o outro mundo. E foi exatamente o que houve com o Fervil.

Seu recente blog – Mobilete (http://fervil.blogspot.com/ ) – tinha sido criado para comemorar sua mudança para um novo apartamento, em Laranjeiras. O último post (http://fervil.blogspot.com/2004/07/segredo-de-estado.html) é da madrugada antes de sua morte, sobre uma campanha para que o governo libere informações sobre OVNIs.

O Mobilete recebia, em média, menos de 100 visitas por dia mas, só nas 48 horas seguintes à morte de Fervil, o blog recebeu 4 mil visitantes. Amigos, fãs e anônimos já deixaram mais de 60 comentários no blog, a maioria falando diretamente ao Fervil: "Vai em paz companheiro, que a tua vida do outro lado seja tão ou mais proveitosa como a que viveste aqui."

Mas a que bateu mais fundo, pelo menos em mim, foi essa aqui: "Gostaria de inventar um e-mail que uma vez enviado, pudesse chegar ao seu destinatário com um dia de antecedência", dizia.


ARTIGOS DO FERVIL

[Clique para rolar a página]

 [25/10/1999]    Pontos de Rede Ambulantes

 [03/12/1999]   Alô, E-mail?

 [07/01/2000]   2000: O Ano da Comunicação Móvel

 [07/01/2000]   O celular turbinado

 [17/03/2000]   O banco do futuro, conectado em você

 [05/09/2000]   Conexão total

 [16/12/2001]   A metamorfose da internet móvel

 [28/05/2001]   Poesia em SMS

 [03/05/2001]   O comunicador pessoal móvel

 [19/03/2001]   Zen e a arte da Internet móvel

 [13/02/2001]   Olhou o longe e não viu o perto 

 [27/04/2004]   A consciência da sua presença

 [28/07/2004]   Os eremitas do laptop

 [--/--/----]    A Internet e o Cérebro Global  (publicação original aqui)

 [--/--/----]    Passagem para a Era Digital ( publicação original aqui)


 

Pontos de Rede Ambulantes

Publicação original: Site AQUI
25 de Outubro de 1999

 
Socorro!!! Entupiram meu cérebro com lixo!
 
Os seguidores de McLuhan estavam certos, os computadores são extensões do nosso circuito cerebral.
 
O que pouca gente se dá conta, sobre o Ciberespaço, é que quando se mistura o homem, o computador e as Redes, bom, não são apenas os computadores que estão dispostos em Rede, mas principalmente os nossos próprios cérebros, realizando sinapses digitais uns com os outros.
 
Devido ao crescente grau de interação entre o nosso corpo e o mundo virtual, o tecnoguru Jean Paul Jacob, da IBM, profetiza que em breve nos transformaremos em algo como "pontos de rede ambulantes". Quando me dou conta da quantidade de informações que consumo diariamente, seja por força da profissão, gosto pessoal ou puro vício mesmo, reconheço como ele tem toda a razão.
 
A cada instante que passa, somos mais bombardeados com avalanches de informações, incessantemente, de todos os tipos, sons, cores e sabores.
Como essa é a verdadeira natureza de nossa espécie, processar informação, vamos então ficando embebecidos, insaciáveis, sempre querendo assimilar mais e mais dados -- e embora intoxicados, não nos damos nunca por satisfeitos...
 
O homem moderno acaba assim transformando-se em um verdadeiro "medium", por onde transitam as torrentes de letrinhas, bits, sopas de imagens e projeções ideológicas despejadas pela mídia, ou circulantes na sociedade. Chips humanos, neurônios de Gaia (a Terra), na verdade somos, e seremos mais a cada momento, pontos de rede ambulantes. Organicamente transportamos o DNA pelo Tempo, virtualmente carregamos informações pelo Espaço. 

Constantemente Conectados
 
O ser humano digital, inegavelmente, é um cyborg que perambula pelas cidades recheado de dispositivos de apoio: revestimento da superfície, relógios, pisantes, celulares, Pilots, bips... As novidades tecnológicas vão aparecendo, logo em seguida surgem outras novas, e esse círculo vicioso aos poucos envolve nossas vidas em uma malha eletrônica, sem percebermos direito, ou entendermos o real motivo.
 
Hoje já contamos com telefones móveis, PCs desktops e Internet integrados ao cotidiano, uma parafernália prática que aumenta nossa capacidade física de comunicação, nossa velocidade em receber, digerir, e extravasar conhecimento. Mas o assustador (sim, terrível!) é que isso tudo é só o começo!
 
Os Mp3Mans, pelo visto, estão agora na moda, com novas versões captando FM e gravando voz. Já os micros, cada vez mais micros e menos computadores, são aprimorados para se adaptarem ao nosso organismo ou se condicionarem ao ambiente em que vivemos, reduzidos e integrados ao dia-a-dia, através dos conceitos de "Wearable" e "Invisible" computing. Antes disso, ainda vem aí a WML (Wireless Markup Language), com a missão de transportar as possibilidades interativas da Internet para dentro dos telefones celulares.
[ Alô, curiosos: para se aprofundar em WML visite o W3C ]
 
A pergunta é: até que ponto precisamos realmente de tudo isso, de estarmos constantemente plugados? O ser humano da sociedade da informação, Homo Digitalis, será mais esperto, inteligente, e evoluído, com o auxílio de todo esse aparato informacional? Ou será ainda mais burro, de tanto viver perturbado, desconcentrado com o bombardeio contínuo de informações fragmentadas ? Quem virar escravo da tecnologia, ao invés de usá-la, estará próximo de se tornar uma verdadeira besta quadrada, ambulante e conectada, envolta em uma camada de dispositivos eletrônicos, 220 volts na forma, e ZERO bytes de conteúdo.
 
Necessito com urgência aumentar a largura de banda do meu cérebro, sob o risco de pirar, torrar meus neurônios, sofrer um curto-circuito. Já deu tilt, ando meio instável, "desfocado" (como o Robin Williams no filme "Desconstruíndo Harry", de Woody Allen), prestes a entrar em pane geral.
 
Pensando bem ( plim! ), o lance é esquecer tudo, deletar os e-mails, fazer backup das paranóias e viajar sem culpa para o meio da natureza, desconectando-se das informações online para re-ligar o fio-terra, a conexão primordial com a fonte de vida. Refletir se estamos preparados para o upgrade, e qual será o impacto dessas mudanças sobre o nosso comportamento.
 
Falando nisso: alguém sabe aonde eu encontro os novos modems de 2 MPs (megas por segundo!), daqueles sem pilha e que ligam pela nossa orelha, direto no cérebro? 

Bem vindo ao futuro... Sente-se, puxe uma cadeira, balance as orelhas e abra o seu cérebro! A comunicação digital explodiu.
 
A Internet trouxe novas possibilidades para a vida moderna, mas isso foi só o começo... Estamos vivendo então um novo momento histórico -- onde, pouco depois de vermos a Rede-Mãe invadir a intimidade de nossas vidas, presenciamos a imersão do nosso organismo e do dia-a-dia urbano em um complexo ambiente comunicativo digital. A cada dia, a cada segundo, estaremos mais e mais permanentemente conectados.
 
WIRELESS (= "transmissão sem fio") é a nova buzzword, a palavra de ordem do momento. Se ligue AQUI! e venha acompanhar conosco as últimas novidades que estarão modificando a sua maneira de viver, pensar, sentir, e se comunicar.
 
Pagers que recebem e-mails e notícias, celulares integrados à Internet, PalmPilots, carros e geladeiras conectados, a casa do futuro, "Wearable" e "Invisible" computing, estações de Mp3 e Mp3Mans, enfim, vamos falar AQUI! de tudo que tenha a ver com a "nova" presença do mundo digital no cotidiano, na sua vida diária.
 
Não só estaremos abordando as parafernálias e tecnologias envolvidas, mas principalmente discutindo o lado prático da coisa, mostrando como ela vai afetar nosso comportamento, quais os impactos do mundo wireless sobre você e seus vizinhos, ou seja, sobre o indivíduo e a sociedade.
 
AGUARDE! [ Mês que vem... ]
WAP e WML: enfim você irá entender como a Internet vai caber dentro do seu telefone celular!
 
Fernando Villela, o FerVil , é Gerente de Jornalismo do Cadê?, responsável pelo desenvolvimento do novo serviço Cadê?Notícias. Foi um dos principais criadores do site AQUI! e, com a Jaqueline Pedreira, da revista Internet.BR.

----------------------------------------------

Os Leitores Ligadões
Reflexões sobre Pontos de Rede Ambulantes 

---------------------------------------

 
 
From: Leonardo N. de Deus
Subject: Adorei o artigo de estréia!
Creio ter ficado muito bem sintetizado o espírito atual da nossa sociedade nesse final de milênio. Hoje, estamos conectados a todo o mundo praticamente o tempo todo. E creio que essa é uma grande vitória da nossa sociedade.
 
Felizmente, ainda não usamos dispositivos eletrônicos permanentes, o que nos deixa margem para curtir uma praia de vez em quando ou acampar no meio do mato sem que nosso companheiro de trabalho lá de Cingapura tenha possibilidade de nos chatear com alguma mensagem urgente.
 
Se bem usada, essa tecnologia nos traz muita liberdade. Lembro-me das incontáveis vezes em que vi meus pais e várias pessoas próximas ficarem em casa aguardando um telefonema. Hoje a pessoa dá o número do celular e pronto! E se estiver ocupado cai na secretária eletrônica.
 
Na faculdade onde estudo, praticamente todos têm celular e e-mail. Isso nos facilita muito a coordenação dos trabalhos em grupo, com o compartilhamento de documentos entre os participantes de forma ágil e dinâmica. Pena que ninguém tenha tempo de se reunir pessoalmente...pois acabamos assumindo uma série de compromissos e atividades para o tempo extra que ganhamos.
 
Paradoxalmente, quanto mais tempo ganhamos graças à tecnologia, mais ocupados ficamos. Infelizmente, vemos muitos maus usos da tecnologia. Centenas de milhares de hackers, crackers, lammers, criadores de vírus, e mais o lixo da sociedade, como a pedofilia, são encontrados na Internet.
 
Vemos pessoas que são capazes de comprar um Pentium III 500MHz com DVD apenas para navegar na Internet e assistir filmes. Adultos que ficam ligados permanentemente na Internet em mundos de fantasia, como Ultima Online, jogando com pessoas que jamais irá conhecer pessoalmente e se "esquecendo" de cumprimentar o vizinho do lado, do qual sequer conhece o nome.
 
O risco é terminarmos sozinhos nessa estrada digital com os bolsos cheios de bits e a mente vazia de sonhos e esperanças. Cabe a cada um cuidar do seu futuro e decidir o que quer realmente para si, ainda que para isso seja necessário abdicar dessa tecnologia toda e ser capaz de andar no parque de vez em quando sem o uso dessa parafernália eletrônica.
Congratulações!
Leonardo N. de Deus

------------------------------------------

From: Andrea Ramal
Subject: Ja vi!
Oi, Fernando, tudo bem?
Quero te dar meus sinceros parabéns pelo texto que você escreveu na coluna Wireless. Eh algo muito diferente de tudo o que tenho lido na WEB - para falar a verdade, considero destinado a um seleto público que tem inteligência e conhecimento suficiente.
 
Realmente, McLuhan foi um visionário... No doutorado tenho estudado muito essa releitura de seu pensamento, sentindo maior afinidade com as análises de Pierre Levy do que dos "apocalipticos" como Jean Baudrillard. Gosto da posição de Levy, que reconhece que podemos nos limitar a lamentar o declínio da cultura e do pensamento, ou, tomando como referência um tempo e uma cultura congelados numa pseudoessência que não existe mais, desesperar-nos com a "barbárie tecnocientífica". É mais difícil, porém também mais útil, escreve Lévy, "... apreender o real que está nascendo, torná-lo auto-consciente, acompanhar e guiar seu movimento, de forma que venham à tona suas potencialidades mais positivas".
 
Acho que seu texto eh interessante porque nos leva a pensar para além dele, abrindo novas janelas. Valeu!
Um abraco,
Andrea.
 

 

Alô, E-mail?

Publicação original: Site AQUI
03 de Dezembro de 1999

 
Informação a Tiracolo
 
A nova tendência tecnológica é carregarmos, junto do nosso corpo, informações. Telefones celulares, no Brasil, já recebem mensagens curtas de texto, via Internet. 
 
O ser humano sempre transportou informações pelo tempo e espaço. Mas, a partir de agora, com a Revolução da Informação, nós iremos carregar também megabytes de informação digital, junto do nosso organismo. Aonde formos, de um lado para o outro, poderemos consultar facilmente esses dados - assim como fazemos hoje, olhando o relógio digital, atendendo ao celular, ou consultando a agenda eletrônica.
 
A Informação que você quer direto no seu bolso
Através de equipamentos portáteis, ou mesmo adaptados ao nosso vestuário, teremos acesso instantâneo às informações armazenadas literalmente sobre nosso corpo, em formato digital: textos, imagens, som e músicas em MP3 - e, depois, até vídeos, por quê não? O mais bacana de tudo: poderemos comunicar sem mistério essas informações com a Grande Rede, e vice-versa, estando praticamente online durante todo o tempo - constantemente "plugados". A Internet será cada vez menos uma mera "rede mundial de computadores", para se tornar principalmente uma rede planetária de seres humanos interconectados.
 
A complicada missão de "instalar" essa realidade digital-ambulante no organismo das pessoas foi consagrada sob a responsabilidade dos telefones celulares. E não à-toa: trata-se de uma decisão estratégica de comum acordo, envolvendo as principais empresas de telefonia, informática e telecomunicações do planeta. Como assim? Vamos lá...
 
É uma jogada esperta. Conquistar o gosto e, mais ainda, o hábito dos usuários é um fator fundamental - e traumático - para o sucesso de qualquer nova tecnologia. A essa altura do campeonato, os celulares já viraram um item de uso cotidiano, onipresentes na vida urbana. Torna-se portanto muito mais fácil, para o mercado, embutir novas possibilidades neles e vender o "upgrade" ao público, do que convencer a sociedade dos reais benefícios de algo diferente, para ainda depois ter que criar a necessidade de consumo de novos aparelhos. Afinal, os telefones celulares são um sucesso absoluto, emplacaram definitivamente.

E-Mail nos Celulares
 
A tão esperada integração total da telefonia móvel com a Internet está a caminho. Enquanto isso... muitos aparelhos digitais já possuem infra-estrutura tecnológica para viabilizar o início dessa fusão. E mais: as companhias telefônicas acabaram de lançar serviços, em diversos estados brasileiros, possibilitando a recepção de mensagens curtas de texto ("SMS", short messages) no visor do celular.
 
As short messages são * muito * semelhantes ao funcionamento dos pagers. As mensagens escritas podem ser disparadas pela operadora, por um remetente qualquer via Web ou, em alguns casos, também por e-mail. Outra novidade interessante, possível com as short messages, é o recebimento de notícias no celular (cotações do mercado financeiro, notícias gerais, dicas diversas, etc...). 
 

Mídiamorfose 
 
Vem aí o papel digital!!!
A imagem acima, montagem da revista canadense Shift ainda não é realidade.
Mas, sem dúvida, nos ajuda a visualizar um pouco como será o "papel" do futuro, e deixa a gente com água na boca!!!
Essenciais ou supérfluas, as chamadas Short Messages são apenas a ponta do iceberg - tenha certeza absoluta disso! O início de um processo irreversível, que vai cada vez mais integrar o nosso corpo com a tecnologia digital. Além de sangue, teremos correntes de bits circulando da cabeça aos pés... =:-o
 
Você pode achar estranho, mas existem renomados "pensadores" defendendo que essa será de fato a próxima etapa da evolução da vida inteligente sobre o planeta: uma simbiose do sistema biológico revestido com dispositivos eletrônicos, ou melhor, um complexo ciber-orgânico de informações, além da nossa compreensão, que vai superar em muito as características e capacidades de um mero Homo Sapiens. Descendendo da nossa espécie, haverá uma outra...uma nova espécie. Serão os Homo Digitalis, homens cibernéticos, mas você já pode chamar de ciborgues (= organismo cibernético).
 
" Não somos o último produto da evolução. Existe alguma coisa vindo depois de nós, e eu imagino que seja algo maravilhoso. Mas nunca conseguiremos compreender o que será isto, assim como uma larva não pode entender sua transformação em borboleta. ".
[ Danny Hillis, in Wired 6.01 (Janeiro/98) ]
 
[ P.S. ] Em tempo! A Ericsson acabou de anunciar o lançamento de um plugin MP3 para os celulares. É um pequeno MP3 player, que funciona junto aos telefones, tocando enquanto você não estiver em uma ligação. Escute mais sobre isso, clicando bem [ AQUI! ]

Fernando Villela, o FerVil, é um neurônio planetário que transporta informações pela superfície terrestre.
 


2000: O Ano da Comunicação Móvel

Publicação original: Site AQUI
07 de Janeiro de 2000

O ano 2000, pode escrever isso, será o grande ano da informação "wireless". A partir daí a comunicação passará a estar sempre disponível junto de nosso corpo, a qualquer momento, em qualquer lugar ("Anytime, Anywhere"). 

Feche os olhos. Imagine um mundo onde a informação circula em velocidade máxima, e fica disponível junto ao seu organismo, esteja você aonde estiver, seja quando for.
 
Acessar a Internet já não é mais um privilégio dos computadores: a Rede está então disponível através dos videogames, dos carros, eletrodomésticos, televisão, geladeiras, elevadores, handhelds, palmtops, e até mesmo via o seu telefone celular. Agora, abra os olhos. Ajuste o foco da sua vista. E acorde, porque essa realidade pulsa muito mais próxima de nós do que você pensa.
 
As novas tecnologias wireless estão definidas, prontinhas para invadir o mercado. WAP (Wireless Application Protocol), WML (Wireless Markup Language), BlueTooth, e outras novas siglas podem ainda soar estranhas para muitos -- mas no final do ano 2000 serão termos bem conhecidos do grande público.
 
A comunicação digital ambulante, sem fio, não é mais coisa do futuro, pertence sim ao nosso presente. Até o momento estávamos ouvindo promessas e sendo apresentados superficialmente às novidades que vêm por aí. Só que a tecnologia anda rápido, mal percebemos, e quando nos damos conta, já estamos imersos na realidade que fora anunciada.
 
O ano 2000, sem dúvida alguma, será conhecido como o ano da explosão wireless. A Internet foi um grande fenômeno no final do milênio, se inseriu na sociedade da informação de uma maneira incisiva e revolucionária, e vai continuar se expandindo, conquistando cada vez mais espaço. O próximo passo, desse processo irreversível, é a descentralização da Rede-mãe, que passará a estar presente em aparelhos, lugares e objetos dos mais variados possíveis.
 
A disseminação do chip BlueTooth, da Ericsson, dará ainda um novo impulso para ajudar a retirar a Internet para fora do desktop. O BlueTooth é uma tecnologia que possibilita facilidade máxima na interação e transmissão sem fio das informações digitais. Com esse chip em nossas vidas estaremos ultrapassando para uma nova etapa na Revolução Digital, e a partir daí as possibilidades passam a ser tão vastas, que só pensar no assunto nos faz sentir como se, enfim, tivéssemos vivendo em uma nova sociedade, àquela que esperávamos tanto quando viesse o ano 2000. Pensando bem, o ano 2000 realmente chegou, e embora o ser humano não tenha evoluído o bastante - infelizmente... - a tecnologia continua nos oferecendo belas surpresas. 

A Rede vai sair definitivamente de dentro dos computadores para invadir nossa casa, para estar bem próxima do nosso corpo. Será mais simples, então, compreender o que de fato a Internet sempre foi: uma rede planetária de pessoas e informações - conectadas entre si pela comunicação digital. A "rede mundial de computadores" nunca foi a verdadeira Internet, e sim o veículo, a infra-estrutura que a possibilitou, o suporte físico para que a Internet em essência (o complexo coletivo de indivíduos + megabits de informação) se materializasse. 

A n t e n a ! Captando no ar as novas tendências

 
O Crusoé vem aí!
 
No próximo dia 19 de janeiro... O chip revolucionário, misterioso, da Transmeta está na boca do forno! "Nós repensamos o microprocessador para criar um novo mundo móvel" - instiga o site, numa mensagem nada reveladora, que promete algo revolucionário.
 
Nada demais? Bom, a Transmeta recebe altos investimentos do milionário Paul Allen e tem como funcionário ninguém menos que Linus Torvalds, ele mesmo: o criador do Linux. Fucei no código fonte da página (HTML), onde se esconde a seguinte mensagem "oculta":
 
<<- Yes, there is a secret message, and this is it: Transmeta's policy has been to remain silent about its plans until it had something to demonstrate to the world. On January 19th, 2000, Transmeta is going to announce and demonstrate what Crusoe processors can do. Simultaneously, all of the details will go up on this Web site for everyone on the Internet to see. Crusoe will be cool hardware and software for mobile applications. Crusoe will be unconventional, which is why we wanted to let you know in advance to come look at the entire Web site in January, so that you can get the full story and have access to all of the real details as soon as they are available. ->>
Leiam mais sobre o Crusoé na matéria que saiu na WebWorld/IDG. 

"E" já passou!
 
O prefixo "e" (ou "i" de Internet), já "e"ra.
No lugar do "E" (e-business, e-commerce,etc...), agora chega a vez do "W": w-business, w-commerce, wap, wml, w-etc... Outros preferem o "M" (de "mobile", móvel), mas aí é só questão de inverter a letra, plantar bananeira.
Já o w-slogan (ok, ok, ou o m-slogan) da comunicação digital móvel é uma unanimidade, entre as empresas e o público: "Anytime, anywhere", em qualquer lugar, a qualquer momento. 

Wireless 2000
 
Entre 28 de Fevereiro e 1º. de Março vai rolar em New Orleans, Lousiania, o megaevento Wireless 2000, com presenças de Nelson Mandela ( ? ) ao todo-poderoso "Tio" Bill Gates! "Tudo o que você precisa para sobreviver nos negócios HOJE, enquanto vai se preparando para as oportunidades de AMANHÃ" , registra a capa do site. Confira a programação e o que vai acontecer por lá, AQUI! 

MobiSphere
 
Não, não é um tamagotchi para adultos!!!
 
A imagem acima é do MobiSphere, uma espécie de comunicador móvel (incluindo Internet e videofone), que deve estourar ainda nessa década, depois do ano 2005.
 
A pequenina esfera portátil é fruto de uma parceria entre a Siemens e NEC ( leia mais sobre a joint venture AQUI! ) , que acessa à Internet, checa e-mails e, lógico, cabe no bolso do paletó. ;-) 

Nova guerra dos browsers?
 
Vem aí o MME, o Microsoft Mobile Explorer, versão wireless do MS Internet Explorer. O MME é baseado em tecnologia WAP e além de interface gráfica para navegar na Web, terá suporte para e-mail, Short Messaging, e comércio eletrônico. Inclui agenda de contatos, calendário e até um media player, e contará ainda com um utilitário especial para voice-mail.
 
O lançamento está previsto para o segundo trimestre do ano 2000, e tudo indica que o MME vai chegar realmente com vontade de tomar conta do mercado, porque parece (e tem tudo para) ser show de bola, com a intenção (A-há! Elementar, meu caro Webson...) de se tornar o navegador padrão dos celulares. Para saber mais sobre o MME, confira em: http://www.microsoft.com/wireless/ .
 
No emergente universo sem fio, até então, o UPBrowser (da Phone.Com) reinava soberano. Mas a Micro$oft não dorme no ponto, e chegou arrasando, anunciando inclusive, no mesmo dia ( ! ) em que divulgou o MME, a criação de uma aliança com a sueca Ericsson - que já passará a adotar o Mobile Explorer em seus próximos aparelhos. Hummm... Já vi essa história antes... Será que o UpBrowser vai fazer o papel do Netscape Navigator, na guerra dos browsers sem fio? Detalhe: o MME é baseado no ( argh!! ) sistema operacional Windows CE. 

BlueTooth
 
O revolucionário chip para comunicação móvel da Ericsson atravessa o milênio com ares de onipresença. A Intel demonstrou no final de 99, nos Estados Unidos, dois notebooks trocando dados entre si utilizando a tecnologia Bluetooth , sem nenhum tipo de cabo entre os equipamentos. Preparem-se, caros leitores, porque já no ano 2000 os produtos com o chip azul irão, literalmente, invadir o mercado.
 
Recentemente, quatro grandes companhias (3COM, Lucent, Microsoft e Motorola) anunciaram a adesão ao consórcio BlueTooth, se unindo às outras gigantes do mesmo porte, além da Ericsson, como IBM, Intel, Nokia e Toshiba. Já são mais de 1300 empresas no grupo interessado em desenvolver aplicações com essa tecnologia. Ou seja, é uma realidade plena do emergente mercado sem fio (wireless), e em pouquíssimo tempo todos nós teremos esse chip presente em nossa casa, em nossas vidas. Se você ainda está por fora, não perca tempo, conheça logo tudo sobre BlueTooth, em português e sem mistérios, na nossa matéria exclusiva AQUI! 

StarMedia Móvel
 
A StarMedia aposta tanto na difusão da Internet para equipamentos portáteis que criou uma divisão especial para cuidar do assunto, a StarMedia Móvel.
A nova divisão surgiu com a aquisição da empresa PageCell International Holdings, fornecedora líder de softwares aplicativos para operadoras de telecomunicação sem fio na América Latina, com tecnologia em plataformas de servidores móveis na Internet e serviços de portais sem fio.
A StarMedia Móvel já lançou no país um serviço em parceria com a Telemig, o Celular Online, andou contratando pessoas estratégicas no Brasil e está agora em fase de teste e negociações finais com diversas outras operadoras. Parece que em breve, muito em breve, teremos novidades...
Nós vamos ficar de olho AQUI!, para ver o que eles aprontam! ;-)

Fernando Villela, o FerVil, não tem fio, mas vive ligado na próxima onda da comunicação móvel. É um cérebro aéreo, buscando melhorar a cada dia sua conexão com o Akasha, a rede cósmica do conhecimento milenar
 

O Celular Turbinado

Transcrição de artigo publicado no [web insider] em 12/09/2001
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/963

A internet móvel brasileira vai ferver em 2002.

“As interfaces homem-máquina do futuro poderão variar em forma e função, mas uma reforçará a outra. Operarão em níveis mais elevados, mais próximos do modo como as pessoas naturalmente pensam e interagem.” Michael Dertouzos

A volta de apresentação está acabando, em breve finalmente será dada a largada. O mercado de internet mobile aqui no Brasil está prestes a entrar em ebulição, agora em 2002.

A gigante conhecida como Portofônica (Portugal Telecom + Telefônica) sabe bem disso e não quer perder tempo, tanto que estréia nos próximos meses a moderníssima rede CDMA1x, evolução do padrão CDMA correspondente a 2,5G - que está fazendo barulho bom na Coréia.

A nova rede permite a transmissão de dados em até 144 Kbps (!) no seu celular, isto é, o dobro do acesso dial-up do desktop caseiro e dez vezes mais do que o WAP convencional. Além disso, utiliza tecnologia de pacotes, a exemplo do i-Mode da DoCoMo, o que amplia a sensação de maior velocidade. Com isso, o seu celular fica always on, isto é, permanentemente “ligado na rede”.

Você clica e pronto, sem aquele intervalo de “estamos fazendo contato”. Bem comparado, é como se o WAP de hoje fosse a sua conexão à internet via telefone, e o CDMA1x o acesso banda larga, sempre conectado.

Fabricantes como a LG e Samsung já anunciaram estar trazendo ao país, para rodar em CDMA1x, seus moderníssimos aparelhos repletos de futurices, mais ao estilo dos terminais japoneses, que tanto fazem sucesso por lá. Têm tudo pra virar mania aqui também – claro, se não levarmos o preço em conta. ;-)

Com a velocidade turbinada, estréia junto a nova geração de browsers WAP da Openwave (ex-Phone.com), agora com interface gráfica, um visual mais bonitinho e sofisticado -que os engenheiros adoram chamar de GUI, de Graphical User Interface.

Além disso, os novos terminais já virão de fábrica com um chip encantado,o BREW (de Binary Runtime Environment for Wireless, lógico, coisa de engenheiro). O BREW é uma plataforma proprietária da Qualcomm (detentora da patente sobre o CDMA) que promete funcionar como uma espécie de pó de pirlimpimpim do CDMA1x, rodando aplicações, sistemas e jogos muito mais elaborados do que o WAP tradicional.

Aliás, com essa velocidade de até 144 Kbps, o celular pode vir a ser uma forma alternativa de acesso à internet (apesar do preço...), principalmente para notebooks. Os novos aparelhos, desde a geração WAP,já funcionam eles mesmos como um modem. Ou seja, basta ligá-los ao micro, através de um cabo de transmissão de dados próprio, configurar tudo, e pronto. Enfim, os raros kits de conexão com tais cabos provavelmente serão agora bem mais fáceis de se encontrar no mercado nacional – quem sabe até vendidos nas lojas das operadoras.

Infelizmente, para usufruir dos benefícios do CDMA1x, pra variar, você terá... que trocar de aparelho novamente. C’est la vie, mon ami.

Tubarões atacam

Por outro lado, o tubarão da concorrência vem aí, faminto por carne humana. A banda D inaugura em janeiro de 2002, com a chegada ao Brasil da tecnologia européia GSM, estrelando em rede nacional a Telemar Celular e a TIM. Como “efeitos especiais”, muito provavelmente ambas já estréiam com o GPRS, padrão de transmissão de dados em alta velocidade do GSM, que deve ser lançado simultaneamente com a Europa.

Os italianos da TIM, com larga presença internacional, dizem que vão entrar na briga para ganhar. Eles têm parceria com a Globo.com e acabaram de lançar o embrião do seu portal mobile, batizado de Tim.net.

A Telemar, do seu lado, promete não fazer por menos: anda contratando um time de profissionais de primeira e já está trabalhando no projeto de internet móvel em conjunto com o SeliG, pioneiro no mercado brasileiro.

Resumo da ópera: a banda D (Telemar e TIM) será GSM e a Portofônica (Telesp Celular, Telefônica Celular e Global Telecom) segue a linha de evolução do CDMA. Teremos portanto aqui no Brasil, terra da miscigenação, a primeira disputa real do mundo em um mesmo território entre as novas tecnologias CDMA1x e o GPRS (rede de pacotes do GSM, também em alta velocidade). Com uma concorrência desse nível, como sempre, o primeiro a ganhar é o consumidor. Ponto para a Anatel.

TDMA = Tadinhos Dos Meus Amigos

E as demais operadoras brasileiras, como ficam? Todas as outras operadoras nacionais, não mencionadas acima, adotaram uma terceira tecnologia de rede chamada TDMA – que infelizmente está em vias de extinção em todo o planeta.

O projeto de evolução dessa rede para transmissão de dados em alta velocidade, denominado EDGE, acabou não vingando. Portanto, elas irão continuar provendo serviços de voz via TDMA, mas se quiserem se tornar realmente competitivas no novo mercado de internet mobile serão obrigadas a fazer uma sobreposição em suas redes, seja de GSM/GPRS ou CDMA1x. A BCP, por exemplo, já está testando as duas tecnologias em São Paulo, para ver por qual decide.

Poesias em SMS

O feedback sobre o artigo “A poesia em SMS” (veja ao lado) foi surpreendente. Quem gostou da idéia, recomendo o site inglês SMS Poem, especializado na questão.

E ainda, vale a pena aprender a decifrar a nova linguagem de acrônimos e contrações espontaneamente inventada pelos usuários, europeus em sua maioria, na página SMS Shortcuts.  [web insider]


O banco do futuro, conectado em você

Publicação original: Site AQUI
17 de Março de 2000

 
Os serviços bancários atravessam o século antenados com a Revolução da Informação, em nova versão digital: se você não vai ao banco, ele vem até você, seja pela web, por e-mail, ou então direto para as suas mãos, através do PalmPilot ou telefone celular.
 
Mais uma vez os bancos saem na frente, antecipando o lançamento de tecnologias que depois, com o tempo, passam a fazer parte do nosso dia-a-dia. O pioneirismo bancário em tecnologia de ponta, não é mera coincidência.
 
Como explicou ao AQUI!, via e-mail, o Diretor de Informática do Bradesco Odécio Grégio: "A informática basicamente está aí para facilitar a execução de operações complexas e facilitar o entrosamento entre usuários e empresas. Os bancos, por suas características de prestadores de serviço, naturalmente tem mais necessidade de melhorar seu atendimento aos clientes. Deve ser considerado também a pressão da concorrência e dos próprios clientes, que constantemente estão exigindo maior agilidade e comodidade nas suas transações com o banco."
 
Os bancos continuam ampliando sua gama de serviços, mas agora abocanhando o universo wireless. Você acha um saco imprimir aqueles montes de extratos, saldos, faturas de cartões de créditos e depois fazer a conferência na mão, riscando o que já foi checado e quase se perdendo no meio da confusão? Eu também!
 
Nos últimos meses, o mundo sem fio começou a chegar no Brasil de vez, através logicamente.... dos bancos. ;-) Os custos das transações digitais são consideravelmente inferiores aos custos das operações em uma agência real, o que deixa as empresas bancárias bastante empolgadas com a, digamos, praticidade dos serviços bancários online.
 
Assim, depois do sucesso absoluto do conceito Internet Banking (que substituiu os modelos proprietários de HomeBanking, dereivados da era BBS), chegou a vez do extrato por e-mail es dos PalmBanking, isto é, dos bancos sem fio. Isso mesmo, agora é o momento das facilidades bancárias serem transportadas para a palma de nossas mãos.
 
A princípio a novidade está despontando em PalmPilots, e de alguma forma ainda muito rudimentar com os telefones celulares (notificações, envio de extratos e outras implementações improvisadas em SMS). Até o final do ano, quem sabe, já poderemos ter versões iniciais de WAP Banking no Brasil, utilizando o padrão vigente da tecnologia wireless - o que significa termos de fato uma espécie de "internet banking" operando com funcionalidades reais em uma aparelho celular. Telefone? Cada vez mais o nosso amigo ambulante será um computador portátil.
 
Cartão de Crédito embutido
 
Recentemente a empresa Crediport Systems lançou uma espécie de telefone celular , adaptado para o cliente inserir o cartão de crédito e efetuar assim uma transação comercial móvel, à distância de qualquer estabelecimento. Por enquanto, a geringonça serve apenas para ajudar aqueles vendedores andarilhos, mas...
 
A essa altura do ano 2000, alguém provavelmente já teve a idéia de integrar um slot desses harmonicamente no design do aparelho celular do usuário doméstico, e incluir nele uma interface com um buraco para o cartão de crédito entre as possibilidades de fábrica do SEU celular. Seria o paraíso para o w-commerce (e-commerce móvel), um sonho para o consumidor moderno e, claro, campo fértil para desafiar a inteligência dos hackers de plantão (de olho na fronteira da comunicação aérea!).
 
Melhor do que isso, só quando conseguirmos imprimir dinheiro diretamente nos dispositivos móveis, hein? Calma, calma, que esse dia está mais perto do que você imagina!!! :-) (Isso se, até lá, não pararmos de utilizar o "papel-moeda" como conhecemos...)
 
PS: Em tempo, um desabafo: seria maravilhoso se, além de investir milhões em marketing, em propaganda, em marketing, em propaganda (obs: a redundância não é minha, ok?) e tecnologia de ponta, os bancos também pensassem um pouco mais no conforto dos seus clientes, principalmente no quesito atendimento - que quando não é ruim, costuma ser péssimo. ;-P Menos filas, menos embromation, e mais respeito e consideração ao correntista! Leia Aqui! a seção Polêmica: "Serviços Bancários: confusão generalizada". 

Fernando Villela, o FerVil, é um jornalista digital ambulante. Odeia bancos e tem pavor absoluto de filas, por isso mesmo está super empolgado com a idéia de utilizar os serviços bancários através do meu PalmPilot.

Antena! Captando no ar as novas tendências
 
Começam a aparecer finalmente, no Brasil, sites especialmente dedicados ao mundo sem fio. Leonardo Franco nos escreve anunciando o site MsgCelular, sobre WAP e WML, que conta também com serviço portal de SMS (envio de mensagens para celulares de operadoras de todo o Brasil). Vale uma conferida, gALLera!
 
Quem quiser saber mais sobre as Short Messages (SMS), leia a coluna anterior sobre isso AQUI!.
 
PageMe.Com.BR
 
O PageMe chega anunciando ser "o primeiro portal de serviços wireless do Brasil". A (excelente) idéia é servir de interface para distribuir todo tipo de informações aos usuários de pagers e celulares, anywhere (aonde você estiver), anytime (na hora que você desejar).
 
Por enquanto na versão beta teste, o PageMe apresenta o Message Center, uma janela especial destinada ao envio de mensagens curtas para dispositivos móveis em todo o Brasil (em fase experimental). Vamos ficar AQUI! de olho no que eles irão aprontar.
 
Dumbo, o Elefante Voador
 
O site brasileiro Elefante é um dos primeiros serviços de Internet no Brasil antenados com o mundo sem-fio. Estarão lançando, em breve, serviços de comunicação móvel, como agenda, recados e opções de e-commerce utilizando a tecnologia WAP.
 
No mundo da espionagem
Quem nunca sonhou com os equipamentos portáteis e fabulosos dos espiões e agentes secretos, aqueles apetrechos mirabolantes do James Bond ou do inesquecível Agente 86 (Maxwell Smart!)?
A revista Equip, da ZdNet, publicou uma matéria alucinante sobre essas ambições de consumo de qualquer adolescente. Imperdível, a matéria, The Ultimate Spy Gear.
 
Na Internet tem de tudo, inclusive equipamentos de espionagem disponíveis para venda online. =:-o
 
Outro dia, recebi um spam (!) fazendo propaganda de um sites desses, mas agora quando fui checar, ele "estava fora". Pesquisando na Web, achei o seguinte: http://www.007lab.com , http://www.the-spystore.com e http://www.spy-tech.com . O mundo não é o bastante! ;-)
 
ATENÇÃO! O AQUI! não se responsabiliza pelos sites acima, e nem garante o sucesso da compra nas transações comerciais com os produtos ou empresas mencionados, por se tratarem de terceiros.
 
Esquenta a disputa
Como vimos mês passado, a Microsoft fechou com a sueca Ericcson, e vai tascar o Windows(ex-CE) com o MME (Microsoft Mobile Explorer) neles. De outro lado, a finlandesa Nokia faz aliança com o PALM OS para mandar ver em uma versão desenvolvida desse sistema. Leia mais, aqui.
Nessa, quem dança primeiro acho que é o Symbian, que fica perdido no meio do caminho, assim como aconteceu com o pioneiro Mosaic no início da Web.
 
Clique aqui e veja a piada que está rolando pela Internet:
Como será um aparelho Ericcson rodando o Windows?
Dica do amigo Bruno Vianna, enviada para a badalada lista de discussão WirelessBR
 
Wireless 99
 
No final do ano passado, estive pessoalmente em São Paulo no Wireless99, organizado pela Advanstar , que reuniu os grandes players do mundo wireless. O site do evento disponibiliza gratuitamente para download as palestras proferidas na ocasião, material raro e de alto valor. São apresentações, citando alguns exemplos, de executivos brasileiros da Nokia (WAP), Motorola (Motorola MIX, VoxML, WAP), Ericsson (BlueTooth), Siemens (3G, Mobisphere e GSM), e outras coisas futuristas que estão chegando por aí, coisas para deixar a família Jetsons na era dos Flinstones. Recomendo uma pesquisada por lá, para quem estiver interessado em se inteirar das tecnologias que estão aparecendo com a Internet sem fio. Bon voyage.

Com imensa satisfação, anuncio a estréia da Cabeça Antenada, seção escrita pelo mestre Leandro Indusiak, que vai circular online junto de nossa coluna Wireless AQUI!. Leandro, profundo conhecedor da Internet sem fio, começa ensinando o que é WAP e WML. Leia agora mesmo, clicando AQUI!.

Fernando Villela, o FerVil, é um jornalista digital ambulante. Odeia bancos e tem pavor absoluto de filas, por isso mesmo está super empolgado com a idéia de utilizar os serviços bancários através do meu PalmPilot.
 

CONEXÃO TOTAL 

Transcrição de artigo publicado no [web insider] em 05/09/2000
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/133

As correntes de bits pulam para fora dos desktops e invadem o nosso cotidiano. A internet viverá sempre junto de você, aonde você estiver.

“Não somos o último produto da evolução. Existe alguma coisa vindo depois de nós, e eu imagino que seja algo maravilhoso. Mas nunca conseguiremos compreender o que será isto, assim como uma larva não pode entender sua transformação em borboleta.” Danny Hillis, in Wired 6.01 (janeiro de 1998)

Bem vindo ao universo sem fio, onipresente, ligado o tempo todo. E prepare-se para estar permanentemente conectado com a internet, como manda o lema do mundo wireless: a qualquer momento, em todo lugar!

A cada dia que passa a internet revela mais e mais a sua verdadeira face: é um complexo de pessoas e informações interconectadas. Máquinas? São e sempre foram apenas o meio, a estrutura física que possibilita a existência da Grande Rede. A Rede em si, no fundo, é um aglomerado planetário de pessoas e bits em constante movimento.

Seguindo direto ao ponto, vejamos os estágios de evolução percorridos pela internet:

1. A Grande Rede surgiu no ambiente militar e logo em seguida foi se aprimorando, definindo sua infra-estrutura, seu veículo físico, as tecnologias que a sustentam, desenvolvendo a ética, os procedimentos e características culturais do mundo online. Essa etapa ocorreu principalmente no domínio acadêmico. Até aqui a rede ainda era intelectual, underground, um universo de pesquisa, referência e comunicação – embora restrita a muitos poucos iniciados.

2. A internet comercial chegou. Através dos provedores de acesso, a Rede se multiplicou e atingiu o grande público, cresceu organicamente, ganhou cores, sons e movimento, virou mídia. Subiu ao altar do capitalismo como a nova mania do momento e então, como não poderia deixar de ser, foi completamente absorvida pelo mercado. A economia se adapta.com, o comércio renova-se com o e-commerce e a internet assume de vez a máscara de um shopping center virtual interplanetário.

3. E agora, o que vai acontecer? A Rede-Mãe cada vez mais infiltra-se em nosso dia-a-dia, saindo dos desktops dos computadores para materializar-se em outros aparelhos com os quais já estávamos acostumados a lidar.

Assim, a internet chega na televisão, metamorfoseando-se através dos setup boxes tipo WebTVs. Aparece nos videogames. Engole nossas agendas eletrônicas. Traveste-se nas imagens da fotografia digital. Envelhece nossos walkmans com os players de MP3. Toca dentro dos telefones celulares com as Short Messages (SMS) e possibilita neles uma espécie de navegação móvel via menus de hipertexto com o WAP (Wireless Aplication Protocol).

Esse presente em que vivemos hoje, porém, é só o começo.... Somos apresentados a protótipos de internet em microondas, geladeiras conectadas à internet, e a carros futurísticos inacreditáveis que serão completamente integrados à Rede. Até a Otis diz que vai lançar o elevador com internet! Ascensorista.com não irá mais cantarolar aquele samba de breque, porque colocará MP3 para tocar no sobe e desce dos edifícios. ;-)

Se você acha que aí já é o fim da picada, meu caro, então pode ficar desesperado mesmo, porque o próximo passo, acredite se quiser, será a internet ligadona em VOCÊ.

Na verdade, a idéia é que cada ser humano tenha o seu próprio IP pessoal, ou seja, a sua identidade particular de acesso (PIN: Personal Internet Number) – assim como os IPs funcionam hoje, com todos os micros conectados à Rede. Seremos, sim, pontos de rede ambulantes, identificados não pela máquina que nos intermediar cada conexão momentânea, mas pelo número "@" específico para cada indivíduo, que o acompanhará por todos os lados.

Hoje já somos bombardeados diariamente com mídia em doses atordoantes. A tendência natural indica que estaremos ainda muito mais vulneráveis com a explosão da internet sem fio. É uma questão preocupante. O paradoxo do universo wireless é que NÓS mesmos acabaremos sendo o fio! =:-o

A pergunta é: quando estaremos realmente prontos para lidar com isso? Quais serão os limites? Até lá , o jeito é esperar atento, e ver a banda passar... [web insider]


A metamorfose da internet móvel

Transcrição de artigo publicado no [web insider] em 16/12/2001
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php?id=1103

Velocidade, interface gráfica e participação dos provedores de conteúdo marcam o nascimento de uma nova mídia.

“Everyone is going to have a cell phone, and every cell phone is going to have internet access” Larry Ellison, da Oracle

O universo da internet sem fio funciona através de tecnologias recentes, em estágio acelerado de evolução. Muitos dos padrões fundamentais para a nova mídia ubíqua (redes, browsers, protocolos, linguagens...) ainda não foram escolhidos. Por outro lado, nesse segmento de mercado, tudo tem mudado muito rápido - cifras milionárias impulsionam a busca de um potencial público de massa. Nesse momento, a internet móvel está em contínuo processo de maturação, borbulhando em todo o planeta, do Japão e Coréia à Europa, passando pela América Latina e Brasil.

“A internet móvel seria a extensão da rede mundial de informações, pessoas e computadores para a proximidade do nosso organismo, acessível aonde estivermos”, diria o media guru Marshall McLuhan - se estivesse vivo.

As novas tecnologias transformam-se em mídia apenas depois de passar por um processo de interação com o fenômeno cultural. Antes disso, elas são descobertas técnicas com possibilidades funcionais, encerrando um potencial latente - porém ainda sem manifestar grandes utilidades práticas. Nesse estágio, as “tecnologias emergentes” podem ser vistas como “coisas de engenheiro”. Possuem lá as suas funcionalidades (materiais), mas somente alguns poucos iniciados conseguem enxergar reais benefícios em sua utilização (cultural!).

O nascimento de uma nova mídia atravessa um processo gradual, quando então as diversas camadas culturais vão revestindo a nova tecnologia. Nesse processo, que leva tempo, a nova mídia vai se moldando, revelando-se ao público e encontrando o seu formato, adquirindo muitas vezes funções diferentes daquelas que mostrava inicialmente.

Assim como o Windows popularizou o micro pessoal, na busca de colocar um computador em cada domicílio, a World Wide Web foi sem dúvida a grande mola propulsora para a popularização da internet. Vejam só, a grande rede de computadores não era considerada mídia há uns 10 anos atrás, como é hoje - apesar da internet já existir, em 92, há mais de vinte anos...

Logo em seguida ao browser Mosaic, o precursor do Netscape criado para tirar proveito da nova interface gráfica (a Web!), veio o interesse público pela internet. Com a divertida possibilidade da navegação multimídia (links, cor e imagens, a princípio...) a web acabou sendo o turning point da internet.

Os browsers com interface gráfica em breve estarão chegando para os telefones celulares, novidade que com certeza será tão radical quanto foi a mudança do insosso DOS-linhas-de-comando para o universo colorido e intuitivo do Windows - não custa lembrar, esse click transformou Bill Gates no bípede mais rico do planeta.

Estamos presenciando de novo, com a tecnologia da internet sem fio, o despertar de uma nova mídia. A internet móvel já está aí, mas afinal serve para quê mesmo? Ainda é coisa de engenheiro, porém atravessa agora o seu processo mágico de metamorfose, quando o sol da cultura transforma a larva em borboleta. A larva tecnológica, iluminada pelo calor cultural, gera a borboleta-mídia. Enquanto isso, as prematuras borboletas mobile japonesas, pioneiras, já voam serelepes na terra do sol nascente...

Aos poucos, as reais necessidades do público e a atuação consistente dos provedores de conteúdo vestirão culturalmente a tecnologia mobile, de maneira apropriada. Então, quando menos esperarmos, a internet sem fio estará desfilando na moda, com aqueles ares exagerados de a nova coqueluche do momento. Assim que a poeira baixar, é porque a cultura enfim chegou - e aí a nova mídia mobile já terá revelado, em termos práticos, as milhares de possibilidades que os celulares poderão fazer por você, no seu dia-a-dia.

Enquanto isso, no Brasil, terra do fogo...

Diante desse cenário, muita coisa nova irá surgir em 2002 no Brasil, com a nova rodada da internet móvel aqui (leia sobre isso na coluna anterior). Velocidade de dados significativa (CDMA1X e GPRS), além de aparelhos mais sofisticados e com telas maiores: teremos em 2002 quase tudo em nosso país para o deslanche da internet móvel - claro, desde que as operadoras não abusem no preço dos aparelhos e serviços, levando em conta a realidade econômica do usuário nacional.

Outro ponto muito importante é a definição por aqui de um modelo de negócios concreto para o provedor de conteúdo wireless brasileiro, que necessita de um caminho adequado para a rentabilização dos seus investimentos.

É óbvio que o usuário precisa de uma boa diversidade de conteúdo, e também de qualidade nele, para sentir a necessidade de utilizar a nova mídia, criar o hábito e fidelidade. Quanto maior essa diversidade, maior será a utilização dos dados móveis, aumentando os lucros das operadoras de telefonia. Entretanto, se as operadoras não compartilharem esses lucros obtidos sobre os acessos em conteúdo mobile com os próprios geradores desse conteúdo, quem irá então investir de verdade na produção dos conteúdos e aplicativos? Elas mesmas? Ninguém engorda a galinha do vizinho...

Sem modelo de negócios, a maioria dos provedores de conteúdo de nosso país ficaram impossibilitados, nessa primeira rodada, de apostar com vontade no segmento mobile - apenas improvisando algo para marcar presença. Essa postura centralizadora existiu no Brasil até hoje, mas sua perpetuação seria péssima para todo o mercado, uma vez que restringe completamente a oferta existente de aplicativos e conteúdo sem fio para o público brasileiro. Esse posicionamento, portanto, só acaba freando a curva de adoção da nova mídia.

Uma política de divisão de receitas bem delineada, aliás, é um dos principais fatores de sucesso do badalado i-Mode no mercado japonês - atraindo milhares de provedores de conteúdo, entre os oficiais e os alternativos. Se todos ganham com a brincadeira, há uma sinergia de interesses mútuos no mercado: a começar pelo comprometimento na divulgação dos serviços e educação dos usuários para o uso das novas possibilidades da internet móvel. [Webinsider]


Pesia em SMS

Transcrição de  artigo publicado no [web insider] em 28/5/2001
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/701

Japão é perfeito para a estréia do 3G, mas ingleses já embarcam na onda com engenho e arte.

"If you believe, as I do, that all cultural change is essentially technologically driven, you pay attention to the Japanese.

They have been doing it for more than a century now, and they really do have a head start on the rest of us, if only in terms of what we used to call future shock " William Gibson, in Modern Boys and Mobile Girls

Além da DoCoMo estar devidamente preparada com toda a tecnologia necessária para a multimídia móvel, outra vantagem competitiva ímpar coloca o Japão em privilégio absoluto para o lançamento dos serviços 3G: o fator cultural. Os nipônicos absorvem novidades tecnológicas com avidez selvagem e já vivem hoje perfeitamente integrados ao celular i-Mode – que desempenhou lá, com extremo sucesso, o papel de uma etapa transitória no hábito dos usuários.

A comunicação visual, com certeza, é outra questão bem relevante. A linguagem dos ideogramas, baseada nos kanjis (aquelas figurinhas representativas), é totalmente simbólica, diferente das linguagens ocidentais, que são fonéticas. O raciocínio do japonês é estruturado a partir dessas imagens. Por isso – e outros motivos que não caberão aqui – os japoneses desenvolveram naturalmente uma facilidade e velocidade com a comunicação visual de impressionar qualquer ocidental, mesmo os da geração MTV. Tóquio, principalmente à noite, é um show arrebatador de efeitos gráficos espalhados para todos os lados.

Culturalmente, portanto, a linguagem visual e o alto nível de consumo tecnológico fazem do Japão o local mais perfeito para a estréia do 3G. Ponto para a DoCoMo, que soube aproveitar muito bem isso - e ainda fazer um belo marketing em cima do seu pioneirismo.

Poemas ambulantes em SMS

O jornal britânico The Guardian promoveu recentemente um pioneiro concurso de poesias em Short Message (SMS). A competição não teve regras. Os poetas poderiam fazer qualquer coisa, desde que não ultrapassassem o limite máximo de 160 caracteres de texto permitido em um SMS.

Parece besteira, mas a iniciativa recebeu cerca de 7.500 poemas, de 4.700 telefones celulares. "Muito dos ganhadores, e dos participantes, nunca haviam escrito um poema antes. Isso se encaixa no objetivo principal: transformar as mensagens de texto em uma força criativa", declarou Victor Keegan, organizador do concurso.

Leiam o poema vencedor a seguir, de Hetty Hughes, de 22 anos:

"txtin iz messin,
mi headnme englis,
try2rite essays,
they all come out txtis.
gran not plsed w/letters shes getn,
swears i wrote better
b4 comin2uni.
&shes african"

Informações completíssimas sobre o concurso e a relação das poesias finalistas estão aqui.

Diário de Bridget Jones

Já que o papo é cultural, vale citar outro lançamento curioso, também na Inglaterra, mas dessa vez pela empresa finlandesa Riot-E: mensagens de texto diárias e inéditas da personagem Bridget Jones, seguindo a rebeldia e personalidade ímpar do best seller, que em breve estará também nas telas dos cinemas. Confiram aqui.

Primeira 3G na Europa

Dica do antenadíssimo leitor e amigo Hélio Rosa: a primeira rede comercial 3G (UMTS) na Europa está tomando lugar nesse exato momento, na Ilha de Man, Grã Bretanha. Envolvidos no projeto: a NEC, Siemens e a operadora local, Manx Telecom (subsidiária da British Telecom). Veja mais em worldsfirst3g e em 3g.nec.co.uk[web insider]


O COMUNICADOR PESSOAL MÓVEL

Transcrição de  artigo publicado no [web insider] em 3/5/2001
(http://webinsider.zip.net/vernoticia.shtml?id=631)


Com a tecnologia 3G o telefone vai ter a voz como opção.


“Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic.” Arthur Clarke

Mais por costume do que por definição, os aparelhos de terceira geração (vulgo 3G) poderão continuar sendo chamados de telefones. A palavra se afasta do sentido original: através de terminais multimídia sem fio estaremos acessando textos, músicas, imagens em movimento e também vídeos com qualidade para ninguém colocar defeito. Aonde estivermos, a qualquer momento.

Telefone celular? A conversa via voz será basicamente uma entre as inúmeras outras funções do aparelho. E, pior, uma das mais incômodas. Penso que teremos, por isso, até que re-aprender exatamente como e quando usar o bom e prático telefone: qual será a situação ideal para utilizarmos apenas voz em uma conversa necessariamente ao vivo, em detrimento das múltiplas outras opções de comunicação móvel à distância, todas integradas em um mesmo dispositivo?

Com a tecnologia 3G, poderemos usar alternativas mais ricas, através de formatos hoje inusitados, incluindo possibilidades de assincronia ou multimídia. Essas novas modalidades de comunicação serão triviais no cotidiano e, sem dúvida alguma, irão com o tempo modificar radicalmente os nossos hábitos.

Exemplos? Envio de mensagens em vídeo para “caixa postal” do terminal 3G da sua namorada; responder e-mails com voz; mostrar ao vivo o local para onde você viajou,através de videoconferência... E daí vai, porque uma novidade puxa outra idéia, que...

Será o início de uma nova era: a do comunicador móvel pessoal.

Começa no Japão

A operadora japonesa NTT DoCoMo, famosa por causa do i-Mode, inicialmente anunciou o primeiro serviço comercial 3G do planeta para o final de maio, rodando sobre W-CDMA. Quando estive no Japão, agora no carnaval, algumas lojas da operadora já apresentavam modelos dos terminais a serem disponibilizados no primeiro momento.

Em cima da hora a tão anunciada estréia da 3G foi adiada pela DoCoMo para outubro. Nesse momento, boatos sobre problemas técnicos, questionando a insuficiência do espectro para o alto tráfego de dados, já haviam circulado amplamente no mercado... (ou seja, o perigo crítico de um iminente congestionamento virtual!).

A data de maio, porém, foi mantida para um período público de teste, quando cerca de 4 mil aparelhos serão emprestados aos clientes pela própria DoCoMo, que só cobrará das“cobaias” os serviços que forem utilizados.

O mercado de telecom aguarda ansioso pelo lançamento, uma vez que todos outros players mundiais estão bem mais distantes em termos tecnológicos – as principais operadoras européias, por exemplo, só prevêem a estréia do 3G para o início de 2002, isso se “tudo” (incluindo aí a situação econômica) der certo.

A operação 3G da DoCoMo foi batizadade FOMA (Freedom Of Mobile Multimedia Acess, algo como“Liberdade do acesso à multimídia móvel”). Na primeira fase do FOMA, a velocidade será de 384 kbps para recepção de dados. Já a capacidade de envio nos terminais é bem menor, de “apenas” 64 kbps. Mas essa “banda” provavelmente aumentará em pouco tempo, porque a expectativa real de velocidade na terceira geração é de 2 megas por segundo.

Os designs dos aparelhos 3G são fabulosos, literalmente de dar água na boca. Já vi diversos protótipos, cada um mais criativo que o outro, com formatos hiper-práticos e bem bolados. Em linhas gerais: são terminais portáteis, dobráveis, com grandes displays de alta resolução, som de excelente qualidade e câmera embutida. E ainda, diversos aplicativos residentes, inclusive muitos megas livres para downloads. Alguns deles têm tela touch screen e canetinhas para escrita. Tudo isso para levar facilmente no bolso. Ah, claro, você pode usá-lo também como telefone – se quiser. ;-)

Outro produto interessante da linha FOMA é um cartão PCMCIA para conexão wireless à internet nos notebooks, com os mesmos 384 Kbps. Acesso rápido e super fácil!

Os curiosos podem obter mais informações sobre o FOMA e ver fotos de alguns dos terminais, na versão em inglês do site da DoCoMo. Na próxima coluna prosseguimos, comentando como o fator cultural ajudou a colocar o Japão em posição de absorver melhor o comunicador móvel pessoal.

Não exagera, Qualcomm

A Qualcomm publicou um anúncio de meia página na Gazeta Mercantil (17/04) com o seguinte texto: “(...) A resposta é CDMA2000 1x. É a terceira geração de comunicação digital chegando ao Brasil ainda esse ano. (...) 3a. Geração é CDMA – O futuro, já no Brasil. 3G já chegou.” – Peraí, o que é isso???

Acho importante evitarmos novas distorções – assim como aconteceu com a chegada do Wap no Brasil (veja ao lado o texto “Olhou longe...”). São muitas novidades, siglas e padrões rolando por aí... Tirar proveito dessa confusão para fortificar uma marca é como querer abusar da boa vontade alheia.

Explico: a rede CDMA 1xRTT, que será adotada até o final do ano pelas operadoras brasileiras CDMA (holding Telesp Celular/ Telefônica Celular / Global Telecom) transmite dados em até 144 Kbps por segundo, sendo portanto uma tecnologia 2,5G.

Daí para dizer, ou insinuar que seja, que o 3G chegou no Brasil, é um bocado de exagero, né não? Convenhamos, ainda falta um pouuuuuuuco até lá, Qualcomm . Qual é o objetivo de embaralhar a percepção do público? 
[web insider]


ZEN E A ARTE DA INTERNET MÓVEL

Transcrição de artigo publicado no [web insider] em 19/03/2001
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/520

O fantástico futuro da internet sem fio já é realidade pura no Japão.

“My work is a game, a very serious game” M.C Escher

Sentada no banco do metrô, a estudante espia o horóscopo no telefone e, enquanto sua estação não chega, checa o e-mail do celular.

Na fila do banco, o executivo.confere as mais recentes quedas nas cotações da bolsa. Dali mesmo liga pro escritório, avisando da necessidade de uma mudança radical nos planos.

Depois de passar o dia todo com o novo sucesso do J-Pop batucando na cabeça, o jovem resolve instalar a melodia como um ring tone . “Na próxima vez em que alguém murmurar a música” - pensa o rapaz- “vou sacar o celular e tirar uma onda danada com este novo toque!”

Seriam cenas de mais uma bela campanha publicitária dos fabricantes de aparelhos? Nada disso. Na verdade, situações como essas (e outras mais difíceis de explicar, de tão complexas e diferentes culturalmente) fazem parte do dia-a-dia de milhares e milhares de japoneses. Os orientais já estão vivendo hoje uma realidade tecnológica que sem dúvida fará parte da nossa vida daqui há alguns anos - quer você queira ou não.

Durante o carnaval, junto a outros companheiros do SeliG, fomos conferir in loco o badalado mercado de internet móvel japonês. Depois de tanto ouvir falar que lá era o “ninho” da internet sem fio, partimos para ver de perto a interação do povo nipônico com os moderníssimos kentai - nome que dão ao telefone celular.

Com meus próprios olhos, tive a oportunidade de presenciar a imersão da internet móvel no cotidiano de uma sociedade. Fiquei inteiramente deslumbrado nas centenas de vezes em que flagrei os japoneses em transe virtual com o seu “companheiro” celular, em ambiente público. Companheiro, sim, porque os terminais japoneses vão muito além do que os telefones celulares que conhecemos.

De fato, é uma cena bastante comum de se presenciar atualmente em Tóquio - uma pessoa literalmente ligadona, absorvendo informações do celular. Atravessando a rua, na fila do banco, parada na calçada, esperando o sinal abrir (tá bom, farol para os paulistas), dentro das lojas, nos bares e restaurantes, no metrô, no McDonald´s. O mundo pulsando frenético ao redor, intensa agitação para todos os lados e o japonês lá, com aquele tradicional jeito zen, completamente desligado da realidade: com o telefone celular na mão e o cérebro conectado em algum lugar dentro dele. Zumbis telecibernéticos perambulando em meio ao cenário urbano.

O pior de tudo é que naquela cena, o estranho era eu – afinal, japonês com i-Mode é um personagem absolutamente normal naquele contexto. E eu, o gaijin, o gringo ocidental, latino – espécie de caipira mineiro perdido na sociedade moderna, olhando com uma cara boba de espanto. =:-o

Existem aproximadamente 60 milhões de celulares no Japão. As pesquisas indicam que um terço deles, 20 milhões, acessam a internet. Os mais céticos defendem que apenas uma pequena porcentagem desse número (25%) realmente usa os serviços da internet móvel. De qualquer modo, pelo menos em Tóquio e nos centros urbanos, a penetração do acesso wireless já é bastante significativa.

O boom começou há dois anos, com o lançamento do i-Mode (= “Interactive Mode”) pela operadora NTT DoCoMo. Para quem ainda não sabe - mas já deve ter ouvido falar - o i-Mode é uma plataforma de acesso à internet móvel, com suporte às imagens coloridas, download de sons (ring tones) e papéis de parede animados. O serviço de e-mail também vem embutido no sistema do aparelho i-Mode. A DoCoMo, desde então, sempre incentivou a produção pública de conteúdo pro i-Mode (em cHTML, ou seja, “Compact HTML”). A estratégia deu certo: com uma variedade imensurável de atrativos e serviços, os japoneses tomaram gosto pela brincadeira.

Outras duas grandes operadoras competem no Japão, no rastro da DoCoMo: a KDDI, que utiliza WAP (colorido!), vem em segundo lugar, com alguns milhões de usuários, atacando agressivamente para conquistar espaço sobre a DoCoMo. E por último a J-Phone (da Vodafone e British Telecom) com um serviço wireless proprietário, mas também colorido e com ring tones – embora mais lento e inferior ao i-Mode.

No momento, o grande hype da J-Phone é um terminal com uma camerazinha acoplada, que tira fotos digitais instantâneas. Como se já não fosse muito, uma mini-impressora portátil, vendida como acessório, imprime a foto na hora. Falando em oba-oba, a DoCoMo está fazendo muito barulho também, fora o i-Mode, com os celulares que tocam MP3.

Vale comentar: no Japão é muito comum a venda em lojas e camelôs de kits com cabos e plugues para conectar os diversos modelos de telefones celulares nos notebooks e desktops, para ligá-los à internet. É a função conhecida como transmissão de dados, em que o telefone celular funciona ele mesmo como um modem para a conexão. Esta capacidade já existe em todos os terminais WAP à venda no Brasil, mas o uso dessa função nunca foi muito divulgado por aqui – além de que os kits de conexão ainda são bem raros em nosso mercado.

E quando o i-Mode chegará aqui? Em algum momento do ano que vem, se Deus for realmente brasileiro, teremos a estréia da nova versão Wap NG (NG = New Generation) que já integra em si a plataforma i-Mode, licenciada para o Wapforum.org pela NTT DoCoMo. Quando isso acontecer, porém, os nipônicos estarão em um outro nível da internet móvel. Espero poder viajar até lá novamente em 2002, para conhecer as próximas novidades do mundo moderno. <;-)

Em breve, vou falar aqui da terceira geração (3G), uma nova revolução que estréia no Japão ainda nesse semestre. Sayounará! [web insider]


OLHOU O LONGE E NÃO VIU O PERTO 

Transcrição de artigo publicado no [web insider] em 13/02/2001
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/448

A internet móvel dá sinais concretos de sua chegada, mas a relação custo/benefício ainda precisa realmente melhorar muito.

Mais importante do que ser feliz ou fazer alguém feliz é cumprir o seu próprio dever - Immanuel Kant

Quem tem hipermetropia enxerga mal de perto, mas com esforço consegue ver ao longe. A mídia, no início do ano passado, sem saber exatamente como seria o universo da internet sem fio, enalteceu tanto a novidade que acabou criando uma expectativa exagerada demais na cabeça do público e, pior ainda, na percepção dela mesma. À primeira vista, parece que a internet móvel sofreu de ejaculação precoce.

A imprensa se desfocou radicalmente porque, quando o WAP chegou, quis enxergar a internet no celular que havia pregado ao invés de um celular com informações da internet. Houve, portanto, uma lacuna forte entre o WAP que apareceu no Brasil e a falsa, exagerada e fabulosa expectativa sobre "a internet no celular" que tanto foi badalada.

O problema, pouca gente entendeu, não é apenas da tecnologia em si, mas principalmente desta distorção do ponto de vista. Uma espécie de hipermetropia na visão da imprensa - que conseguiu enxergar bem de longe o panorama no futuro, mas não conseguiu mesmo discernir claramente a realidade do presente próximo. Cadê os óculos? 8-D

Toda tecnologia sofre um período natural de desenvolvimento e também de adaptação à sociedade. No caso do WAP, em sua primeira fase, ainda na volta de apresentação, esse período está se prolongando por diversos motivos... Entre eles: o alto custo no preço, a percepção distorcida na visão do público e os problemas da tecnologia, como a velocidade baixa e a interface limitada. Ficou no ar um gosto amargo de decepção, logicamente porque a expectativa criada prometeu mais do que a tecnologia atual pode oferecer.

Vale lembrar que, nos primeiros meses, a imprensa contribuiu com um ataque tendencioso ao WAP, ao contrapor a realidade intermediária de uma tecnologia emergente, em pleno desenvolvimento, com a sua prévia idolatria profética à internet móvel. Tentando corrigir esse desajuste, inverteu a lente desiludida para detonar com toda força a tecnologia, ao invés de compreendê-la em sua essência verdadeira e procurar reparar o exagero pré-anunciado com maturidade, criticando então as questões envolvidas que tenham lá o seu mérito.

Como, por exemplo, o custo de acesso ao WAP: as operadoras de telefonia ainda cobram muito caro, o mesmo preço da ligação de voz via celular. Só que o acesso é leeeento... E não existem pacotes de minutos com descontos para o WAP. Dessa forma, a relação custo/benefício acaba assustando muitos dos usuários potenciais. Se o WAP tivesse um preço mais justo, um público bem maior estaria “wapiando”. Mas, com o custo atual, o WAP acaba sendo um susto não previsto na conta telefônica – que ninguém quer ter novamente no mês seguinte.

A internet sem fio é, e sempre será, uma experiência completamente diferente da internet no desktop. O bebê vai aprendendo a falar e daqui a pouco sai andando por aí. Vemos surgir produtos WAP cada vez mais criativos e complexos. Aos poucos, as pessoas vão descobrindo quando e para quê devem usá-lo, percebendo sua incomparável utilidade em diversos lugares e situações específicas.

A velocidade do WAP no Brasil irá melhorar consideravelmente, em breve. Algumas operadoras já prometeram redes de pacotes até 10 vezes mais rápidas (144KB!!!) até o final do ano... Com essas redes de pacotes estaremos conectados diretamente all time, sem precisar ligar à operadora a cada conexão, uma conveniência que também irá acelerar o acesso inicial e assim revolucionar nossa maneira de usar o WAP. O conteúdo vai se profissionalizar e a quantidade de serviços também. Em pouco tempo teremos terminais celulares mais poderosos, com músicas MP3 e interfaces mais ricas, até cores, quem sabe...

E o preço? Se continuar caro como hoje, quem irá usar? É um caso sério... Mas com a rede de pacotes as operadoras poderão cobrar por taxa de transferência (=número de bytes transmitidos), ao invés do air time (tempo da ligação), como acontece atualmente. Muito provavelmente teremos aí o pulo do gato sem fio!

Já no universo dos palmtops, outra vertente forte pela qual o mundo wireless invade nossa vida, estamos nas vésperas de uma guerra sangrenta entre os concorrentes, em que o principal vencedor, sem dúvida alguma, será o usuário.

A Microsoft, sabendo do imenso potencial do filão, une-se a outros gigantes, como Compaq e HP, investindo mais pesado a cada dia, para conquistar espaço com o seu Pocket PC (antes Windows CE). Além do ambiente idêntico ao Windows, os novos handhelds têm boa memória, são amigáveis, com um preço mais em conta e ainda tocam MP3s. A briga vai ser boa...

Líder absoluta do segmento, a Palm já prepara a defesa licenciando seu Palm OS para empresas como IBM, Handspring e (atenção!) Sony. Lançou agora o M100, o seu modelo “fusca popular”, com preço bem camarada (isso lá fora - aqui, pra variar, o produto perdeu completamente o sentido, porque ficou com uma qualidade popular e um preço “chique” demais). Em poucos meses chega ao mercado o tão aguardado Palm V colorido. Um teclado portátil para Palm, vendido como acessório, virou o grande barato do momento. E o foco principal é disseminar ao máximo o sistema operacional (Palm OS), incluindo-o inclusive em telefones celulares, como o modelo já lançado nos EUA pela Kyocera – chegando ao Brasil (CDMA), ainda que com preço bem salgado, já em março.

No futuro próximo, teremos um movimento natural de simbiose entre os handhelds e os telefones celulares. Cada vez mais os celulares serão computadores. Afinal, se eles já fazem parte de nossas vidas, por que não podem ser ainda mais úteis, modernos e sofisticados? ;-)

A roda continua girando e a conclusão é: as correntes de bits estão invadindo o nosso cotidiano, por todos os lados. É fato, uma realidade irreversível. Diante da profusão de novidades, com a explosão da internet e das mídias digitais, continuamos focados nos acontecimentos triviais de hoje... Em pouco tempo, num piscar de olhos, quando nos dermos conta da grande revolução sem fio, ela já terá acontecido. [web insider]


A consciência da sua presença

Transcrição de artigo publicado no [web insider] em 27/04/2004 
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/133

Novas formas de interação ampliam as possibilidades dos celulares e dão alma à lista de contatos.

Em pleno carnaval, enquanto a maioria de vocês se liberava em homenagem a Baco, estive no 3GSM Congress (Cannes), evento que reuniu quase 30 mil cérebros de todo planeta e celebrou a marca de 1 bilhão de usuários de GSM conectados. 

Entre o turbilhão de destaques e novidades do evento, escolhi para comentar aqui alguns pontos mais caros aos leitores do Webinsider: OMA, Push to Talk e Presence. 

Open Mobile Alliance é uma organização formada por mais de 300 membros, entre os quais as principais operadoras de telefonia, fabricantes de redes e terminais, empresas de tecnologia de informação, desenvolvedores e provedores de conteúdo. 

A entidade evoluiu com a fusão gradual em um único projeto de diversos outros grupos de trabalho específicos da indústria (Wap Forum + Location Interoperability Forum + SyncML Initiative + MMS-IOP, Multimedia Messaging Interoperability Process + Wireless Village + Mobile Gaming Interoperability Forum + Mobile Wireless Internet Forum) que, embora com objetivos distintos, trabalhavam todos em cima de propósitos semelhantes. 

As palavras de ordem para Open Mobile Alliance (OMA) são: standard (padronização!) e interoperabilidade. Sua missão se traduz em “facilitar globalmente a adoção de serviços de dados móveis assegurando interoperabilidade entre terminais, geografias, provedores de aplicativos, operadoras e redes.” Esse objetivo é perseguido, além do fórum político, com a produção conjunta de especificações técnicas “abertas”, a partir de uma abordagem centrada no usuário. 

A Open Mobile Alliance vem sendo muito bem vista por todo mercado, assumindo para a media mobile um papel parecido com o que representa o W3C (World Wide Web Consortium) para a internet. Como resultado desse esforço conjunto, surgiu a recente especificação DRM (digital rights management) para MMS. 

Push-to-Talk over Cellular (POC) é o uso do seu telefone celular como se fosse um walkie-talkie. Você aperta o botão e, enquanto o pressiona, fala quase imediatamente com a pessoa do outro lado. A vantagem? Conexão sem interrupção e (espera-se!) um custo mais em conta pelo minuto de voz. Claro que você não vai querer usar isso com todos os seus contatos, mas a tecnologia pode ser muito útil em determinadas situações (familiares, corporativas...). 

Para as operadoras, por outro lado, o pulo do gato é que a transmissão da voz no POC é sobre dados e não via rede de voz. Como o tráfego nas redes de dados ainda continua bastante ocioso, as operadoras encontram assim uma alternativa para rentabilizar o enorme investimento feito na implementação de suas redes GPRS/CDMA1X. 

O interessante é que o POC pode ganhar um novo brilho e utilidade com a chegada da Presence nos telefones. Como assim? 

Presence é uma plataforma em desenvolvimento pela OMA, definindo padrões para a invenção de diferentes aplicativos. Fugindo do lado técnico em benefício do prático: o conceito parece abstrato, mas concretamente abrange a consciência da sua presença. Ou seja, sua disponibilidade imediata para comunicação em relação a outra pessoa pré-determinada e/ou através de que tipo de interação. 

Por analogia fica mais fácil: você lembra o status do ICQ? Ícone verde para online, um olhinho branco para invisible, ícone vermelho para no disturb. Imagine então essa funcionalidade em todos os nomes de sua agenda telefônica. Você poderá ver, no celular, qual o status de “presença” de cada um dos seus contatos, naquele exato momento. E não é só isso! Além do usuário conseguir definir para cada indivíduo o seu status específico de disponibilidade, também o poderá ajustar para cada interface de interação: voz, SMS, POC, Wap, vídeo, vibracall, cheiro, o que for. 

Um exemplo real: no cinema, você poderá bloquear todas as chamadas de voz, entretanto continuar disponível para receber as mensagens de texto. Em um momento de carência, por outro lado, você pode vir a escolher a opção de “chat free” e ser contactado até por amigos dos amigos dos seus contatos – se houver aí um social software (tipo Friendster, Orkut, Linked in ou Tribe) viabilizando o meio de campo. 

Ou seja, se tudo der certo, em breve a agenda de contatos do seu celular será muito mais poderosa: dinâmica e praticamente “viva”. Além do registro numérico, terá uma alma. Só espero que isso ajude a controlar a nossa privacidade – e não o contrário. 

Aura cibernética 

No ambiente urbano, o resultado prático da imersão em redes sem fio (GPRS, CDMA1X, WiFi, 3G) será uma conexão abundante de dados sempre à nossa disposição. Prático e apetitoso, sim, embora viciante – quem sabe, até perigoso. Traduzindo esse conceito, “seamless” (no sentido de algo permanente, “sem costura”) é a buzzword do momento no mercado telecom – colocando lenha na fogueira para ampliar o máximo possível, de múltiplas maneiras, a capacidade de conexão entre cada um de nós. 

Seja no desktop de casa, no celular durante o trânsito, na fila do banco ou no notebook do trabalho; seja via voz, messaging, POC ou vídeo, a conexão será constante, migrando de device, tecnologia ou mesmo rede, contudo sem que o usuário perceba, porque todo esse aparato de suporte ao ambiente digital deve ser transparente e integrado. 

Estaremos digitalmente envolvidos durante todo o tempo, da cabeça ao pés. Você está preparado para isso? 

A preocupação central não deve ser que a vida digital ameace tomar espaço demais em nosso dia-a-dia, prejudicando de alguma forma o cotidiano. Uma vez que as possibilidades da comunicação digital são úteis, poderosas e irreversíveis, o interessante é entender como iremos nos adaptar a essa nova realidade, aprendendo a conviver da melhor maneira possível com a interação (seamless?) simbiótica entre nosso ser biológico (alma encarnada em macaco) e nossa representação digital (seu avatar cibernético, o “eu” enquanto contato virtual), flutuando em um fluxo ininterrupto de dados, pulando de galho em galho no cipó das cidades, deslizando sobre o oceano contínuo de conexões... [web insider]


Os Eremitas do Laptop

28/Jul/2004
Transcrito do blog de Yami Trequesser
http://yamica.blogspot.com/

"Mas quê porra, para quê essa merda toda!!!", ecoava sem cessar na minha mente. Possuía tudo o quê sempre imaginei que pudesse satisfazer plenamente um homem como eu. Um cargo majoritário em uma das empresas de informática de maior prestígio internacional; uma linda, doce e gostosa namorada; um luxuoso apartamento; uma casa de praia, outra de campo; um carro que lembrava uma nave espacial; e, ainda, viajava para o exterior freqüentemente. Dinheiro, preocupação precípua da massa humana, era um problema, para mim, inexistente: com o suor do rosto havia adquirido o direito de consumir o que me passasse pelo desejo.

Eu tinha tudo, porém tinha também, no fundo de todo esse tudo, um largo sentimento buraco de vazio. Incontáveis anos decorreram, e então ia tentando, de diferentes maneiras, aplacar a angústia que soluçava minha alma. E a cada nova tentativa, em vão, só dobrava a frustrante lacuna que tanto incomodava.

Formigas passeando! Havia sido esta a revelação decisiva. Em um inspirador momento de fadiga mental, sentei esgotado no banco da praça. Observei as formigas andando em fila, uma após a outra, desaparecendo sob a fresta no cimento da calçada. Depois dessa fantástica experiência, raríssima para os seres humanos do meu tempo, minha vida nunca mais seria a mesma. Benditam sejam as formiguinhas...

Nesse instante, em que entendi o instinto -como uma fagulha(zap!)--, compreendi o que deveria fazer. A paciência já havia, há muito, esgotado. Peguei meu LAPTOP, e fugi. Fugi, de tudo e de todos, sem pedir desculpas, dar satisfações, e nem mesmo despedir de alguém. Simplesmente sumi.

Refugiei-me, como bem poderia ser, no ventre da Floresta Amazônica, último reduto selvagem da Terra. Eu e o LAPTOP. Uma alma atormentada, aprisionada em um corpo orgânico pensante, acoplado a sua contraparte eletrônica, um micro-computador portátil, em forma de maleta. Teclado, monitor, memória de 800 Megas, e uma moderna bateria solar, que abasteceria o aparelho. Não esqueci-me, mesmo assim, de desativar a função de relógio do meu maxi-armazenador de informações.

A floresta quase me engole. Penei, sofri, contudo sobrevivi. Sem conforto algum, sem necessidade nenhuma, sem facilidade ou tristeza. Achava-me, porém, ótimo, pois possuía algo raro e infinitamente superior, a liberdade. E que me satisfazia.

No perigoso período de adaptação inicial, vivi situações de alto risco. A pior dentre elas, sem dúvida, foi quando uma enorme serpente, azul e vermelha, enroscou-se nos meus pés, e picou-me. Durante dias vaguei, sofrendo delírios e alucinações. Imaginava que, sob o efeito do veneno, estava prestes a morrer. Todavia fui visitado por uma coruja, que apareceu-me em sonho, e indicou qual era a planta que deveria ingerir para inocular o veneno. Não sei explicar como isso aconteceu, portanto limito-me a contar o caso, assim como o ocorrido.

A sociedade humana, do presente, não me interessava mais. Decidi, pois, conscientemente, eliminar todos os pensamentos, recordações, ou referências de quem outrora eu havia sido. Coloquei minha cabeça voltada para o solo, pedi a Deus que perdoasse às pessoas, destruísse o planeta, e recomeçasse de novo. E poupasse, desse modo, os seres que viriam a nascer nesse caótico planeta artifical, desfigurado por seus antecessores. Afinal, que culpa teriam eles?

Foi aí que chorei, chorei, -creio, como poucos entes viventes já conseguiram chorar- chorei, chorei. Por sete dias e sete noites derramei lágrimas, às vezes berrando às vezes sorrindo, derramei lágrimas, como uma cascata, derramei lágrimas. Coloquei para fora, no meu pranto purgante, a sombra negra que escondia-se nas profundezas do inconsciente. Vomitei temores, bloqueios, ignorâncias, pré-conceitos,injustiças, paranóias e, por fim, sangue.

Purifiquei-me por completo para a nova vida. Escutei, vi, cheirei, provei, senti e, aí, compreendi o que era, em essência, a Natureza. Cacei como uma onça, respirei o Sol como um pau-brasil. Gozava um prazer, um inexplicável e intenso prazer, ao desfrutar as sensações provindas de fontes naturais. Encontrei aquilo que devia ter perdido desde quando nasci. E, pela primeira vez na história de minha existência, emiti um sincero sorriso de paz.

O meu único objetivo, na realidade que então me existia, era o de descobrir os segredos da Natureza, aprender, experimentar. E registrar, para um incerto proveito de alguém, aquilo que conseguisse encontrar. E assim foi.

Cinco anos se passaram. Esgotou-se a memória do LAPTOP. A quantidade e qualidade das informações que nele guardei foram notáveis. Conclui que, com esse fato, havia terminado o meu fantástico período de reclusão. O planeta deveria, em breve, entrar em contato com a sabedoria que sozinho pude extrair.

Retornei, determinado, para a civilização. Imediatamente fui alvo da imprensa da Terra: após anos desaparecido, um executivo da informática, dado como morto, reaparece, apenas com seu computador portátil. Cabeludo, barbado, sujo, grotesco como um animal. E feliz.

O programa com as informações que digitei foi comercializado e tornou-se rapidamente um best-seller planetário: MOGLITY. Numa época em que até para efetuar necessidades fisiológicas o homem precisa de um auxiliar eletrônico, isso era de se esperar. “A paradoxal angústia do conforto físico”, veja o que se tornou a grande conquista da tecnologia.


A Internet e o Cérebro Global

http://hps.infolink.com.br/peco/fervil02.htm

De acordo com a Hipótese Gaia, proposta pelo biólogo inglês James Lovelock, nosso planeta seria um complexo sistema orgânico auto-regulável, ou seja, um ser vivo. Aceitando esta idéia, o consultor de empresas Peter Russel concluiu no seu livro "O Despertar da Terra" que Gaia - nossa Mãe Terra - está gradualmente acordando, tomando consciência de si mesmo.

Hoje, qualquer acontecimento significativo que ocorre no organismo planetário, quase instantaneamente é identificado em milhares de outros pontos deste organismo. Como se o corpo do planeta estivesse descobrindo a sua sensibilidade.

Olhando para trás, perceberemos que esse fenômeno só tornou-se possível recentemente, em nosso século, com a disseminação do telefone, rádio, televisão, satélites, fax, e agora da Internet. A consciência planetária, portanto, passa a existir a partir da alta fluência de informações entre os pontos geográficos da superfície terrestre. Na medida em que os meios de comunicação vão se tornando mais modernos e eficientes, a sociedade mundial progressivamente vai assumindo o aspecto de um sistema nervoso de âmbito planetário: é o despertar do Cérebro Global , segundo Peter Russel.

O "Despertar da Terra" foi publicado no início da década de 80, quando a Internet ainda era um bebê chorão. Mas Russel já previa nele o impacto que a rede teria: "No final dos anos 60 acoplou-se dois computadores de maneira com que se comunicassem diretamente entre si. Poucos anos depois já havia inúmeras redes de computadores espalhadas pelo mundo inteiro trocando informações muito mais depressa do que os seres humanos jamais seriam capazes de fazer. E o número de redes vem dobrando a cada dois ou três anos."

"À medida que mais e mais nações ingressam na Era da Informação, a tecnologia da informática e das comunicações terá um efeito dramático sobre a raça humana - cada vez mais integrada pelo desabrochar de sinapses eletrônicas. Se examinarmos a história da humanidade, veremos que essa tendência a um ligamento progressivo de todos os seres humanos já se processa há milênios. O súbito ímpeto da informática nos dias de hoje é apenas o fruto de milhares de anos de esforço humano".

Nas vésperas do Terceiro Milênio, como o inconsciente coletivo de Gaia, a eletrônica Rede Mãe armazena e distribui informações 24 horas, todos os dias, em milhares de pontos do globo, para milhões de indivíduos. Nunca existiu sobre a Terra uma fonte tão grande de informações, como esta Alexandria digital. E com disponibilidade máxima.

Tudo isso, que tanta admiração já causa, é ainda só o começo: a grande rede é uma criança. Numa grande rapidez, apresenta um desenvolvimento e crescimento exponencial, surpreendendo todas as expectativas. 

Faça parte deste movimento, seja um pedaço vivo do inconsciente de Gaia. 

Conecte-se.


Passagem para a Era Digital

http://www.quattro.com.br/passage/entrevis.htm 

Em outubro de 96 o Fernando Villela e o Passenger se encontraram na rede. 

O Fernando, editor da Revista Internet BR, falava de avatares - seres já libertos da roda das encarnações e que retornam ao mundo apenas para acelerar a evolução da raça humana. O Passenger, que só falava de bits sem alma ficou muito intrigado. E mais ainda com o bochicho de que o próximo avatar encarnaria aqui no Brasil, na forma de uma consciência crítica, por volta de 2005. Uau. 

O encontro acabou resultando em uma entrevista que saiu publicada na Revista Internet BR de janeiro de 1997. 

1) Quando surgiu e qual o objetivo da Passage? 

A idéia da Passage surgiu há pouco menos de dois anos atrás, quando bits sem raça, religião ou nacionalidade começaram a trafegar pelos nós (nodes) da rede, deflagrando uma revolução sem precedentes na historia da humanidade. 

Seu editor e colaboradores fazem parte de um grupo de pessoas que acreditam estar vivendo no epicentro dessa revolução, no ponto crítico da transição entre a era industrial e a era digital, imersos dentro de uma sociedade em processo permanente de descontinuação. 

Os historiadores do próximo século verão estes anos de 95, 96 e 97 como o momento crítico - os anos em que as transformações efetivamente aconteceram - de uma revolução que teve início no começo da década de 80 e que terminará, quem sabe, lá pelo fim da segunda década do terceiro milênio. 

Decidimos que valia a pena registrar isso em uma revista online, no Brasil.

2) O que representa o "Passenger"?

O Passenger é a grande metáfora do intelectual perplexo diante dessa sociedade em processo permanente de descontinuação, é um sujeito que não quer apenas contemplar as transformações, ele quer participar, interferir. Por isso criou uma revista online chamada Passage e um livro de ficção interativa chamado Tristessa, que gira ao redor da vida, experimentação e amores de alguns amigos com o qual ele convive em seus delírios. 

Ele sabe que uma nova sociedade está sendo formada e que se as pessoas se mantiverem alheias a tudo isso, o futuro não terá a cara delas, aumentará mais ainda a distância entre elas e seus filhos, e assim por diante. 

3) Pra que serve Passage 2000?

Os números que marcam as décadas são sedutores, os que marcam os séculos são misteriosos e os que marcam os milênios são mágicos. 

Por isso o Passenger decidiu inventar a metáfora da pedra binária deste novo tempo, para que todos os leitores da Passage possam deixar lá riscada a sua mensagem. 

Essa mensagem deve conter as expectativas, visões, idéias, previsões, enfim, qualquer coisa que os leitores gostariam de ver estampado nos jornais, nas esquinas do planeta, na passagem do ano de 1999 para o ano de 2000. 

4) O que é Tristessa?

Tristessa é uma obra de ficção interativa estruturada em 3 atos lineares (Corpo, Fragmento e Todo) e 5 planos aleatórios (Vida, Vultos, Ensaio, Matéria e Insight). Dentre desses atos e planos o leitor interage com a historia e personagens, na sequência em que bem entender. 

É como se fosse uma peça de teatro em 3 atos, acontecendo em diversos planos (presente, lembranças, fantasias, sonhos, reflexões...). Os diferentes caminhos escolhidos pelo leitor vai conduzir a diferentes interpretações do mesmo fim. 

A mistura do passado e do presente, ficção e realidade, hipertexto e interatividade, reforçados pela poderosa conectividade planetária do hipertexto é que criarão o mistério da narrativa. 

A organização do tempo é um pouco complicada na obra. O narrador da historia - o Passenger - está em 2004, contando fatos passados ocorridos em dezembro de 1999. Só que os personagens, quando trocam e-mails, estão hoje em 1996, vivendo o presente. Penso em terminar o livro apenas no ano de 2004, mas não sei se farei isso. 

Todos os personagens do livro Tristessa escrevem para a revista Passage, tem endereços e home pages próprios, e recebem (e respondem) hoje muitos e-mails. Principalmente as mulheres. 

Conforme dito no prefácio, a entrada para Tristessa é franca para todos que estiverem presos nesta imensa teia de bits. Não é um livro somente para raros e loucos, se bem que um pouco de cada um desses atributos certamente vai ajudar na leitura. 

5) A Internet é revolucionária?

Conceitualmente é revolucionária. Meio primitiva, tecnicamente, mas revolucionária. 

Se de repente você passa a interagir com a informação e com pessoas, independentemente de plataformas, processadores e parte do mundo em que tudo isso se encontra, a um custo de R$ 25,00 mensais, isso e uma revolução. A Internet acabou se transformando em uma espécie de "sistema operacional" planetário. O acesso e a interatividade planetária é a essencia de sua revolução. 

Sociologicamente é apenas o início de uma grande revolução, porque menos de 2% do planeta tem acesso a Internet hoje. No Brasil menos ainda, talvez uns 0,4%, ou menos, ou um pouco mais, mas essas frações não fazem a diferença: é muito pouco. 

6) Existe Cibercultura no Brasil?

Existe e não existe. Passage e Tristessa, como tantas outras páginas que já existem na rede são parte de um embrião do que podemos chamar de cibercultura brasileira. Só que cultura, em geral, envolve muito mais do que alguns poucos fazendo arte para outros poucos. Caimos no problema dos 0,4%. 

Eu estenderia esse conceito para o resto do planeta. Ainda não existe uma cibercultura planetária, no sentido amplo do termo cultura. 

7) Como será o Homem Digital?

É muito difícil prever como o homem vai se comportar nesse novo "environment" digital. Ele vai ter que se descartar de tudo que este século lhe ensinou, e isso já está sendo muito complicado. Esse homem digital por enquanto está perplexo, perdido, mais perdido do que esteve em qualquer ponto da historia. E vai demorar a encontrar novamente o caminho de casa. 


Artigos publicados originalmente em  AQUI!  (http://www.aqui.com.br) :


O BANCO DO FUTURO CONECTADO EM VOCÊ  (17/03/2000)

2000: O ANO DA COMUNICAÇÃO MÓVEL  (7/01/2000)

ALÔ, E-MAIL?  (3/12/1999)

PONTOS DE REDE AMBULANTES  (25/10/1999)

ENCONTRO CASUAL  (25/03/1999)

O CELULAR DO FUTURO  (25/03/1999)