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TUTORIAL WML
(09)
Programas comentados: phone14.wml - phone14a.wml

Autor: Helio Fonseca Rosa

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Programa phone14.wml

Objetivo: apresentar uma tela simples para permitir ao usuário entrar com algum tipo de dado via teclado do simulador/celular.  Este é um  programa tão básico quanto o  "Hello World!" , mas para entrada de dados.

                

 

phone14.wml (código):

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" 
"http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml">
<wml>
     <card id="wellco">
        <do type="accept" label="Conferir"> 
           <go href="#confere"/> 
        </do> 
      <p align="center">
         *** helyoMOBILE ***<br/>
         WELCOME<br/><br/>
         Digite seu nome:
            <input name="nome_usuario"/> 
      </p> 
   </card> 
   <card id="confere"> 
      <p align="center"> 
         *** helyoMOBILE ***<br/><br/>
         Voce digitou:<br/> 
         $(nome_usuario)<br/>
      </p> 
   </card> 
</wml>

Para conferência, o autor copiou/colou a listagem acima no "Bloco de Notas" do Windows, o que cancela qualquer tipo de formatação anterior. Em seguida, alinhou todas as linhas à esquerda (o processo de copiar/colar pode trazer algum código espúrio, não visível).   Após, gravou o programa como  phone14wml. 
Neste processo, o "Bloco de Notas" , automaticamente, mudou a extensão para
phone14.wml.txt!!! . Utilizando o Windows Explorer (recomendado nestes casos) o arquivo foi renomeado para phone14.wml. Em seguida foi testado com êxito no OWG1 Simulator.
O leitor pode utilizar um simulador ou um celular WAP para acessar este programa no seguinte endereço da WEB:
http://sites.uol.com.br/helyomobile/wml/phone14.wml . As telas poderão ter uma aparência diferente, dependo das características técnicas do simulador ou celular utilizado.

Comentários:
A entrada de dados é possibilitada pelo elemento <input> que define o nome de uma variável em sua sintaxe:
<input name="nome"/>Atenção para a barra antes do fechamento da tag ! 
Esta é mais uma maneira implícita de criar e dar conteúdo à uma variável

Recordando: o nome da variável é  "nome_usuario" e seu conteúdo é referenciado como "$(nome_usuario)."  O dado digitado será armazenado nesta variável. A variável definida dentro de um card fica disponível naturalmente para ser utilizada em outro card desde que não sofra nenhum <refresh> . Por "default" (quando nada é especificado) o dado aguardado é alfabético e isto é mostrado na primeira tela pelo label ALPHA. Notar que quando é iniciada a digitação o label muda para letras minúsculas.
No caso do simulador, a digitação tanto pode ser feita no teclado do micro como no teclado do próprio simulador, pressionando-se repetidamente as teclas numéricas correspondentes (por exemplo, para se obter a letra "c", pressionasse três vezes a tecla "2").
Pode-se escolher o tipo de dados que vai ser digitado pressionando-se a tecla "OPTIONS" cujo label inicial é ALPHA. Os labels possíveis são  SYM1, NUM e SMART (explicações mais adiante). 


Programa phone14a.wml

Objetivo:
"Camuflar" os dados digitados para que não sejam exibidos na tela. 
Trata-se do mesmo processo utilizado nos caixas eletrônicos quando o usuário digita sua senha.
Vamos utilizar o programa anterior para apresentar o atributo "type" do elemento "input" que se encarrega desta ocultação, mas com a seguinte ressalva. Como se trata de um exemplo didático o programa exibe o dado que foi ocultado para fins de conferência, o que não faz sentido num projeto real.
Abaixo estão as telas pretendidas:

          

 

phone14a.wml (código):

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" 
"http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml">
<wml>
     <card id="bem_vindo">
        <do type="accept" label="Conferir"> 
           <go href="#confere"/> 
        </do> 
      <p align="center">
         *** helyoWAP ***<br/>
         BEM VINDO<br/><br/>
         Digite seu nome:
            <input name="nome_usuario" type="password"/> 
      </p> 
   </card> 
   <card id="confere"> 
      <p align="center"> 
         *** helyoWAP ***<br/><br/>
         Voce digitou:<br/> 
         $(nome_usuario)<br/>
      </p> 
   </card> 
</wml>

Para conferência, o autor copiou/colou a listagem acima no "Bloco de Notas" do Windows, o que cancela qualquer tipo de formatação anterior. Em seguida, alinhou todas as linhas à esquerda (o processo de copiar/colar pode trazer algum código espúrio, não visível).   Após, gravou o programa como  phone14a.wml. 
Neste processo, o "Bloco de Notas" , automaticamente, mudou a extensão para
phone14a.wml.txt!!! . Utilizando o Windows Explorer (recomendado nestes casos) o arquivo foi renomeado para phone14a.wml. Em seguida foi testado com êxito no OWG1 Simulator.
O leitor pode utilizar um simulador ou um celular WAP para acessar este programa no seguinte endereço da WEB:
http://sites.uol.com.br/helyomobile/wml/phone14a.wml . As telas poderão ter uma aparência diferente, dependo das características técnicas do simulador ou celular utilizado.

Comentários:

Quando o dado solicitado ao usuário é  exibido  no momento da digitação,  significa que o programa está operando em modo "texto". Este modo é especificado pelo atributo type="text" do elemento "input".
Se esta especificação é omitida, o programa se comporta como se ela existisse ("default").
Em oposição a este modo "texto" está o modo "senha",  indicado pelo atributo type="password", que coloca asteríscos (*) no lugar das letras.
No programa a linha de código que excuta este procedimento é <input name="nome_usuario" type="password"/>
(novamente chamamos a atenção para a barra direta "/" no fechamento da tag "input".

 

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